Princípio ativo: ácido fólicoAcifólico
Indicações de Acifólico
Prevenção e tratamento dos estados de carência do ácido fólico.
Efeitos Colaterais de Acifólico
A presença de coloração amarela na urina, que ocorre com doses elevadas, não requer atenção médica. Pode ocorrer alteração do sono, irritabilidade, excitabilidade, reações psicóticas, convulsões, náuseas, distensão abdominal, gosto amargo e reações alérgicas, especialmente broncoespasmo, eritema, febre e exantema, urticárias e rash cutâneo. Doses elevadas e contínuas de ácido fólico podem reduzir concentrações de vitamina B12 no sangue. Os antibióticos podem interferir com o método de ensaio microbiológico utilizado para determinar as concentrações de ácido fólico no soro e em eritrócitos, produzindo resultados falsamente básicos.
Apresentação
Caixa com 20 comprimidos.
Composição
Cada comprimido contém: 5 mg de ácido fólico.Excipiente: amido de milho, lactose, gelatina, estearato de magnésio.
Contraindicações
Acifólico não deve ser administrado até que se tenha descartado o diagnóstico da anemia perniciosa, já que corrige as manifestações hematológicas e mascara a anemia perniciosa, possibilitando a evolução irreversível de danos neurológicos. Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação.
Modo de Uso
Para tratamento de anemia megaloblástica, em adultos, por deficiência de ácido fólico: dose usual: 1 comprimido (5 mg) ao dia durante 4 meses. Em casos de má absorção poderá ser empregada a posologia de 15 mg (3 comprimidos) ao dia.
Superdosagem
Doses superiores a 15 mg podem levar à precipitação de cristais de ácido fólico no rim. Caso ocorra, suspender a administração do produto e tomar medidas gerais de suporte apropriadas ao quadro.
Laboratório
Lab. Farmacêutico Elofar Ltda.