Princípio ativo: paracetamolAcetofen Gotas
ACETOFEN GOTASParacetamol
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: – ACETOFEN GOTAS
Gotas: frasco com 10 ml
USO PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:Cada ml de Acetofen solução oral (gotas) 100 mg/ml contém:
Paracetamol 100,0 mg
Veículo q.s.p. 1,0 ml
(álcool etílico, ácido cítrico, sacarina sódica, corante, essência, água e propilenoglicol)
INFORMAÇÕES AO PACIENTE: – ACETOFEN GOTAS
A substância ativa do ACETOFEN é o paracetamol, com definida ação analgésica e antitérmica, segura e eficaz, desprovida de ação gástrica irritativa.
No caso de dores, não tomar mais que 5 dias e para febre não mais que 3 dias a não ser por indicação médica. Dor intensa e febre contínua podem indicar outras doenças; nestas circunstâncias consultar o seu médico.
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC) e ao abrigo da luz.
Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
A dosagem a ser utilizada deve ser sempre orientada pelo médico.
Qualquer modificação da dose utilizada ou interrupção do tratamento deve ser feita sob orientação médica.
Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis ou reações alérgicas (vermelhidão, urticária).
Informar ao médico a ocorrência de gravidez.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.””NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: – ACETOFEN GOTAS
As propriedades analgésicas do produto juntam- se às antipiréticas, capazes de eliminar a dor e baixar a febre, sendo destituída de ação irritativa, rapidamente absorvida e não provocando danos a mucosa gástrica em doses terapêuticas e por pequenos períodos de tempo.
INDICAÇÕES: – ACETOFEN GOTAS
Analgesia e antipirexia das moléstias acompanhadas de febre, dor e desconforto.
CONTRA-INDICAÇÕES: – ACETOFEN GOTAS
Praticamente não há. Não deve ser administrado a pessoas com sensibilidade ao paracetamol.
PRECAUÇÕES: – ACETOFEN GOTAS
Se ocorrer reações de hipersensibilidade ao paracetamol, a administração de ACETOFEN deve ser suspensa.
REAÇÕES ADVERSAS: – ACETOFEN GOTAS
ACETOFEN geralmente é bem tolerado mesmo por pacientes sensíveis ao ácido acetilsalicílico. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade.
POSOLOGIA: – ACETOFEN GOTAS
10 a 15 mg/kg (3 gotas/kg), a cada 4 ou 6 horas, não ultrapassando 65 mg/kg/dia. Não administrar mais do que 5 doses em 24 horas.Cada gota contém aproximadamente 4 mg de paracetamol.
SUPERDOSAGEM: – ACETOFEN GOTAS
O paracetamol em doses maciças pode causar hepatotoxicidade em alguns pacientes. Em casos de suspeitas de ingestão de doses elevadas de ACETOFEN deve- se procurar imediatamente um serviço médico de urgência. A intoxicação por paracetamol em crianças parece ser menos frequente que em adultos, pois há evidência de que as crianças são menos vulneráveis em relação a hepatotoxicidade. Isso pode ser devido a diferenças relativas à idade quanto ao metabolismo do paracetamol. Apesar dessas diferenças devem ser tomadas as medidas necessárias em caso de superdosagem em crianças, da mesma forma que para adultos. Os sintomas que se seguem a uma dose com potencial hepatotóxico podem incluir: náusea, vômito, diaforese e mal-estar geral. Os sinais clínicos e laboratoriais sugestivos de hepatotoxicidade podem não aparecer antes de decorridas 48 a 72 horas após a ingestão. As primeiras medidas a serem tomadas nos casos de superdosagem do paracetamol incluem: lavagem gástrica ou indução ao vômito com xarope de ipeca. Se houver ingestão de dose igual ou maior que 150 mg/kg ou se a dose for desconhecida, deve-se tentar obter uma dosagem de paracetamol plasmático logo que possível, porém não antes de decorridos 4 horas após ingestão. Se esses valores estiverem na faixa tóxica devem ser feitos exames para avaliação da função hepática, repetindo-os com intervalos de 24 h até a normalização. O antídoto para os casos de intoxicação por paracetamol é a n-acetilcisteína (Fluimucil) que deve ser administrado logo que possível e dentro do período de 16 h após ingestão para que os resultados sejam ideais. A n-acetilcisteína a 20% deve ser administrada após diluição a 5% em suco de fruta ou refrigerante. A dose inicial de ataque recomendada é de 140 mg/kg, seguindo-se doses de 70 mg/kg a intervalos de 4 horas. Se a dose for vomitada, deverá ser repetida. Após recuperação não há sequelas nem alterações da função hepática.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
LABORATÓRIO
MEDLEY