Princípio ativo: prednisolonaAcetato de Prednisolona 1%
Acetato de Prednisolona 1%
Solução Oftálmica Estéril
USO ADULTO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – Acetato de Prednisolona
Suspensão oftálmica estéril apresentada em frasco plástico conta- gotas contendo 5ml.
COMPOSIÇÃO – Acetato de Prednisolona
Cada ml contém:
Acetato de prednisolona ………………..10,0 mg
Veículo constituído de fosfato de sódio dibásico, polissorbato 80, edetato dissódico, glicerol, hipromelose, ácido cítrico e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1,0 ml.
INFORMAÇÃO AO PACIENTE – Acetato de Prednisolona
O acetato de prednisolona inibe a resposta inflamatória. O produto deve ser conservado em local fresco e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: 36 meses. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o médico se está amamentando.
Para evitar a contaminação do produto não toque o conta- gotas do frasco em qualquer superfície. AGITE BEM ANTES DE USAR.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A dosagem do medicamento deve ser reduzida gradativamente antes de sua suspensão. Não repita a prescrição sem antes ser examinado pelo médico.
Informe o médico se ocorrerem reações desagradáveis como: ardor, prurido intenso, inchaço ou vermelhidão da pálpebra.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
CARACTERÍSTICAS – Acetato de Prednisolona
O acetato de prednisolona é um glicocorticóide sintético, que apresenta 3 a 5 vezes a potência antiinflamatória da hidrocortisona. Os glicocorticóides inibem o edema, a deposição de fibrina, a dilatação capilar e a migração fagocítica da resposta inflamatória aguda, bem como a proliferação capilar, depósito de colágeno e formação scar.
INDICAÇÕES – Acetato de Prednisolona
O produto é indicado nas inflamações da conjuntiva bulbar e palpebral, nas inflamações da córnea e segmento anterior do globo, suscetíveis a esteróides.
CONTRA-INDICAÇÕES – Acetato de Prednisolona
Infecções oculares purulentas agudas, herpes simples superficial aguda (ceratite dendrítica), vaccinia, varicela e a maioria das doenças virais da córnea e conjuntiva, tuberculose ocular, doenças fúngicas do olho e hipersensibilidade a qualquer dos componentes da formulação.
ADVERTÊNCIAS – Acetato de Prednisolona
Nas doenças que causam adelgaçamento da córnea, são conhecidos casos de perfuração com o uso de esteróides tópicos.Devido à ausência de agente antimicrobiano, se ocorrer uma infecção devem ser tomadas medidas para combater os organismos envolvidos.
Em infecções oculares purulentas, o uso de esteróide tópico pode mascarar ou aumentar a infecção existente.
O uso de medicação esteróide em presença de herpes simples requer precaução e deve ser acompanhado de frequentes exames com microscópio com lâmpada de fenda.
Como tem sido relatado o aparecimento de infecções fúngicas com o uso prolongado de esteróides tópicos, deve- se suspeitar de invasões fúngicas em qualquer ulceração da córnea, quando o esteróide foi usado ou está em uso.
O uso de corticosteróides tópicos pode provocar o aumento da pressão intra- ocular em certos pacientes, o que pode ocasionar dano ao nervo óptico e falhas no campo visual. É aconselhável a monitorização frequente da pressão intra-ocular.
PRECAUÇÕES – Acetato de Prednisolona
Tem sido relatada formação de catarata subcapsular posterior após o uso prolongado de corticosteróides oftálmicos tópicos. Pacientes com história de ceratite por herpes simples devem ser tratados com precaução.
REAÇÕES ADVERSAS – Acetato de Prednisolona
As reações adversas incluem, em ordem decrescente de frequência, elevação da pressão intra- ocular (PIO) com possível desenvolvimento de glaucoma e dano não frequente ao nervo óptico, formação de catarata subcapsular posterior e atraso na cicatrização. Embora o aparecimento de efeitos sistêmicos seja extremamente incomum, foram relatadas ocorrências de hipercorticoidismo sistêmico após o uso tópico de esteróides. Preparações contendo corticosteróides têm sido relatadas como causadoras de uveíte anterior aguda e perfuração do globo. Ceratite, conjuntivite, úlcera corneana, midríase, hiperemia conjuntival, perda da acomodação e ptose foram relatadas ocasionalmente após o uso local de corticosteróides.
Existem ocorrências de desenvolvimento de infecção ocular secundária (bacteriana, fúngica e viral). O uso de esteróides a longo prazo predispõe ao aparecimento de infecções fúngicas e virais da córnea. A possibilidade de invasão fúngica deve ser considerada em qualquer ulceração corneana persistente onde tenham sido usados esteróides.
Foram relatados queimação e ardência temporárias e outros sintomas leves de irritação ocular com o uso de suspensão de acetato de prednisolona 1%. Outras reações adversas incluem: distúrbios visuais (visão borrada) e reações alérgicas.
POSOLOGIA – Acetato de Prednisolona
AGITE BEM ANTES DE USAR.
Instilar 1 a 2 gotas no saco conjuntival, 2 a 4 vezes por dia.
Durante as 24 a 48 horas iniciais, a dosagem pode ser aumentada em 2 gotas a cada hora. Deve ser tomado cuidado a fim de não descontinuar prematuramente o tratamento.
SUPERDOSAGEM – Acetato de Prednisolona
A superdosagem normalmente não causa problemas agudos. Se for ingerido acidentalmente, beber bastante líquido para diluir.
PACIENTES IDOSOS – Acetato de Prednisolona
Não existem estudos específicos em pacientes idosos.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
LABORATÓRIO
ALCON