Princípio ativo: ácido salicílicoA Curitybina
A Curitybina® Ácido salicílicoPasta / Solução Tópica
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES – A CURITYBINA
Solução tópica Frasco com 5 mlPasta Pote com 13g
USO PEDIÁTRICO E ADULTO
USO EXTERNO
COMPOSIÇÃO:
Solução tópica cada ml contém:
Ácido salicílico 0,100 g
Excipientes: Álcool etílico , óleo de rícino , essência de terebentina , colódio elástico , éter etílico , ácido acético glacial.
Pasta cada g contém
Acido salicílico 0,280 g
Excipientes:Negro de fumo , parafina sólida , petrolato , metilparabeno , propilparabeno.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – A CURITYBINA
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
Pode- se observar a ação do produto nas primeiras duas a quatro semanas de tratamento, sendo que a cura total pode ser esperada após seis a 12 semanas de aplicação do A CURITYBINA.
Verruga é o crescimento da pele causada por infecção viral . É importante que seja tratada rapidamente porque é contagiosa .
As verrugas comuns são pequenas arrendondadas com superfície áspera , com aspecto de couve- flor . Elas frequentemente são castanho-avermelhadas.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:
A CURITYBINA é altamente inflamável e deve ser mantido longe do fogo ou de chamas. Manter o frasco firmemente fechado quando não estiver em uso. Não agite o frasco. Armazenar o produto à temperatura ambiente (15 a 30Cº).
PRAZO DE VALIDADE:
24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois, além de não obter o efeito desejado, você estará prejudicando sua saúde.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término .
Informe seu médico se estiver amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento:
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como:
Irritação local acompanhada de sensação de queimação e formação de crostas. Estes sintomas podem ser controlados pela suspensão temporária da terapia. Outras reações adversas, muito raras, incluem dermatite e toxicidade sistêmica aguda por salicilato.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
CONTRA- INDICAÇÕES:
A CURITYBINA é contra- indicado para pacientes diabéticos, com problemas circulatórios, com hipersensibilidade ao ácido salicílico, como também não deve ser aplicado sobre pintas e marcas de nascença (com ou sem pêlos).
Não utilizar ao mesmo tempo A CURITYBINA e outros produtos nas áreas que estão sendo tratadas, como por exemplo agentes descamantes, produtos anti- acne, produtos contendo álcool, sabonetes abrasivos, cosméticos e sabonetes de ação secativa, cosméticos medicamentosos ou outras medicações tópicas, a não ser que seja sob orientação médica. Deve-se interromper o tratamento, caso ocorra irritação excessiva.
O produto é contra- indicado para pacientes diabéticos, com problemas circulatórios, com hipersensibilidade ao ácido salicílico ou ácido láctico, como também não deve ser aplicado sobre pintas e marcas de nascença (com ou sem pêlos).
A CURITYBINA não deve ser aplicado na pele normal que circunda a verruga pois provoca uma reação irritante local. Esta irritação é controlada com a suspensão temporária do tratamento e pela aplicação do produto somente na verruga. Caso a irritação persista, consulte o seu médico.
Não utilizar o produto sobre a pele irritada, inflamada ou infeccionada.
O produto não deve ser aplicado na face e nas mucosas (órgãos genitais, olhos, boca e narinas). Se ocorrer contato com estas áreas, lavar abundantemente com água, até a remoção do produto e continuar a lavar por mais 15 minutos.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – A CURITYBINA
CARACTERÍSTICAS:O exato modo de ação do ácido salicílico no tratamento das verrugas ainda é desconhecido. Sua atividade parece estar relacionada a sua ação queratolítica que resulta na remoção mecânica das células epidérmicas
INDICAÇÕES – A CURITYBINA
É indicado no tratamento e remoção das verrugas comuns e como calicida .
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIA – A CURITYBINA
Não foi estabelecida a segurança e a eficácia deste produto em gestantes e mulheres no período de amamentação. Em crianças, o produto não deve ser aplicado em grandes áreas do corpo, durante longos períodos de tempo e deve- se evitar a oclusão de extensas áreas cutâneas, devido à possibilidade de grande absorção do ácido salicílico a não ser que seja sob prescrição médica. O ácido salicílico deve ser usado com cuidado em grandes áreas da pele, pois pode resultar em toxicidade sistêmica. Sua aplicação contínua e frequente na pele pode causar dermatite.Devido a sua ação queratolítica e irritante, A CURITYBINA não deve entrar em contato com olhos, membranas mucosas e a pele sã que circunda a verruga.
A CURITYBINA não deve ser aplicado em verrugas da face e dos órgãos genitais.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – A CURITYBINA
O uso concomitante de A CURITYBINA e outros produtos, como agentes descamantes, produtos utilizados no tratamento da acne (peróxido de benzoíla, tretinoína, isotretinoina e outros), produtos contendo álcool, sabonetes abrasivos, cosméticos e sabonetes de ação secativa, cosméticos medicamentosos ou outras medicações tópicas podem provocar um efeito irritativo e secativo de ação cumulativa, que pode resultar em irritação excessiva da pele.
REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS – A CURITYBINA
O uso de A CURITYBINA pode levar à irritação local, acompanhada de sensação de queimação e formação de crosta. Estes sintomas podem ser controlados pela suspensão temporada da terapia. Outras reações adversas, muito raras, incluem dermatite, devido à aplicação contínua o frequente na pele, e toxicidade sistêmica aguda por salicilato, devido à aplicação de ácido salicílico em grandes áreas da pele, principalmente aquelas afetadas por alguma dermatose.
POSOLOGIA – A CURITYBINA
Antes da aplicação de A CURITYBINA, lavar a área afetada com água morna por 5 minutos, no mínimo, e secar cuidadosamente com toalha limpa. Proteger a área que circunda a verruga ou calo, aplicando um pedaço de esparadrapo, com um orifício central, do mesmo tamanho da verruga ou calo, de maneira que somente a verruga ou calo fique visível. Aplicar quatro camadas do produto diretamente sobre a verruga ou calo , uma vez ao dia, evitando contato com a pele normal que circunda a verruga ou calo. A aplicação deve ser efetuada diariamente, de preferência à noite. Quando A CURITYBINA estiver completamente seco sobre a verruga ou calo, recomenda- se cobrir a mesma com um esparadrapo ou curativo adesivo.Normalmente, observam- se os primeiros resultados após duas a quatro semanas da terapia, sendo que a cura total pode ser esperada após seis a 12 semanas.
SUPERDOSAGEM E INGESTÃO ACIDENTAL – A CURITYBINA
A ingestão, acidental do produto pode produzir efeitos sistêmicos tais como vômito, dor abdominal. aumento na frequência respiratória, acidose e distúrbios mentais. Pode provocar erupções cutâneas em indivíduos sensíveis. As medidas mais imediatas visam livrar o organismo rapidamente do ácido salicílico. A administração intravenosa de bicarbonato de sódio é rápida e eficaz, caso se possa induzir diurese alcalina forçada e aumentar a excreção de salicilato.
O paciente deve ser prontamente hospitalizado e o médico responsável notificado.
Topicamente, a superdosagem pode ocorrer devido à aplicação do produto em grandes áreas da pele afetadas por alguma dermatose ou pelo uso contínuo e indiscriminado, não controlado pelo médico. Nestes casos, deve- se interromper a uso do produto.
PACIENTES IDOSOS:
Não foram realizados, até o momento, estudos apropriados sobre os efeitos do ácido salicílico na população geriátrica. Entretanto, como doenças vasculares periféricas podem estar presentes em pacientes idosos, existe uma maior probabilidade do desenvolvimento de inflamações agudas ou ulcerações nas extremidades, quando estes são tratados com medicamentos à base de ácido salicílico.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR . NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
LABORATÓRIO
UNIAO QUIMICA