Princípio ativo: secnidazolDeprozol
Indicações de Deprozol
Amebíase intestinal sob todas as formas; amebíase hepática; giardíase; tricomoníase.
Efeitos Colaterais de Deprozol
Distúrbios digestivos: náuseas, gastralgia, alteração do paladar (gosto metálico), glossites e estomatites; erupções urticariformes; leucopenia moderada, reversível com a suspensão do tratamento; mais raramente: vertigens, fenômenos de incoordenação e ataxia, parestesias, polineurites sensitivomotoras.
Como Usar (Posologia)
Adultos: tricomoníase: dose única de 4 comprimidos (2 g); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. Amebíase intestinal e giardíase: dose única de 4 comprimidos (2 g). Amebíase hepática: 500 mg (1 comprimido), 3 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. Deprozol deve ser administrado em uma das refeições e preferencialmente à noite. – Superdosagem recomenda-se lavagem gástrica o mais precocemente possível e administração de sintomáticos, de acordo com o necessário.
Contra-Indicações de Deprozol
Hipersensibilidade aos derivados imidazólicos; suspeita de gravidez e nos três primeiros meses de gravidez; aleitamento.
Precauções
Como acontece com outros imidazólicos, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Deprozol e até 4 dias após o seu término. Recomenda-se também evitar a administração de Deprozol aos pacientes com antecedentes de discrasia sangüínea e distúrbios neurológicos. – Interações medicamentosas: recomenda-se não administrar secnidazol com dissulfiram (risco de surto delirante, estado confusional); deve-se tomar cautela, também, em caso de associação com varfarina (aumenta o efeito anticoagulante). Efeito antabuse se ingerido concomitantemente com bebida alcoólica.
Apresentação
Comprimidos em blister de 4 e 8.
Composição
Cada comprimido contém: secnidazol 500 mg.
Laboratório
Aché Labs. Farms. S.A.