Princípio ativo: diclofenaco dietilamônioClofenak Gel
CLOFENAK® Gel Diclofenaco dietilamônio AGENTE ANTIINFLAMATÓRIO DE USO TÓPICO
APRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO – CLOFENAK Gel
Cada 100 g de CLOFENAK gel contém diclofenaco dietilamônio, equivalente a 1 g de diclofenaco potássico.Bisnaga com 60 g.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – CLOFENAK Gel
O prazo de validade de CLOFENAK gel é de 36 meses a partir da data de fabricação.
O produto deve ser mantido ao abrigo do calor.
CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã. É contra- indicado a pacientes hipersensíveis ao diclofenaco, ácido acetilsalicílico e outras substâncias antiinflamatórias.
A constatação de efeitos colaterais deve ser comunicada imediatamente ao médico.
Evitar o contato direto do produto com os olhos ou conjuntivas.
CLOFENAK gel não deve ser ingerido.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.” “NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – CLOFENAK Gel
PROPRIEDADES:CLOFENAK gel é uma preparação cremosa, branca e de aspecto não gorduroso, espalha- se facilmente sobre a pele, exercendo efeito suavizador e refrescante.
Estudos realizados comprovam que após a aplicação tópica, a substância ativa penetra através da pele, depositando- se no tecido subcutâneo, onde atua tanto sobre as reações inflamatórias agudas como as crônicas.
Em presença de inflamações de origem traumática, as propriedades antiinflamatórias e analgésicas de CLOFENAK gel promovem uma resposta clínica caracterizada pelo efetivo controle do edema e acentuado alívio da sensibilidade e da dor à movimentação.
FARMACOCINÉTICA: A substância ativa de CLOFENAK gel é absorvida através da pele logo após a administração local, na proporção de aproximadamente 6% da dose aplicada. Essa absorção é determinada através da excreção urinária do diclofenaco e seus metabólitos hidroxilados, observada após a aplicação do gel em voluntários sadios.
INDICAÇÕES – CLOFENAK Gel
Tratamento local de inflamações de origem traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações.
POSOLOGIA E MODO DE USAR – CLOFENAK Gel
CLOFENAK gel pode ser empregado como adjuvante das outras apresentações de Clofenak. Aplicar CLOFENAK gel sobre a região afetada (conforme a extensão), 3 a 4 vezes ao dia, massageando suavemente.CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã.
CONTRA-INDICAÇÕES – CLOFENAK Gel
Hipersensibilidade ao diclofenaco, ácido acetilsalicílico e outras substâncias antiinflamatórias não esteróides, assim como ao isopropanol ou propilenoglicol.
PRECAUÇÕES – CLOFENAK Gel
CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã, intacta e nunca sobre feridas abertas, escoriações ou sobre mucosas. Evitar o contato direto do produto com os olhos e conjuntivas.CLOFENAK gel não deve ser ingerido.
GRAVIDEZ – CLOFENAK Gel
Na ausência de dados clínicos referentes à utilização de CLOFENAK gel durante a gravidez, não se recomenda seu uso durante esse período.
REAÇÕES ADVERSAS – CLOFENAK Gel
CLOFENAK gel é geralmente bem tolerado. A manifestação de efeitos colaterais tais como prurido, vermelhidão, ardência ou “rash” cutâneo pode ocorrer ocasionalmente. Quando CLOFENAK gel for aplicado sobre áreas extensas e por períodos prolongados, a possibilidade de ocorrer efeitos colaterais sistêmicos não pode ser completamente excluída.Em estudos clínicos foram constatados raros casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais sistêmicos, tais como náusea, azia, desconforto gástrico, sabor desagradável na boca, estimulação geral.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – CLOFENAK Gel
Até o momento não foram constatados interações medicamentosas com o uso de CLOFENAK gel.
SUPERDOSAGEM – CLOFENAK Gel
Com a manifestação de efeitos sistêmicos significativos decorrentes do uso inadequado do produto ou superdosagem acidental (por exemplo, em crianças) devem ser adotadas as medidas gerais de suporte próprias para tratamento de intoxicações com substâncias antiinflamatórias não- esteróides.
LABORATÓRIO
MEDLEY