Princípios ativos: algestona, enantato de estradiol, estradiolUno-ciclo
Classe terapêutica dos Contraceptivo Oral
Princípios ativos Algestona, Estradiol e Enantato de Estradiol.
Indicações de Uno-ciclo
Como medicação anovulatória. Supletivo de ação estogênica e progestacional. Irregularidades do ciclo, dismenorréias funcionais, distúrbios menstruais de causa endócrina, esterilidade funcional, metropatias funcionais, mastodinia.
Efeitos Colaterais de Uno-ciclo
Podem ocorrer alterações do ciclo menstrual, como encurtamento ou prolongamento, sangramento intermenstrual, hipermenorréia, hipomenorréia e, excepcionalmente, amenorréia. Também podem ocorrer náusea, vômito, cefaléia, tensão mamária ou mastalgia e modificações da libido. Observou-se, em certas ocasiões, diminuição reversível da função excretora hepática. Estima-se que 10 a 13% das usuárias interrompem o método pela manifestação de reações adversas. Após a interrupção do método, a ovulação retorna espontaneamente ao normal, podendo eventualmente atrasar-se, quando será necessário o emprego de indutor ovulatório, a critério do médico assistente.
Como Usar (Posologia)
Aplicar o conteúdo de uma ampola por via intramuscular profunda, conforme prescrição médica.
Contra-Indicações de Uno-ciclo
O produto não deve ser utilizado em portadoras de: tromboflebites ou doenças trombembólicas; doenças vasculares cerebrais ou coronarianas; função hepática acentuadamente comprometida; carcinoma da mama ou dos genitais confirmado ou suspeito; neoplasia estrógeno-dependente confirmada ou suspeita; sangramento genital anormal não-esclarecido; gravidez confirmada ou suspeita; antecedentes de tromboflebite profunda ou de doenças trombembólicas; antecedentes ou presença de tumores benignos do fígado; doenças colestáticas; cirrose biliar primária ou síndromes de Dubin-Johnson e Rotor; hipertensão arterial moderada ou grave; maiores de 35 anos e com risco cardiovascular agregado, como o tabagismo; transtornos do metabolismo glicídico, como diabéticas não-compensadas, e lipídico nas hiperlipoproteinemias; antecedentes de gestação que evoluíram em doença trofoblástica.
Precauções
Devem ser adotadas as seguintes precauções quando do uso do produto: Suspender o tratamento em caso de gravidez; suspender o tratamento quando se manifestarem cefaléias intensas, transtornos visuais súbitos ou não-habituais; suspender o tratamento 4 a 6 semanas antes de uma intervenção cirúrgica e depois de qualquer situação que requeira longo período de imobilização; realizar uma avaliação médico-ginecológica anual; informar as pacientes da conveniência de não fumar, sobretudo se apresentarem outro fator de risco cardiovascular associado como obesidade, hipertensão, hiperlipidemia e diabetes melito.
Modo de Uso (Posologia) de Uno-ciclo
Aplicar o conteúdo de uma ampola por via intramuscular profunda, conforme prescrição médica.
Advertências
A administração de UNOCICLO a mulheres que amamentam pode diminuir ou inibir a secreção láctea. É sabido que os anticoncepcionais hormonais podem desencadear ataques convulsivos em paciente epiléptica e podem determinar uma deficiência de vitamina B6, com transtornos do metabolismo do triptofano e depressão. Também é possível que se modifiquem algumas provas de laboratório (retenção da bromossulfaleína, testes de tireóide e agregação plaquetária).
Apresentações
Caixas contendo um ou doze cartuchos com uma ampola de 1 ml.
Literatura e informações à disposição da classe médica.
Instituto BIOCHÍMICO Ltda.
Composição
Acetofenido de algestona 150 mg; Enantato de estradiol 10 mg; Veículo q.s.p. 1 ml.
Informações Técnicas
UNOCICLO consiste na associação de um progestogênio e um estrogênio em doses adequadas a uma eficaz ação terapêutica. O acetofenido de algestona ou acetofenido de diidroxiprogesterona é um esteróide de elevada atividade que envolve ações biológica e terapêutica qualitativamente idênticas às da progesterona, porém quantitativamente muito mais acentuadas do que as do hormônio natural. O enantato de estradiol é um poderoso estrogênio que compensa a ação do progestínico, potencializando a inibição da ovulação.
Informações ao Paciente
Guardar o medicamento ao abrigo da luz, do calor e da umidade. O início da ação do medicamento ocorre imediatamente após a administração. Informar ao médico o aparecimento de eventuais reações desagradáveis ou de gravidez. O prazo de validade do produto é de dois anos. Não pode ser usado por paciente que tenha apresentado, anteriormente, reações alérgicas ao medicamento. Está contra-indicado durante a gravidez ou como teste de gravidez ou para prevenir aborto. Se for a primeira vez que utiliza o produto, a paciente deve esperar pelo início da sua próxima menstruação. O dia em que se iniciar o sangramento menstrual será chamado de 1º dia da menstruação (não importa a hora do dia em que começou o sangramento). A primeira ampola deve ser tomada no 8º dia.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.
Instruções de Administração
UNOCICLO deve ser aplicado mensalmente, no quadrante súpero-externo, na região glútea, com agulha 30 x 7 ou 30 x 8, entre o 7º e o 10º dia da menstruação, preferencialmente no 8º dia a partir do início de cada menstruação. O local da injeção não deve ser massageado após a aplicação, porque pode comprometer a eficácia do tratamento. Pode haver necessidade de ajustes posológicos quando a paciente estiver sob tratamento concomitante com anticoagulantes e hipoglicemiantes orais.
Interações Medicamentosas
Eficácia reduzida do produto e incidência aumentada de sangramentos intermenstruais têm sido associadas com o uso concomitante de rifampicina. Associação semelhante tem sido sugerida com barbitúricos, fenilbutazonas, ampicilina, isoniazida e tetraciclinas. Os anticonvulsivantes, como hidantoínas, fenobarbital, primidona e carbamazepina, podem induzir as enzimas que metabolizam os hormônios a diminuir o seu nível plasmático, comprometendo a eficácia contraceptiva do produto ou provocar sangramentos e outros transtornos do ciclo menstrual. Outros antibióticos e quimioterápicos, como sulfonamidas e metronidazol, podem causar o mesmo efeito, pela alteração da flora bacteriana intestinal.
Superdosagem
As manifestações que, porventura, ocorram devem ser tratadas sintomaticamente.
Laboratório
Instituto Biochimico Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Adoless, Anacyclin, Anfertil, Biofim, Diad
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Aerodiol, Ciclovular, Cliane, Climene, Dilena