Princípio ativo: azelastinaRino-lastin
Classe terapêutica dos Antihistaminicos
Princípio ativo Azelastina. Uso adulto e pediátrico.
Indicações de Rino-lastin
RINO-LASTIN® spray nasal está indicado para o tratamento da rinite alérgica perene e sazonal.
Efeitos Colaterais de Rino-lastin
O uso de RINO-LASTIN® spray nasal pode provocar irritação em mucosas nasais inflamadas podendo levar, em casos isolados, a sangramentos nasais.
A aplicação incorreta do produto, por exemplo, a cabeça inclinada pare trás durante a aplicação, pode ocasionar a sensação de sabor amargo.
Como Usar (Posologia)
Fazer uma aplicação em cada narina 2 vezes ao dia. ou a critério médico.
Contra-Indicações de Rino-lastin
Hipersensibilidade ao cloridrato de azelastina. Na utilização do spray nasal, deve-se considerar também a hipersensibilidade ao cloreto de benzalcônio e ácido edético.
Apresentação
Spray nasal: Frasco nebulizador com 10 ml.
Composição
Cada ml contém:
Cloridrato de azelastina ……….. 1 mg
Veículo q.s.p ……………….. 1 ml
Interaçoes Medicamentosas
Não foram observadas até o momento interações medicamentosas com o uso de RINO-LASTIN® spray nasal. Uma interação com cimetidina não pode ser excluída, sendo recomendável, portanto, que o paciente sob terapia com azelastina faça uso de outros antagonistas de receptores H2. Outras interações medicamentosas não foram observadas até o momento.
Propriedades
A azelastina é um novo agente terapêutico com propriedade antialérgica de longa duração. Um importante aspecto do mecanismo de ação da azelastina é o seu efeito sobre a liberação de mediadores quÍmicos da hipersensibilidade imediata.
A redução da liberação de leucotrieno provavelmente é o resultado da inibição da 5-lipoxigenase ou LTC4 sintetase. A liberação de histamina a partir dos mastócitos e basófilos provavelmente é antagonizada, tanto “In vitro” quanto “In vivo”, pela inibição da entrada de cálcio com o conseqüente decréscimo da liberação da histamina.
O efeito anti-PAF provavelmente se deve ao bloqueio do canal de cálcio, assim como à inibição do metabolismo do ácido araquidônico. A azelastina também inibe as reações patológicas provocadas pela histamina, principalmente devido à sue pronunciada atividade no antagonismo seletivo de receptores H1.
A azelastina apresenta atividade anticolinérgica desprezível. Não foram observadas interações com outros agentes antialérgicos. Não é necessário qualquer regime especial de dosagem pare pacientes geriátricos ou com disfunção renal ou hepática.
Nas dosagens preconizadas para a utilização do spray nasal, não deve ser esperada uma concentração plasmática relevante de azelastina, mesmo quando se assume a absorção complete do medicamento. A utilização de azelastina sob forma de spray é particularmente útil em rinite alérgica, devido à possibilidade de aplicação local e obtenção de rápido efeito.
Laboratório
Asta Médica Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Agasten, Alergitrat, Asdron, Asmalergin, Asmax
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Ossopan