Princípios ativos: cloridrato de pseudoefedrina, difenidramina, dropropizina, paracetamolNotuss
Classe terapêutica dos Analgesicos, Antigripais, Antiinflamatorios, Antipireticos e Descongestionantes
Princípios ativos Cloridrato de D-pseudoefedrina, Difenidramina, Dropropizina e Paracetamol. Uso adulto e pediátrico.

Indicações de Notuss

NOTUSS está indicado para o alívio dos sintomas da gripe e resfriado, proporcionando uma sensação de bem-estar.

NOTUSS desobstrui o nariz, permitindo assim que o paciente respire livremente; acalma a tosse; alivia os espirros e a sensação de irritação da garganta; alivia a dor de cabeça e as dores do corpo sem utilizar aspirina; diminui a dor de garganta e abaixa a febre.

Efeitos Colaterais de Notuss

NAS DOSES RECOMENDADAS, PODEM OCORRER SONOLÊNCIA E DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS LEVES. DOSES MUITO ALTAS PODEM ACARRETAR NERVOSISMO, TONTURA OU INSÔNIA.

EMBORA A VASOCONSTRIÇÃO PRODUZIDA POR DESCONGESTIONANTES ORAIS NÃO AUMENTE A PRESSÃO SANGUÍNEA, INDIVÍDUOS PREDISPOSTOS PODEM DESENVOLVER HIPERTENSÃO. DA MESMA FORMA, PODE OCORRER ESTIMULAÇÃO CARDÍACA E ARRITMIAS EM PACIENTES PREDISPOSTOS. EM PACIENTES COM INTOLERÂNCIA À GLICOSE OU DIABETES TIPO I, A ADMINISTRAÇÃO DE SIMPATOMIMÉTICOS PODE AUMENTAR O NÍVEL SANGUÍNEO DA GLICOSE. PACIENTES COM HIPERTENSÃO, HIPERTIREOIDISMO, DIABETES MELLITUS OU DOENÇAS CARDÍACAS ISQUÊMICAS SOMENTE DEVEM FAZER USO DE NOTUSS SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Como Usar (Posologia)

NOTUSS adulto:
Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 1/2 copo-medida (15 ml) de 12 em 12 horas.

NOTUSS pediátrico:
Crianças de 2 a 6 anos: 1/4 copo-medida (2,5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: 1/2 copo-medida (5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Contra-Indicações de Notuss

HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

CONTRA-INDICADO EM HIPERTENSÃO, DOENÇA CARDÍACA, DIABETES OU DISTÚRBIOS DA TIRÓIDE, EXCETO QUANDO FOR INDICAÇÃO MÉDICA. PACIENTES COM HIPERTROFIA PROSTÁTICA E GLAUCOMA NÃO DEVEM FAZER USO DE NOTUSS.

PACIENTES EM TERAPIA COM INIBIDORES DA MAO (MONOAMINOXIDASE) NÃO DEVEM TOMAR NOTUSS, POR RISCO DE CRISE HIPERTENSIVA. DEVE-SE ESPERAR 14 DIAS APÓS O TÉRMINO DA TERAPIA COM INIBIDORES DA MAO ANTES DE INICIAR O USO DE NOTUSS.

NOTUSS ADULTO, NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A CRIANÇAS COM MENOS DE 12 ANOS DE IDADE, UMA VEZ QUE A SEGURANÇA E A EFICÁCIA DO PRODUTO NÃO FORAM BEM ESTABELECIDAS.

Precauções

MANTENHA ESSE E TODOS OS OUTROS MEDICAMENTOS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO EXCEDA AS DOSES RECOMENDADAS, SOB RISCO DE OCORRÊNCIA DE NERVOSISMO, TONTURA OU INSÔNIA. SE OS SINTOMAS NÃO APRESENTAREM MELHORA APÓS 3 DIAS DE USO, OU SE HOUVER FEBRE ALTA, CONSULTE O MÉDICO ANTES DE CONTINUAR O USO.

O PRODUTO PODE CAUSAR SONOLÊNCIA, POR ISSO NÃO DIRIJA OU OPERE MÁQUINAS ENQUANTO ESTIVER TOMANDO ESTE MEDICAMENTO.

PACIENTES RECEBENDO DISSULFIRAM NÃO DEVE TOMAR NOTUSS.

NÃO USE POR MAIS DE 10 DIAS.

EM CASO DE GRAVIDEZ OU LACTAÇÃO, CONSULTE O MÉDICO ANTES DE USAR O PRODUTO.

NÃO TOME ESTE MEDICAMENTO EM CONCOMITÂNCIA COM ANTIHI-PERTENSIVOS, ANTIDEPRESSIVOS INIBIDORES DA MAO, BARBITÚRICOS E OUTROS DEPRESSORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, EXCETO POR ORDEM MÉDICA.

NÃO TOME BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE O TRATAMENTO COM NOTUSS.

Modo de Uso (Posologia) de Notuss

NOTUSS adulto:
Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 1/2 copo-medida (15 ml) de 12 em 12 horas.

NOTUSS pediátrico:
Crianças de 2 a 6 anos: 1/4 copo-medida (2,5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: 1/2 copo-medida (5 ml), 3 a 4 vezes ao dia.

Composições Completas

NOTUSS adulto
Cada ml contém:
Paracetamol 50 mg
Cloridrato de difenidramina 3 mg
Cloridrato de d-pseudoefedrina 3 mg
Dropropizina 3 mg
NOTUSS pediátrico
Cada ml contém:
Paracetamol . 12 mg
Cloridrato de difenidramina 1,5 mg
Cloridrato de d-pseudoefedrina 1,5 mg
Dropropizina 1,5 mg

Conduta Na Superdosagem

No caso de superdosagem acidental, recomenda-se seguir os procedimentos usuais, ou seja, lavagem gástrica, tratamento de apoio e observação cuidadosa.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Identificação do Produto

Paracetamol
Cloridrato de difenidramina
Cloridrato de d-pseudoefedrina
Dropropizina
Notuss adulto e pediátrico
Xarope adulto e pediátrico em frasco de 120 ml, acompanhado de copo-medida de 10 ml

Informação Técnica

O paracetamol é um analgésico e antitérmico cujos efeitos farmacológicos são bastante difundidos. Constitui-se no mais importante derivado acetaminofenólico, pela baixa toxicidade em relação aos outros componentes de seu grupo, como também em relação aos pirazolônicos e salicílicos. Sobre estes últimos, apresenta a vantagem de ser menos irritante gástrico e de desencadear menos reações de hipersensibilidade. É o substituto ideal para os pacientes alérgicos aos salicilatos.

O cloridrato de difenidramina é um antihistamínico e antitussígeno seguro e eficaz. Sua ação anticolinérgica diminui a secreção mucosa, aliviando a rinorréia. Resultados de estudos clínicos indicam que o cloridrato de difenidramina reduz significantemente a tosse em pacientes com tosse crônica. Seu efeito antitussígeno deve-se a um mecanismo central envolvendo o centro da tosse. Uma ação periférica pode contribuir para sua efetividade, mas são necessários mais estudos para estabelecer este ponto.

O cloridrato de d-pseudoefedrina é um vasoconstritor eficaz. Tem ação vasopressora menor que a efedrina e causa pouca estimulação do sistema nervoso central. A administração oral da d-pseudoefedrina distribui a droga pela circulação sistêmica, atingindo o leito vascular da mucosa nasal. Os descongestionantes orais tem a vantagem de uma maior duração do efeito em comparação a certas preparações de uso tópico. Além disso, não foram associados com congestão reflexa ou rinite medicamentosa, devido ao grau menor de vasoconstrição e da ausência de irritação local causada pela droga.

O cloridrato de d-pseudoefedrina foi considerado efetivo como descongestionante oral pelo FDA.

A dropropizina é um antitussígeno de ação predominantemente periférica, que age por inibição do arco reflexo, da tosse, através da redução da excitabilidade dos receptores traqueobrônquicos. Desta forma, é um sedativo da tosse com ação miorrelaxante brônquica, produzindo melhora na ventilação pulmonar.

Informação ao Paciente

O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, sob temperatura não superior a 25°C, ao abrigo da luz, calor e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados produtos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.

É conveniente que o médico seja avisado caso ocorra gravidez durante ou imediatamente após o tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Pacientes devem ser instruídos a informar seu médico caso estejam tomando ou venham tomar quaisquer outras drogas ou álcool.

Os pacientes tomando NOTUSS devem ser advertidos para não operarem máquinas ou veículos motorizados que requeiram concentração, até constatar que sua performance não foi afetada.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Interações Medicamentosas

Pode haver aumento do efeito sedativo de drogas depressoras do sistema nervoso central, incluindo barbitúricos, hipnóticos, analgésicos narcóticos, sedativos e tranquilizantes.

Laboratório

Aché Labs. Farms. S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

A.a.s., Acetofen, Actiprofen, Algifen, Alginac

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Acetofen, Algifen, Algizolin, Anador, Antigripine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *