Princípio ativo: ésteres etílicos dos ácidos graxos do óleo de papoula iodadosLipiodol uf
Laboratório
Guerbet
Apresentação de Lipiodol uf
cx. c/ 2 ou 10 amp. de 5 ml da sol. inj. Composição: Éster etílico do ácido graxo do óleo de papoula iodado 5,00 ml
Lipiodol uf – Indicações
Linfografia Indicações complementares: Histerossalpingografia, uretrografia retrógrada, sialografia, colangiografia pré ou pós-operatória, fistulografia e exploração do sinus.
Contra-indicações de Lipiodol uf
Parotidite aguda, injeção por via intra-arterial, intravenosa e intratecal, insuficiência cardiorrespiratória e em caso de hemorragia recente.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Lipiodol uf
Em linfografia, se não forem utilizadas as vias de administração contra-indicadas, raramente será constatada uma claudicação térmica traduzida em embolia gordurosa pulmonar constante. Pacientes portadores de insuficiência cardíaca ou dispnéia podem apresentar queda da pressão arterial, a qual deve ser controlada. Raramente ocorrem acidentes medulares ou cerebrais. Em caso de antecedentes alérgicos ou de disfunção da tireóide, tomar precauções especiais. Como qualquer produto de contraste iodado, existe possibilidade de ocorrência de reação alérgica.
Lipiodol uf – Posologia
5 a 7 ml por via intralinfática para opacificação de um membro (modulado em função da área corporal do paciente), sendo então 10-14 ml para uma exploração bilateral.
Lipiodol uf – Informações
Teor de iodo: 480 mg/ml Densidade: 1,280 a 15°C Viscosidade: 25 centipoise a 37°C 1 g de Lipiodol uf contém 0,38 g de iodo 1 ml de Lipiodol uf contém 0,48 g de iodo