Princípios ativos: poliaminoácidos, polimineral, polivitamínico
LAVITAN
Polivitamínico, Poliminerais e Poliaminoácidos
USO ADULTO – USO ORAL
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Drágeas: embalagens com 30, 50 e 100 drágeas
FÓRMULA:
Cada drágea de LAVITAN contém: _
vitamina A
(retinol)
2000 UI
100
vitamina B1
(como cloridrato de tiamina)
1,16 mg
97
vitamina B2
(riboflavina)
1,30 mg
100
vitamina B5
(como pantotenato de cálcio)
4,60 mg
92
vitamina B6
(como cloridrato de piridoxina)
0,41 mg
32
vitamina B12
(cianocobalamina)
3,0 mcg
125
vitamina C
(ácido ascórbico)
65,0 mg
144
vitamina D
(como colecalciferol)
400 UI
200
ferro
(como sulfato ferroso)
10,0 mg
71
lisina
10,0 mg
–
niacina
(como nicotinamida)
13,10 mg
82
magnésio
(como sulfato de magnésio)
5,0 mg
2
manganês
(como sulfato de manganês)
3,0 mg
130
treonina
10,0 mg
–
triptofano
10,0 mg
–
zinco
(como sulfato de zinco)
2,0 mg
29
Excipientes**
qsp 1 drg
* Teor percentual do componente na posologia máxima indicada na bula (1 drágea ao dia) relativo à Ingestão Diária Recomendada para adultos (IDR).
** álcool etílico, amido, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, lactose, fosfato de cálcio tribásico, metilparabeno, celulose microcristalina, povidona, propilparabeno, sacarose, álcool isopropílico, água deionizada, carbonato de cálcio, cera de carnaúba, goma laca, óleo de rícino, cera de abelha amarela, corante vermelho ponceau, goma arábica e talco farmacêutico.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
Evitar calor excessivo (temp. superior a 400C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: Vide embalagens. Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes. Riscos do medicamento: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
LAVITAN contém em sua fórmula as principais vitaminas, aminoácidos e minerais essenciais necessários para o bom funcionamento do organismo.
LAVITAN está indicado principalmente nos casos em que houver deficiência desses elementos.
Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas que apresentem hipervitaminoses A e D (isto é, excesso de vitamina A e D no organismo) e por aquelas que sofram de insuficiência renal.
Pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura, não devem fazer uso deste medicamento, pois a vitamina B6, presente em LAVITAN, interfere no tratamento específico.
LAVITAN em geral é bem tolerado, porém podem ocorrer, eventualmente, reações imprevisíveis dependendo da sensibilidade individual do paciente ao produto. Caso ocorram reações adversas com o uso de LAVITAN, suspenda o uso e informe imediatamente seu médico.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel essencial para o bom funcionamento da retina e auxilia a adaptação visual ao escuro. Necessária no crescimento ósseo, função testicular e ovariana, desenvolvimento embrionário, regulação e diferenciação do tecido epitelial.
vitamina D: é uma vitamina lipossolúvel essencial para a absorção e utilização de cálcio, fósforo e calcificação normal dos ossos.
vitamina B1: vitamina hidrossolúvel necessária para o metabolismo dos carboidratos.
vitamina B2: vitamina hidrossolúvel, é convertida em duas coenzimas (FMN e FAD), necessárias para a respiração celular. Também é necessária na ativação da piridoxina, conversão do triptofano em niacina e na manutenção da integridade do eritrócito.
vitamina B6: coenzima participante de várias funções metabólicas relacionadas à utilização de proteínas, carboidratos e lipídeos. Também está envolvida na conversão do triptofano em niacina ou serotonina, quebra do glicogênio a glicose-1 fosfato, conversão de oxalato a glicina, síntese do ácido gama aminobutírico no SNC e síntese do heme da hemoglobina. vitamina B12: atua como coenzima para várias funções metabólicas, incluindo o metabolismo de carboidrato e gordura, e síntese protéica. É necessária para o crescimento, duplicação celular, hematopoiese, síntese de nucleoproteína e mielina, contribui amplamente no metabolismo da metionina, ácido fólico e ácido malônico.
nicotinamida: componente de duas coenzimas (NAD e NADP) necessárias para a respiração tecidual, glicogenólise e metabolismo de lipídeos, aminoácidos, proteínas e purina. Atua como anti-hiperlipidêmico, diminuindo as concentrações plasmáticas de colesterol e triglicérides.
vitamina C: vitamina necessária para a formação do colágeno, renovação de tecidos e está envolvida em reações de óxido-redução. Participa do metabolismo da fenilalanina, tirosina, ferro, alguns sistemas enzimáticos de biotransformação de medicamentos, na utilização de carboidratos, síntese de lipídeos, proteínas e carnitina, na função imune, hidroxilação da serotonina e na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.
pantotenato de cálcio (vitamina B5): precursor da coenzima A, participa de várias funções metabólicas, incluindo a síntese de esteróides, porfirinas, acetilcolina e outras substâncias. Também é necessário para o funcionamento normal do epitélio. lisina e treonina: são aminoácidos essenciais ao nosso organismo e devem estar presentes na nossa alimentação por não serem sintetizados pelo corpo humano. triptofano: é um aminoácido essencial que deve estar presente na dieta por não ser sintetizado pelo corpo humano. É precursor da serotonina. E a falta de serotonina no S.N.C. pode causar depressão.
ferro: o ferro é um mineral essencial na formação fisiológica da hemoglobina, são necessárias quantidades adequadas para a eritropoiese eficaz e capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Tem função semelhante na produção da mioglobina. É cofator de várias enzimas essenciais, incluindo o citocromo envolvido no transporte de elétrons. É necessário para o metabolismo das catecolaminas e para a funcionalidade dos neutrófilos.
magnésio: é necessário para o correto funcionamento de mais de 300 enzimas, incluindo algumas na glicólise e no ciclo de Krebs, adenil-ciclase que forma o AMP-cíclico, e em várias reações de fosfotase na síntese de proteínas e ácido nucléico. Essencial na transmissão e atividade neuromuscular, mineralização do osso e funcionamento do hormônio paratireoideano.
manganês: é um ativador de enzimas como a polissacarídeo polimerase, arginase do fígado, colinesterase e piruvato carboxilase. Ele também pode ser um cofator no metabolismo de lipídeo, proteína e carboidrato.
zinco: necessário para o funcionamento de mais de 200 enzimas, incluindo anidrase carbônica e carboxipeptidase A. É também necessário para a manutenção da estrutura dos ácidos nucléicos, proteínas e membranas celulares. Funções fisiológicas como crescimento e divisão celular, amadurecimento e reprodução sexual, adaptação ao escuro e visão noturna, acuidade do paladar e imunidade a infecções dependem do zinco.
INDICAÇÕES:
Suplemento de vitaminas, minerais e aminoácidos para prevenção e tratamento de deficiências dos elementos presentes em LAVITAN. Deficiências podem ocorrer em casos de:
? Alimentação inadequada
? Má absorção intestinal
CONTRA-INDICAÇÕES:
Hipervitaminoses A e D, insuficiência renal e períodos
prolongados em doses superiores às recomendadas.
Não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas
graves.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
Parkinsonianos em tratamento com levodopa pura, não devem fazer uso deste medicamento, pois a vitamina B6 interfere no tratamento. A associação de levodopa com benserazida ou carbidopa não sofre interferência desta vitamina.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
Gravidez – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
• vitamina B6 interfere na levodopa pura.
• hidróxido de alumínio diminui a absorção de vitaminas lipossolúveis.
INTERFERÊNCIAS EM EXAMES:
Glicose Urinária: Determinada pelo método de sulfato cúprico
(Benedict), pode apresentar concentrações falsamente elevadas
devido à interação da vitamina C e da nicotinamida. Pelo método
da glicose oxidase pode revelar concentrações falsamente
diminuídas devido à interferência da vitamina C.
REAÇÕES ADVERSAS: Reações alérgicas e idiossincráticas
não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas.
Mesmo o ferro em doses terapêuticas pode ocasionar incômodos
gastrintestinais em alguns pacientes.
POSOLOGIA: Tomar 1 drágea ao dia ou a critério médico.
CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: Em caso de superdosagem
acidental, consultar o médico imediatamente.
PACIENTES IDOSOS: Não há informações relacionando a idade
com os efeitos do uso do produto em pacientes idosos.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO
DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO
MÉDICA.
N° do lote, data de fabricação e validade: vide embalagens.
Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra CRF-MG n° 10.883 – Reg. MS n° 1.4381.0027
Cimed Indústria de Medicamentos Ltda.
Rua Engenheiro Prudente,121 – CEP: 01550-000 São Paulo/SP – CNPJ: 02.814.497/0001-07
Fabricado por: Cimed Indústria de Medicamentos Ltda.
Av. Cel. Armando Rubens Storino, 2750 – Pouso Alegre/MG CEP 37550-000 – CNPJ 02.814.497/0002-98 Indústria Brasileira