Princípios ativos: citrato de sódio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, glicose

HIDRAFIX®

cloreto de sódio, cloreto de potássio, citrato de sódio, glicose

Leia com atenção, antes de usar o produto.

Forma farmacêutica, apresentação e via de administração

Solução concentrada. Embalagens com 2 flaconetes com 25 ml nos sabores framboesa e laranja. Uso oral.

USO PEDIÁTRJCO E ADULTO

Composição

Cada ml da solução preparada contém:

Cloreto de sódio…………..2,34 mg

Cloreto de potássio………….1,49 mg

Citrato de sódio………..1,96 mg

Glicose………………19,83 mg

Veículo aromatizado q.s.p……….I ml

Cada 1000 ml da solução preparada proporciona 60 mEq de sódio, 20 mEq de potássio, 60 mEq de cloreto, 20 mEq de citrato e I 10 mMol de glicose. Excipientes:

5abor framboesa: metilparabeno, propilparabeno, álcool etilico, sacarina sódica, água purificada, aroma de framboesa e corante vermelho Ponceau 4R 5abor laranja: metilparabeno, propilparabeno, álcool etilico, sacarina sódica, água purificada, aroma de laranja e corante amarelo crepúsculo.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento

A ação esperada deste medicamento é prevenir a desidratação ou manter a recuperação de água e sais que se conseguiu na reidratação.

Cuidados de armazenamento

Conserve o produto na embalagem original e à temperatura ambiente (15C a 30°C).

Prazo de validade

O prazo de validade está impresso na embalagem do produto. Após o preparo da solução, o produto deve ser mantido em local fresco, devendo ser utilizado dentro de 24 horas. Passado esse prazo, o que restar da solução deve ser eliminado e, se necessário, abrir novo flaconete, Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pois, além de não obter o efeito desejado, você estará prejudicando sua saúde.

Gravidez e lactação

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

Cuidados de administração

Hidrafix® deve ser diluído antes do uso, conforme especificado em "Posologia e modo de usar". Use a quantidade

correta de água. A solução preparada de Hidrafix® deve ser dada à vontade, pura, mas intercalando-se com administração de outros líquidos (água, sucos, chás, leite, sopas), por um ou dois dias, ou pelo tempo que o médico indicar

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas

Ainda não foram relatadas reações adversas com o uso do produto.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis,

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Leia com atenção as"Contra-lndicações"e"Precauções"; em caso de dúvida, consulte seu médico.

Contra-indicações e precauções

Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibi-

lidade aos componentes da fórmula.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que

esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento,

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Riscos da automedicação: NÃO TOME REMÉDIO SEM

O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER

PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Como evitar a diarréia e a desidratação

A diarréia e a desidratação podem ser evitadas com cuidados de higiene: lave bem as mãos e os seios antes de amamentar; lave bem as mãos e os utensílios antes de preparar a comida; toda a louça onde a criança come deve ser bem limpa; mantenha os alimentos protegidos do calor e cobertos, para evitar insetos e pó, Em dias de calor, vista a criança com roupas leves e ofereça líquidos à vontade.

O leite materno é o melhor alimento para crianças pequenas e ajuda a evitar diarréia e desidratação; amamente seu filho sempre que possível.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Características

Hidrafix® é um medicamento cuja composição permite repor a água corporal e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto, citrato) que são perdidos durante episódios de diarréia aguda, com ou sem vômitos, em crianças e adultos. Corrige-se assim os desequilíbrios hidroeletrolítico e ácido-básico,

Indicações

Para prevenção de perdas de água e sais minerais (desidratação) e manutenção da hidratação após a fase de reidratação,

Contra-indicações

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.Vigênàa de íleo-parnlítico, obstrução e perfuração intestinal e vômitos incoercíveis.

Precauções e advertênàas

Administração com cautela se a função renal estiver diminuída.

Atenção diabéticos: contém açúcar. Interações medicamentosas

Até o momento não foram relatados casos de interação medicamentosa com o uso do produto. Hidrafix® pode ser usado como tratamento complementar, associado a outros medicamentos, dependendo da etiologia da moléstia.

Reações adversas

Ainda não foram relatadas reações adversas com o uso do produto.

Posologia e modo de usar

Diluir o conteúdo de I flaconete (25 ml) em um copo ou mamadeira, completando para 250 ml com água potável fria, previamente filtrada e/ou fervida.A solução preparada deve ser mantida em vasilhame tampado e em lugar fresco, devendo ser utilizada dentro de 24 horas. Passado esse prazo, o que restar da solução deve ser eliminado e, se necessário, abrir novo flaconete. A solução preparada deve ser oferecida ao paciente com freqüência, de acordo com o quadro clínico ou a critério médico alternando-se com outros líquidos (leite, sucos, chás, sopas, água). Adicionalmente, pode-se administrar o produto após cada evacuação liqüida.

Superdose

Se a função renal estiver normal, nas primeiras horas de reidratação, dificilmente ocorrerá superdose, pois os rins excretam excessos de eletrólitos. No caso de superdose pode ocorrer hipernatremia e/ou hiperpotassemia. As formas leves são geralmente assintomáticas. Hipernatremia severa pode manifestar-se por febre elevada, sede, oligúria, alteração da consciência, irrrtabilidade, hiper-re-flexia, rigidez de nuca e convulsões; quando não corrigida, pode levara lesão cerebral. Hiperpotassemia severa pode causar fraqueza e paralisia musculares, arritmias cardíacas, falência circulatória e parada cardíaca. Tratamento: acompanhamento de dosagens freqüentes de eletrólitos sangüíneos. Administração de água, alter-nadamente com a solução para TRO, ou substituição por hidratação I.V., orientada por dosagens de eletrólitos sangüíneos. Em hiperpotassemia, acompanhamento por ECG; medidas paliativas de curta duração, visando impedir ação tóxica sobre o miocárdio, como injeção I.V de gluconato de cálcio, infusão de soluções alcalinizantes, Infusão de insulina e glicose (IU/4g) para favorecer a

entrada de potássio nas células. Nos casos mais graves de hipernatremia e/ou hiperpotassemia é indicada diálise. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

MS – 1.0639.0162

Farmacêutico Responsável: Wagner Moi CRF-SPn° 14.828

N° do lote, data da fabricação e data da validade: vide cartucho.

Nycomed Pharma Ltda.

Rodovia SP 340 S/N, Km 133,5 Jaguariúna – SP CNPJ 60.397.775/0008-40 Indústria Brasileira

HIFL_NSPC_0607 Cód. Laetus: 192

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *