Princípio ativo: antimoniato de megluminaGlucantime
Classe terapêutica dos Parasiticidas
Princípios ativos Antimoniato de Meglumina e N-metilglucamina.

Indicações de Glucantime

Leishmaniose tegumentar americana ou cutaneomucosa; leishmaniose visceral ou calazar.

Efeitos Colaterais de Glucantime

Os antimoniatos pentavalentes são incontestavelmente menos tóxicos que os trivalentes, sendo, portanto, melhor tolerados pelo organismo. Entretanto, alguns pacientes mais sensíveis podem apresentar distúrbios gastrintestinais, respiratórios, osteoarticulares e cardiovasculares. Em pacientes com calazar pode ocorrer, embora raramente, hiperazotemia e hemorragias. Tais reações regridem com a suspensão temporária do medicamento ou, nos casos mais graves, com o uso do antídoto BAL (dimercaprol) no paciente internado. Podem ainda ocorrer: rash, dor de cabeça, síncope, dispnéia, edema facial e dor abdominal.

Como Usar (Posologia)

Adultos: a dose diária é de 60 a 100 mg de antimoniato de meglumina por kg de peso, ou seja, 12 a 20 ml de solução para um paciente de 60 kg, a injetar numa só vez. Crianças: (acima e 18 meses de idade): A dose diária a injetar, numa só vez, é de 2 a 3 ml de solução por 10 kg de peso. Nas duas primeiras aplicações, administrar apenas a metade das doses indicadas, a fim de verificar a sensibilidade do paciente pelo medicamento. O tratamento comporta, geralmente, duas séries de 10 a 20 injeções, no ritmo de 1 por dia, com repouso de 15 dias entre uma série e outra. As injeções devem ser aplicadas pela via intramuscular profunda. Superdosagem: devido à intoxicação pela dose muito elevada podem ocorrer sinais de lesão hepatorrenal, miocardite e polineurite. Em casos de superdosagem deve-se usar o antídoto BAL (dimercaprol), no paciente internado.

Contra-Indicações de Glucantime

Tuberculose pulmonar, insuficiência hepática ou renal grave e doença cardíaca grave. Miocardite, hepatite, nefrite e gravidez; pneumonia; crianças com menos de 18 meses.

Precauções

Devido aos riscos de intolerância ao antimoniato é recomendável iniciar o tratamento com doses baixas, aumentando progressivamente até se alcançar a dose recomendada. As duas primeiras injeções devem conter apenas a metade das doses indicadas, a fim de verificar a sensibilidade do paciente pelo medicamento. Um acompanhamento da creatinina, pesquisa de proteinúria e um controle eletrocardiográfico são necessários no decorrer do tratamento.

Apresentação

Solução injetável: caixa com 25 ampolas de 5 ml de solução aquosa a 300 mg/ml.

Composição

Cada ampola contém: antimoniato de meglumina1,5 g (correspondente a 425 mg de antimônio), excipiente q.s.p. 1 ampola. Excipiente: água bidestilada.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Catamin, Clopirim, Deltacid, Derms, Fansidar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *