Princípios ativos: ferro, zinco, cobre, selênio, acido fólico, colina, vitamina a, vitamina d

FERROVITAN COM COLINA

Suplemento de Colina, Minerais Aminoácidos Quelatados + Vitaminas Essenciais Minerais com melhor absorção e alto teor de vitaminas1

Solução para uso oral em frasco com 60 mL Contém seringa dosadora

Sabor brigadeiro

Suplemento vitamínico/mineral elaborado para auxiliar no bom funcionamento do organismo de crianças com idade acima de 6 meses até 10 anos

O QUE É FERROVITAN E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

FERROVITAN é uma fórmula nutricional que alia a colina, importante componente relacionado a função cognitiva5,6*, com os minerais aminoácidos quelatados como o ferrochel e o bisglicinato de zinco e altos teores de vitaminas. Recomendado para crianças em diferentes faixas etárias como coadjuvante alimentar e complementar em dietas irregulares ou deficientes.

O QUE SÃO OS MINERAIS AMINOÁCIDOS QUELATADOS?

FERROVITAN é composto por um mix exclusivo de Minerais Aminoácidos Quelatados, obtidos através da tecnologia TRAACS, que não interage com os alimentos ou prejudica o funcionamento do trato gastrointestinal1,2. Este mix atua sinergicamente em conjunto com a colina e as vitaminas A, B9 e D, proporcionando um máximo e efetivo aproveitamento dos nutrientes pelo organismo3. Minerais Aminoácidos Quelatados são únicos em sua potência, tolerância e biodisponibilidade4.

COMO OS MINERAIS AMINOÁCIDOS QUELATADOS E AS VITAMINAS FUNCIONAM?

Colina é um nutriente essencial para todas as fases da vida com comprovados benefícios para a memória e foco mental5,6. A colina é o precursor do neurotransmissor acetilcolina que atua diretamente na comunicação das células cerebrais. A colina está associada a função cognitiva, particularmente a perda de memória, orientação, atenção e aprendizagem5,6.

Ferro: mineral vital para a homeostase celular. É essencial para o transporte de oxigênio e metabolismo energético. Utilizado principalmente na síntese da hemoglobina nos eritroblastos (glóbulos vermelhos do sangue transportador de oxigênio). A deficiência de ferro acarreta consequências para todo o organismo, sendo a anemia a manifestação mais relevante7. É sabido que as crianças são especialmente vulneráveis anemia com deficiência de ferro em função de sua maior necessidade deste nutriente nos períodos de rápido crescimento, principalmente nos primeiros 5 anos de vida8. A fonte quelatada de ferro de FERROVITAN, o bisglicinato (Ferrochel), apresenta alta absorção e tolerabilidade pelo organismo9,10.

Zinco: presente no FERROVITAN na forma quelatada bisglicinato devido a sua alta biodisponibilidade2, está envolvido com o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial na neurogênese, migração neuronal e função sináptica. Atua como neurotransmissor e sua deficiência acarreta alterações no processo de atenção, memória, atividade, comportamento neuropsicológico e desenvolvimento motor11. Importante para o bom funcionamento do organismo, o zinco atua no sistema de defesa antioxidante, reduzindo a produção de radicais livres, contribuindo beneficamente para saúde e desempenho das articulações12,13.

Cobre: na forma quelatada de bisglicinato, participa da formação de proteínas, além de componentes da matriz extracelular e enzimas que atuam na absorção e transporte do ferro. Atua no metabolismo ósseo e no sistema imunológico14.

Selênio: essencial para a saúde humana, sendo o elemento chave para diversas ações do organismo, como sistemas de defesa antioxidantes, função imunológica, e algumas funções especializadas no sistema nervoso central15,16. Baixos níveis de selênio estão associados a piora da atividade cognitiva, como prejuízo na formação da memória e na função sináptica17.

Vitamina A: importante antioxidante, tem relacionadas a visão normal, manutenção e desenvolvimento de tecidos epiteliais, crescimento e função imune18. A suplementação de vitamina A pode auxiliar na integridade intestinal. A função da vitamina A na imunidade pode reduzir na susceptibilidade e/ou a severidade das infecções19.

Vitamina B9 (Ácido Fólico): essencial no metabolismo da homocisteína, aminoácido tóxico para o endotélio capilar, mantendo seus níveis normais. A elevação dos níveis de homocisteína pela deficiência de folato está associada a risco cardiovascular. Crianças de 1 a 3 anos necessitam ácido fólico para o crescimento20.

Vitamina D: fundamental em funções do metabolismo ósseo, promovendo absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes21,22. Atua na absorção intestinal de cálcio, função muscular e função das células ósseas21.

* Função Cognitiva: processo neural de informação que envolve: percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Também faz parte deste processo, o funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento, velocidade de desempenho).

Recomendação de uso:

Uso pediátrico acima de 6 meses a 10 anos.

Ingestão diária recomendada:

2 mL por dia ou a critério médico ou nutricionista.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.

O Ministério da Saúde adverte: Este produto não deve ser usado para crianças menores de 6 (seis) meses de idade, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

“O aleitamento materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes. A saúde do lactente pode ser prejudicada quando alimentos artificiais são utilizados desnecessária ou inadequadamente. Consulte seu profissional de saúde antes de decidir por utilizar suplementos alimentares”.

 

COMPOSIÇÃO DO FERROVITAN

Ingredientes: água (veículo), citrato de colina, bisglicinato ferroso, propilenoglicol (veículo), bisglicinato de zinco, bisglicinato cúprico, palmitato de retinol, colecalciferol, ácido fólico, selenito de sódio, Estabilizante: sorbitol, Reguladores de acidez: hidróxido de sódio e bicarbonato de sódio, Corante: caramelo 150a, Espessante: goma xantana, Conservador: metilparabeno, Aromatizante: sintético idêntico ao natural de brigadeiro, Edulcorante: sucralose, Emulsificante: polissorbato 80.

CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM AÇÚCARES E LACTOSE.

ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE AMENDOIM. PODE CONTER SOJA E TRIGO.

Cuidados na administração:

GESTANTES, NUTRIZES E CRIANÇAS ATÉ 3 (TRÊS) ANOS, SOMENTE DEVEM CONSUMIR ESTE PRODUTO SOB ORIENTAÇÃO DE NUTRICIONISTA OU MÉDICO.

CONSUMIR ESTE PRODUTO CONFORME A RECOMENDAÇÃO DE INGESTÃO DIÁRIA CONSTANTE NESTE FOLHETO

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL – Porção 2 mL

    %VD (0) %VD(**) %VD (***) %VD (****) Carboidratos
Açúcares 0g, dos quais:
0g                     Ferro 6,0mg 67% 100% 100% 67% Zinco 4,1 mg 100% 100% 80% 73% Cobre 220 mcg 100% 65% 50% 50% Selênio 10mcg 100% 59% 48% 48% Acido fólico 48mcg 100% 51% 41% 27% Colina 62,5mg 42% 31% 25% 25% Vitamina A 125mcg 31% 31% 28% 25% Vitamina D 5,0mcg 100% 100% 100% 100%

Não contém quantidade significativa de valor energético, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

* %Valores Diários para crianças de 7 a 11 meses, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.

** %Valores Diários para crianças de 1 a 3 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.

*** %Valores Diários para crianças de 4 a 6 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.

**** %Valores Diários para crianças de 7 a 10 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

***** VD não estabelecido.

Data de fabricação e validade: vide embalagem. Não utilizar com o prazo de validade vencido.

Cuidados na conservação: Conservar o produto entre 15 e 30°C. Proteger da luz e da umidade. Isento de registro de acordo com a RDC 27/2010.

Método TRAACS de análise Albion

A Albion é a única empresa fabricante de minerais aminoácidos quelatos que comprova a estrutura de quelação de seus produtos. O método TRAACS (The Real Amino Acid Chelate System – O real sistema de quelação do aminoácido) de análise, patenteado pela Albion, mostra a existência de quelação entre os minerais e os aminoácidos, utilizando o procedimento FT-IR que confirma a ligação e identifica uma “impressão digital” única para cada molécula. O método TRAACS é a sua garantia de que os minerais Albion são os verdadeiros minerais aminoácidos quelatos.

Este produto possui a certificação Gold Medallion, cujo selo garante que os minerais contidos na formulação sejam os minerais aminoácidos quelatos Albion®, sinônimo de excelência nutricional.

Produzido por: Myralis Indústria Farmacêutica Ltda.

Rua Rogélia Gallardo Alonso, 650 – Distrito Industrial – Aguaí – SP – CNPJ 17.440.261/0001-25 – Indústria Brasileira

Distribuído por: Eurofarma Laboratórios S.A.

Rod. Presidente Castello Branco, km 35,6 – Itapevi – SP – CNPJ: 61.190.096/0008-69 – Indústria Brasileira – Central de Atendimento: 0800 704 3876

REFERÊNCIAS:

  1. Ashmead, The pathways for absorption of an amino acid chelate. In: Ashmead, HD. Amino Acid Chelation in Human and Animal Nutrition. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2012. 117-134.
  2. Gandia et al. A bioavailability study comparing two oral formulations containing zinc (Zn bis-glycinate vs. Zn gluconate) after a single administration to twelve healthy female volunteers. Int J Vitam Nutr Res, 2007. 77(4): 243-8.
  3. Ashmead, HD, Graff, DJ, Ashmead, 1985. Intestinal absorption of metal ions and chelates. Thomas Springfield, Ill., U.S.A.
  4. Jeppsen RB, et The nutritional benefits and safety of minerals which have been chelated with amino acids. Biomarkers and Environment, Col 4 (2001), Supplement.
  5. Nurk E, Refsum H, Bjelland I, et Plasma free choline, betaine and cognitive performance: the Hordaland Health Study. Br J Nutr. 2013 Feb 14;109(3):511-9.
  6. Wozniak JR, Fuglestad AJ, Eckerle JK, et al. Choline supplementation in children with fetal alcohol spectrum disorders: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Am J Clin 2015 Nov;102(5):1113-25.
  7. Grotto, HZW. Metabolismo do ferro: uma revisão sobre os principais mecanismos envolvidos em sua homeostase. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 2008. 30(5): 390-397.
  8. Diretriz: Suplementação intermitente de ferro em crianças de idade pré-escolar e escolar Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2011.
  9. Szarfarc SC, de Cassana LM, Fujimori E, et Relative effectiveness of iron bis-glycinate chelate (Ferrochel) and ferrous sulfate in the control of iron deficiency in pregnant women. Arch Latinoam Nutr. 2001 Mar;51(1 Suppl 1):42-7.
  10. Pineda O, et Effectiveness of treatment of iron-deficiency anemia in infants and young children with ferrous bis-glycinate chelate. Nutrition. 2001. 17:381–384.
  11. Bhatnagar S, Taneja Zinc and cognitive development. Br J Nutr. 2001 May; 85 Suppl 2:S139-45. Review.
  12. Mayo-Wilson E, Junior JA, Imdad A, et Zinc supplementation for preventing mortality, morbidity, and growth failure in children aged 6 months to 12 years of age. Cochrane Database Syst Rev. 2014. 15;(5):CD009384.
  13. Kara E, Gunay M, Cicioglu I, et Effect of zinc supplementation on antioxidant activity in young wrestlers. Biological trace element research. 2010. 134: 55–63.
  14. Fiorini, Dossiê dos Minerais na Alimentação. Revista Food Ingredients Brasil, 4, 2008.
  15. Vural H. et al. Alterations of plasma magnesium, copper, zinc, iron and selenium concentrations and some related erythrocyte antioxidant enzyme activities in patients with Alzheimer’s J of Trace Elemen in Med and Bio. 2010. 24:169-173.
  16. Meplan Trace elements and ageing, a genomic perspective using selenium as an example. J of Trace Elem in Med and Biol. 2011. 25: 11-16.
  17. Berr C, Balansard B, Arnaud J, et al. Cognitive decline is associated with systemic oxidative stress: the EVA study. Etude du Vieillissement Artériel. J Am Geriatr Soc. 2000 Oct;48(10):1285-91.
  18. Dos Santos MP; De Oliveira, Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Disciplinarum Scientia Saúde. 2016. 15(1): 75-89.
  19. Diretriz: Suplementação de vitamina A em bebês e crianças de 6-59 meses de vida. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 2013.
  20. Nasser, C, Nobre, C, Mesquita, , et al. Semana da conscientização sobre a importância do ácido fólico. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2005. 11(4), 199-203.
  21. Maeda, S. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol 2014. 58 (5).
  22. Kurihayashi, AY, Augusto RA, Escaldelai, FM et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 31(3):531-542.

TRAACS, ALBION MEDALLION E FERROCHEL são marcas registradas da albion international, inc e albion laboratories, inc.

VITACHOLINE é marca registrada da balchem corporation.