Princípio ativo: salbutamolBroncosedol
Classe terapêutica dos Sedativos da Tosse
Princípio ativo Salbutamol.
Indicações de Broncosedol
Alívio do broncoespasmo na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema. Broncosedol Xarope é mais adequado para crianças ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sob a forma líquida. Broncosedol Comprimidos está também indicado como terapia de manutenção no controle do trabalho de parto prematuro não complicado, no terceiro trimestre da gravidez, uma vez cessadas as contrações.
Efeitos Colaterais de Broncosedol
O único efeito colateral de significância com Salbutamol oral é um tremor fino da musculatura esquelética, que ocorre em alguns pacientes e que afeta principalmente as mãos. Este efeito é relacionado à dose, sendo comum a todos os estimulantes beta-adrenérgicos.
Um pequeno número de pacientes queixa-se de tensão. Isto se deve também aos efeitos sobre a musculatura esquelética e não a uma estimulação direta do SNC. Em pacientes mais sensíveis a estimulantes beta-adrenérgicos, pode ocorrer um aumento da freqüência cardíaca. Ocasionalmente pode ocorrer cefaléia. Reações de hipersensibilidade, incluindo angiodema, broncospasmo, hipotensão e colapso, raramente foram relatadas.
Precauções
Salbutamol deve ser administrado com precaução a pacientes portadores de tireotoxicose. Não é aconselhável a administração de medicamentos no primeiro trimestre da gravidez. A administração de drogas durante a gravidez somente deve ser efetuada se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possibilidade de risco ao feto.
O Salbutamol tem sido durante muitos anos amplamente utilizado em recém-nascidos sem aparente conseqüência danosa. Isto inclui o seu uso bem estabelecido no controle do trabalho de parto prematuro. Entretanto, como ocorre com outras drogas, existem poucos trabalhos publicados evidenciando a sua segurança nos primeiros meses da gravidez, mas, em estudos animais, houve evidência de alguns efeitos prejudiciais ao feto com níveis de dose muito altos.
Lactação: como o Salbutamol é provavelmente excretado no leite materno, o seu uso em lactentes não é recomendado, a menos que os benefícios esperados prevaleçam sobre qualquer risco potencial. Não é conhecido se o Salbutamol no leite materno tem um efeito prejudicial ao neonato. As preparações orais de Salbutamol e as drogas betabloqueadoras como o propranolol, não devem, usualmente, ser prescritas concomitantemente.
Apresentação
Comprimidos: caixa com 20 comprimidos. Xarope: frasco com 100 ml.
Composição
Salbutamol (como sulfato): comprimidos: 2 mg;xarope (1 colher de chá): 2 mg. Excipiente: q.s.p.; comprimidos: 1 comprimido; xarope: 5 ml.
Contraindicações
Pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer de seus componentes.
Modo de Uso
Para alívio do broncospasmo. Adultos: a dose eficaz, na maioria das vezes, e de 4 mg de Salbutamaol (dois comprimidos de 2 mg ou 10 ml) (2 colheres das de chá) do xarope três ou quatro vezes ao dia. Caso não seja obtida broncodilatação adequada, a dose por vez pode ser gradualmente aumentada até 8 mg. Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtém alívio adequado com 2 mg 3 ou 4 vezes ao dia.
Nos pacientes idosos ou naqueles muito sensíveis a estimulantes beta-adrenérgicos e aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg 3 ou 4 vezes ao dia. Crianças: as seguintes doses devem ser administradas 3 ou 4 vezes ao dia: 2-5 anos: 1 a 2 mg: 2,5 ou 5 ml (meia a uma colher das de chá) do xarope ou meio a 1 comprimido de 2 mg. 6-12 anos: 2 mg: 5 ml (uma colher das de chá) do xarope ou um comprimido de 2 mg. Acima de 12 anos: 1 a 2 comprimidos de 2 mg. O medicamento é muito bem tolerado pelas crianças, de modo que, se necessário, estas doses podem ser aumentadas a critério do médico.
Laboratório
QIF Quím. Intercontinental Farm.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Anabron, Atossion, Besedan, Eritos, Frenotossil
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Aero-clenil, Aero-ped, Aerojet, Aerolin, Aerotide