Princípios ativos: dipropionato de beclometasona, salbutamolBeclotamol
Laboratório
Zambon
Apresentação de Beclotamol
Aerosol pressurizado. Tubo de alumínio c/ 200 doses. Cada dose contém: Dipropionato de Beclometasona…50 mcg Salbutamol …100 mc
Beclotamol – Indicações
Broncodilatador e antiinflamatório corticóide, indicado no tratam. de rotina de da doença obstrutiva da vias aéreas inferiores.
Contra-indicações de Beclotamol
Apesar do Salbutamol ser utilizado no controle do parto prematuro, Beclotamol não deve ser administrado em casos de risco de aborto durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez. Contra-indicado a pacientes c/ história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Beclotamol
Raros casos de urticária, angioedema, exantema, broncoespasmo e edema da orofaringe foram relatados após o uso de salbutamol. No caso de broncoespasmo paradoxal, a utilização deve ser imediatamente interrompida e instituída terapia alternativa. Foram também relatados angina, vômito, tontura, estimulação do SNC, gosto incomum, secura e irritação da orofaringe, palpitações, taquicardia, aumento da pressão arterial, assim como cefaléia e tremores de baixa intensidade que desaparecem c/ a descontinuação do tratam.. Em pacientes mais suscetíveis pode ocorrer candidíase na boca e orofaringe que normalmente responde à terapia antifúngica sem necessidade de interromper o tratam.. Pode ocorrer hiperatividade em crianças e hipocalemia potencialmente séria em alguns pacientes.
Beclotamol – Posologia
Adultos e crianças c/ 12 anos ou mais : 2 inalações três ou quatro vezes ao dia. Crianças: 1 ou 2 inalações duas, três ou quatro vezes ao dia. Beclotamol somente deverá ser aplicado nestes pacientes a critério médico e sempre supervisionado por um adulto. A dose ou a freqüência das aplicações somente deverá ser aumentada a critério médico.
Beclotamol – Informações
Características do produto: Beclotamol consiste de uma susp. de partículas microscópicas de dipropionato de beclometasona e salbutamol em uma mistura de propelentes líquidos. O dipropionato de beclometasona é um corticosteróide, dotado de potente atividade antiinflamatória tópica e atividade sistêmica relativamente baixa, pois é transformado no organismo (principalmente fígado) em metabólitos inativos. Essas características tornam o dipropionato de beclometasona adequado para o tratam. de afecções inflamatórias das vias respiratórias que respondem a corticoterapia, mesmo por tempo prolongado. O salbutamol, estimulante beta-adrenérgico dotado de atividade altamente seletiva sobre os receptores beta 2, sendo assim capaz de promover broncodilatação, alívio do broncoespasmo, diminuição do volume residual e conseqüente redução da resistência das vias aéreas, sem estimulação cardíaca significativa, já que sua a atividade sobre os receptores beta 1 do coração é praticamente nula, em doses terapêuticas. Devido a sua ação seletiva salbutamol pode ser utilizado em pacientes hipertensos e portadores de doença cardíaca. O sistema de liberação do aerossol em doses de microgramas permite evitar o tremor da musculatura esquelética, algumas vezes associada à terapia por via oral.