Princípio ativo: beanblock

BEANBLOCK®

BEANBLOCK® é um fitoativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados que garantem a tripla padronização, como característica ÚNICA E DIFERENCIAL DO PRODUTO EM RELAÇÃO À SEGURANÇA E EFICÁCIA:

  • Inibição enzimática (alfa-amilase) – U/g: ≥1.000.000
  • ≥ 6% em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase
  • Atividade de hemaglutinina – ≥ 8.000 ≤ 30.000 (HAU/g)

Beanblock® é o único com atividade controlada de hemaglutinina – quantidade mínima para assegurar eficácia sobre a redução da grelina com diminuição do apetite e segurança pela ausência de efeitos colaterais.

Beanblock® é obtido por uma tecnologia patenteada que otimiza a concentração de  proteínas inibidoras da alfa-amilase e minimiza a presença de oligossacarídeos fermentáveis no intestino, que são os responsáveis pela produção de gases/flatulência.

Indicações e ações farmacológicas

O controle do peso corporal ajuda a evitar e controlar um número significativo de distúrbios metabólicos e psicológicos, em indivíduos com excesso de peso.

Beanblock® age como um modulador nutricional, reduzindo a absorção intestinal de glicose  a partir da inibição da quebra do amido pela alfa-amilase e diminuindo a sensação de fome, pela redução da liberação de grelina pelo estômago.

Beanblock® modula a secreção de grelina e induz uma duração mais longa de saciedade em voluntários saudáveis, sugerindo um potencial no controle à ingestão excessiva de alimentos. Além disso, foi observado em um estudo que a ingestão do Beanblock® por um período de 12 semanas reduziu significativamente a concentração de radicais livres no plasma sanguíneo, sugerindo que o Beanblock® possui a capacidade de reduzir o estresse oxidativo.

Estudos clínicos

Redução do apetite, circunferência da cintura e peso corporal

Estudo clínico realizado em 60 indivíduos com sobrepeso (IMC 25-30 kg/m2) e sem nenhum outro tipo de tratamento ou suplementação, tratados por 12 semanas com Beanblock® demonstrou redução significativa de peso equivalente a 4 kg ou 5% do peso corporal total (de 82,8 kg para 78,8 kg) e da circunferência da cintura em 6,2 cm ou 7% da medida total (de 94,4 cm para 88,2 cm). Houve também uma redução da concentração de radicais livres no plasma sanguíneo e consequente melhora do estresse oxidativo. A suplementação com Beanblock® também foi associada com a redução do apetite em 65% e com o aumento da sensação de saciedade, devido à redução da liberação de grelina (sinalizador endógeno de apetite) pelo estômago. Por outro lado, não foram observadas mudanças significativas no grupo controle (placebo) (Luzzi R et al., 2014 – Tabela 1).

Tabela 1

Parâmetro

Grupo

Início do tratamento

Final do

tratamento 12 semanas

Diferença

%

Peso corporal

médio

Beanblock®

82,8

78,8

– 5%

Kg

Controle

81,2

81,3

+ 0,1%

Circunferência

média da cintura Cm

Beanblock®

94,4

88,2

– 7%

Controle

92,5

91,1

– 1,5%

Apetite

score médio 0 a 10 (EVA*)

Beanblock®

7,6

5,0

– 65%

Controle

7,4

7,3

– 1,4%

*escala visual analógica

Redução da glicemia

Em estudo clínico, pacientes em jejum de 12 horas e após a administração de Beanblock® (100 mg) apresentaram cerca de 40% de redução do aumento da glicemia (em relação ao placebo), gerado pela ingesta de refeição contendo entre 800 a 1100 kcal, sendo 60% constituída por carboidratos. A refeição foi constituída de um sanduíche de pão branco (carboidratos), presunto, óleo e tomate, constituindo 40% da necessidade total de energia dos indivíduos (Spadafranca A et al., 2013 – Figura 1).

Figura 1

Neste mesmo estudo, foi realizada também a dosagem de grelina plasmática (sinalizador endógeno de apetite secretado pelo estômago), associada à avaliação dos indivíduos envolvidos em relação ao desejo de comer e à saciedade. Nas primeiras duas horas após a ingesta da refeição, os níveis de grelina decresceram de forma similar nos dois grupos – Beanblock® e placebo e (21 e 28%, respectivamente, em relação à concentração observada no jejum). Porém, de forma importante na terceira hora, a concentração de grelina no placebo foi recuperada (7,7% de aumento) e mantida em níveis reduzidos no grupo tratado com Beanblock® (1,4% de redução). Destaca-se que de forma concomitante, a administração de Beanblock® foi capaz de manter a sensação de saciedade nos indivíduos que tiveram a grelina reduzida na terceira hora (Spadafranca A et al., 2013 – Figura 2).

Estudos pré-clínicos

Estudos realizados em ratos machos adultos não diabéticos compararam doses idênticas de Beanblock® e de metformina (hipoglicemiante padrão da classe das biguanidas utilizado clinicamente), em relação à capacidade de redução da glicemia.

Os animais foram mantidos em jejum 24 horas, divididos pelos grupos de tratamento e tratados intragastricamente com o veículo (grupo controle), 500 mg/kg de metformina e 500 mg/Kg de Beanblock®. Após 30 minutos, os ratos receberam 9 g/Kg de alimento (ração enriquecida em amido), que foi consumido totalmente em menos de 60 minutos.

A glicemia foi determinada no tempo zero e em 60, 120, e 360 minutos depois da apresentação do alimento.

Beanblock® e metformina exerceram um efeito similar, induzindo uma redução da glicemia de magnitude comparável nos tempos de 60 e 120 minutos (Carai et al., 2009 – Figura 3).

Figura 3

Outro estudo pré-clínico foi realizado para avaliar a eficácia de Beanblock® na redução do consumo (auto-administração pelos animais – ratos) de uma bebida achocolatada e altamente palatável (sabor agradável).

O pré-tratamento por via oral com 200 e 500 mg/Kg de Beanblock® produziu uma redução significativa no volume ingerido da bebida (aproximadamente 20%), reforçando a atividade do fitoativo na redução do apetite. (Figura 4)

Figura 4

Toxicidade/Contraindicações

Crianças, gestantes e lactantes devem consultar um profissional da área da saúde antes de fazer o uso.

Dosagem e modo de usar:

Posologia: Tomar uma cápsula de 100 mg, duas vezes ao dia, 15 -30 minutos antes das principais refeições.

Referências

Carai MAM et al. Potential efficacy of preparations derived from Phaseolus vulgaris in the control of appetite, energy intake and carbohydrate metabolism. Diabetes Metab Syndr Obes. 2009;2:145-153.

Lorrai I et al., A Phaseolus vulgaris extract reduces cue-induced reinstatement of chocolate seeking in rats. Front Pharmacol. 2016;7:109.

Luzzi R et al. Beanblock® (standardized dry extract of Phaseolus vulgaris) in mildly overweight subjects: a pilot study. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2014;18(20):3120- 3125.

Maccioni P et al., Reducing effect of a Phaseolus vulgaris dry extract on operant self- administration of a chocolate-flavoured beverage in rats. Br J Nutr. 2010;104(5):624– 628.

Spadafranca A et al. Beanblock® – Phaseolus vulgaris extract affects glycometabolic and appetite control in healthy human subjects. Br J Nutr. 2013;109(10):1789-1795.