Princípios ativos: sulfametoxazol, trimetoprima
Assepium Comprimidos e Suspensao
Assepium
Sulfametoxazol
Trimetoprima
Bactericida de amplo espectro
Uso adulto e pediátrico
Composição – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
ASSEPIUM Comprimidos: Cada comprimido contém: Sulfametoxazol 400 mg; Trimetropina 80 mg; Excipiente q.s.p 600 mg. ASSEPIUM Suspensão: Cada 5 ml contém: Sulfametoxazol 200 mg; Trimetoprima 40 mg; Veículo q.s.p. 5 ml.
Propriedades – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
ASSEPIUM é a associação de dois quimioterápicos de amplo espectro (sulfametoxazol e trimetoprima) que juntos se potencializam, determinando um bloqueio metabólico, impedindo praticamente o aparecimento de resistência bacteriana. O mecanismo de ação de ASSEPIUM decorre da inibição em cadeia de duas enzimas vitais ao desenvolvimento bacteriano, bloqueando a produção do ácido fólico e evitando a formação do ácido diidrofólico. A ação bactericida de ASSEPIUM foi demonstrada in vitro e comprovada in vivo, pelas respostas observadas no uso clínico. A atividade bactericida do ASSEPIUM é consideravelmente maior do que a atividade antibacteriana de qualquer dessas drogas isoladas. ASSEPIUM mostra- se eficiente no tratamento de infecções bacterianas produzidas por variada gama de germes Gram-positivos e Gram-negetivos, como estreptococos, estafilococos, pneumococos, Neisseria, Bordetella, Salmonella, Klebsiella, Shigella e Vibrio cholerae. Devem-se destacar ainda os ótimos resultados obtidos no tratamento de infecções produzidas pelo Haemophilus influenzae, Escherichia coli e Proteus.
Indicações – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Infecções causadas por uma grande gama de germes patogênicos sensíveis à associação sulfametoxazol e trimetoprima. Em Urologia: Pielonefrite, pielite, cistites aguda e crônica, uretrite. Em Gastrenterologia; Febre tifóide e paratifóide, enterite. Em Pneumologia: Bronquites aguda e crônica, pneumonia, sinusite, faringite, bronquiectasia. Em Dermatologia: Piodermite, furunculose, abscessos, ferimentos cutâneos infectados.
Contra-indicações – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
ASSEPIUM não deve ser prescrito a pacientes com lesões renais hepática graves, com discrasias sanguíneas ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula, particularmente às sulfonamidas. No estado atual dos conhecimentos sobre esta associação, ela está também contra- indicada na gravidez. Se este diagnóstico não puder ser excluído, os eventuais riscos devem ser avaliados face ao afeito terapêutico desejado. Não deve ainda ser prescrito a prematuros e aos recém-nascidos durante as primeiras cinco semanas de vida.
Precauções – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Um controle hematológico periódico é necessário nos casos de tratamentos prolongados ou interativos, particularmente em pacientes de mais de 65 anos. Este controle deve ser efetuado também, nos casos de insuficiência hepática (transaminase), de antecedentes hematológicos (hemograma, plaquetas) e de insuficiência renal (clearance de creatinina). A associação sulfametoxazol- trimetoprima apresentou efeitos teratogênicos em animais; portanto, sua utilização é desaconselhada durante a gravidez.
Interações medicamentosas – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Recomenda- se um acompanhamento cuidadoso nos casos de prescrição simultânea com os anticoagulantes do tipo cumarínico (possível aumento do efeito anticoagulante) e de antidiabéticos orais do tipo sulfoniluréia (risco de hipoglicemia). A associação pode inibir o metabolismo da fenitoína ao nível do fígado; portanto, a administração concomitante pode produzir um aumento do efeito desta substância.
Reações adversas – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
São raros as náuseas e vômitos aos exantemas medicamentosos. Quando o produto foi administrado por períodos prolongados ou em doses excessivamente elevadas, foram observadas alterações hematológicas em alguns casos. De modo geral estas alterações são brandas e assintomáticas, desaparecendo pela supressão do medicamento e consistem principalmente em trombocitopenia, leucopenia, neutropenia ou mais raramente púrpura e agranulocitose.
Posologia – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Comprimido: Adultos: 2 comprimidos de ASSEPIUM, duas vezes ao dia, após as refeições. Para tratamentos prolongados (14 dias) recomenda- se 1comprimido duas vezes ao dia. Crianças: 1/2 a 1 comprimido duas vezes ao dia, proporcionalmente à idade. Suspensão: Crianças maiores de 5 anos: 1 a 2 colheres das de chá, 2 vezes ao dia. Crianças menores de 5 anos: 1 colher das de chá 2 vezes ao dia.
Conduta na superdosagem – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Na eventualidade de intoxicação por superdosagem proceder à lavagem gástrica e induzir ao vômito. Para acelerar a eliminação do medicamento, aumentar a ingestão de líquidos ou promover a diurese forçada, com alcalinização da urina. Se ocorrerem reações de hipersensibilidade pode ser necessário o uso de corticóides.
Apresentações – ASSEPIUM Comprimidos e Suspensao
Comprimido: Caixa com 20 comprimidos.
Suspensão: Frascos com 50 e 100 ml.
Agite antes de usar.
Venda Sob Prescrição Médica.
Laboratório GROSS S.A.
LABORATÓRIO
GROSS