Princípio ativo: ampicilina
Ampicilina Injetável
Composição – AMPICILINA Injetável
frasco- ampola contendo 250 mg, 500 mg ou 1,0 gde Ampicilina Sódica equivalente a Ampicilina base.
Posologia e Administração – AMPICILINA Injetável
formas injetáveis: Ampicilina 0,25: IM/EV Prematuros com menos de 2,500 kg: 10 mg/kg peso corporal 2 vezes ao dia. Recém- nascidos até o 5 dia: 20 mg/kg peso corporal 2 vezes ao dia. Lactentes do 5 dia até o 3 mês de vida: 20 mg/kg peso corporal 3 vezes ao dia. Lactentes a partir do 3 mês e crianças: 1 frasco de 0,25 g 2 a 3 vezes ao dia. Crianças maiores de 6 anos e adultos: 1 frasco de 0,25 g 4 vezes ao dia. Ampicilina 0,5:IM/EV – Prematuros com menos de 2,500 kg: 10 mg/kg peso corporal 2 vezes ao dia. Recém-nascidos até o 5 dia: 20 mg/kg peso corporal 2 vezes ao dia. Lactentes do 5 dia até o 3 mês de vida: 20 mg/kg peso corporal 3 vezes ao dia. Lactentes a partir do 3 mês e crianças: 1/2 frasco de 0,5 g (0,25 g) 2 a 3 vezes ao dia. Crianças maiores de 6 anos e adultos: 1 frasco de 0,5 g 3 vezes ao dia. Administração parenteral de ampicilina EMS efetua-se com uma solução aquosa de 10% a 20%, por via intramuscular, via endovenosa, ou em forma de infusão endovenosa. A tolerância é muito boa. A injeção endovenosa deve ser aplicada lentamente; intramuscular não deve ultrapassar o volume de 5 ml por aplicação. – Modo de preparo: dissolver o conteúdo de cada frasco-ampola utilizando a água para injeção contida na ampola diluente. Esta solução pode ser utilizada para injeção endovenosa, intramuscular ou infusão. A solução de Ampicilina EMS também mantém sua atividade por 6 horas, quando conservada abaixo de 8ºC. Recomenda-se empregar a solução imediatamente após preparada. Para uso em tratamento por infusão E.V.: combinações: injetar lentamente a solução de Ampicilina EMS na borracha do soro, em pacientes que já estão recebendo infusão. A solução de Ampicilina pode ser adicionada às soluções comuns de infusão. Desaconselhamos a injeção ou infusão de Ampicilina EMS misturada a outros medicamentos. Os derivados da tetraciclina são incompatíveis com a Ampicilina. Estabilidade: Ampicilina EMS é estável nas soluções de infusão mais comuns, desde que a solução a ser infundida seja recente e seja aplicada no tempo usual de 20 minutos. Infusão gota a gota: em soluções comuns de infusão a 1%, Ampicilina EMS é estável até o máximo de 6 horas, e estável somente por 2 horas nas soluções glicosadas de levulose.
Precauções – AMPICILINA Injetável
o uso prolongado de antibióticos pode provocar a manifestação de organismos resistentes (não susceptíveis), incluindo fungos. Podem ocorrer superinfestações de grandes dimensões. No tratamento prolongado, particularmente com altas dosagens, recomenda- se periodicamente fazer uma avaliação dos sistemas renal, hepático e hematopoiético.
Reações adversas – AMPICILINA Injetável
as reações causadas são, normalmente, devido à sensibilidade individual com histórias de alergias e os sintomas são: asma, urticária, etc. – Reações de hipersensibilidade: sintomas: rachaduras na pele, prurido, urticária, eritema multiforme e um ocasional caso de dermatite esfoliativa. Esta reação, normalmente, está associada a dosagens parenterais. – Nota: urticária e outros sinais da pele são controlados com o uso de anti-histamínicos e, se necessário, de corticosteróides sistêmicos. Já as reações anafiláticas sérias requerem medidas de emergência. Sistema linfático e hemático: anemia, trombocitopenia, púrpura trombocitopenica, eosinofilia, leucopenia e agranulocitose, estes sintomas desaparecem com a suspensão do tratamento.
Contra-Indicações – AMPICILINA Injetável
para pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer tipo de penicilina. É também contra- indicada em infecções causadas por organismos que produzem a penicilinase. Reações anáfilaticas sérias causadas por hipersensibilidade são bastante reportadas por pacientes em tratamento com penicilinas. Tais reações são muito comuns em indivíduos com história de sensibilidade e alergias múltiplas. Para se evitar esse tipo de reação deve-se fazer o teste de sensibilidade antes de administrar a droga. O tratamento consiste na suspensão da medicação imediatamente e num tratamento com agentes anti-histamínicos e corticosteróides. Reações anafiláticas graves requerem tratamento de emergência com epinefrina, oxigenação e esteróides intravenosos para facilitar o caminho do ar, incluindo intubação.
Indicações – AMPICILINA Injetável
tratamento de infecções geniturinárias, respiratórias e do trato gastrintestinal causadas por germes susceptíveis e bactérias gram- negativas. É também indicada nos casos de infecções por bactérias gram-positivas.
Apresentação – AMPICILINA Injetável
formas injetáveis: frasco- ampola com 250 mg + ampola diluente 3 ml; frasco-ampola com 500 mg + ampola diluente 5 ml; frasco-ampola com 1,0 g + ampola diluente 5 ml.
LABORATÓRIO
EMS S/A