Princípio ativo: cloridrato de tetraciclina
multigram
cloridrato de tetraciclina
LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES
Cápsula: caixa com 75 x 4 cápsulas de 500 mg.
caixa com 25 x 12 cápsulas de 500 mg. caixa com 25 x 4 cápsulas de 500 mg.
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada cápsula contém:
cloridrato de tetraciclina…………500mg
Excipiente: cápsula gelatinosa dura 0.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Multigram é usado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à tetraciclina. Seus efeitos clínicos começam a aparecer após os primeiros dias de tratamento.
Multigram deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso no blister e ou na embalagem externa do produto.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao seu médico se está amamentando. "Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".
As cápsulas de multigram devem ser ingeridas sem mastigar e com auxílio de água.
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU
MÉDICO.
Lembre-se que a interrupção do tratamento com antibióticos pode levar ao recrudescimento da doença.
INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS.
Entre as mais comuns podem aparecer falta de apetite, náuseas, vômito, diarréia, glossite, enterocolite e inflamação da região anogenital, erupções da pele, fotossensibilidade, reações de hipersensibilidade e intoxicação do fígado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS.
Informar ao seu médico se está fazendo uso de algum tipo de medicamento. Multigram associado com leite e derivados causa diminuição do efeito da tetraciclina.
O paciente deve informar ao seu médico se é hipersensível as tetraciclinas ou a outros medicamentos.
Multigram não deve ser usado durante a gravidez, amamentação e em crianças menores de 8 anos de idade. Durante o desenvolvimento da dentição (metade final da gravidez até a primeira infância) a tetraciclina poderá afetar a coloração dos dentes, sobretudo em tratamentos prolongados. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
por Chlamydia), infecções bacilares como brucelose, Brucela melitensis, B. suis e B. abortus, tularemia, cólera, acne, Shigella, Salmonella, Enterobacter aerogenes e E. coli.
CONTRA-INDICAÇÕES
Multigram não deve ser administrado em pacientes hipersensíveis as tetraciclinas, durante a gravidez, lactação, crianças menores de 8 anos de idade e pacientes com insuficiência renal.
PRECAUÇÕES
Durante o desenvolvimento da dentição (metade final da gravidez até a primeira infância) a tetraciclina poderá afetar a coloração dos dentes, sobretudo em tratamentos prolongados. A tetraciclina deverá ser administrada de maneira cautelosa nos pacientes que sofram de insuficiência hepática ou renal graves ou naquelas que tenham demonstrado anteriormente reações de fotossensibilidade.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Medicamentos contendo alumínio, magnésio, cálcio e ferro diminuem a absorção do antibiótico, como também a associação do mesmo com aminoglicosídeos, bismuto ou subsalicilato, caolim e pectina, sulfametoxazol / trimetoprima, com penicilina. Ocorre um aumento na absorção quando associado com anfotericina B, ciclamato de sódio, citrato de sódio, glucosamina, hexametafosfato sódico e parametafosfato de sódio e dimenidrato. O cloridrato de tetraciclina potencializa o efeito dos anticoagulantes orais, diminui o efeito anticoncepcional e pode causar hemorragias. Pode ter um aumento da hepatotoxicidade associado com clorpropamida, fenilbutazona e oxifenbutazona.
REAÇÕES ADVERSAS
Entre as reações adversas mais comuns pode aparecer anorexia, pirose, distúrbios epigástricos, desconforto abdominal, náuseas, vômito, diarréia, glossite, enterocolite e inflamação da região anogenital, erupções da pele, fotossensibilidade, reações de hipersensibilidade, hepatotoxicidade (icterícia, acidose, podendo chegar a choque irreversível; quando o paciente possui lesões renais podem agravar a uremia), anemia, trombocitopenia, neutropenia e eosinofilia.
POSOLOGIA
A posologia recomendada é de 500 mg, de 6 em 6 horas para adultos; Crianças acima de 8 anos de idade, 25 a 50 mg / kg ao dia em quatro tomadas divididas.
As doses podem ser aumentadas ou diminuídas a critério médico. CONDUTA NA SUPERDOSAGEM
Em caso de ingestão acidental de dose elevada do antibiótico consultar imediatamente o médico.
PACIENTES IDOSOS
Pacientes idosos devem seguir as mesmas orientações relativas a pacientes adultos, porém, é importante verificar as possíveis interações medicamentosas e verificar o perfeito funcionamento dos sistemas hepático e renal.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A tetraciclina é um antibiótico de largo espectro agindo sobre microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos. Tem ação bacteriostática interferindo provavelmente na síntese de proteínas. O antibiótico é absorvido rapidamente, liga-se às proteínas plasmáticas e é excretado principalmente sob forma ativa pelas fezes e urina.
INDICAÇÕES
Tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à tetraciclina, como: Infecções por riquetsias, por micoplasma (Mycoplasma pneumonae), Chlamydia, psitacose, conjuntivite de inclusão, uretrite inespecífica (causada por Chlamydia trachomatis), doenças sexualmente transmitidas (gonorréia, sífilis, infecções endocervicais ou retais causadas
Reg. no M.S. 1.2568.0051
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842
PRATI, DONADUZZI & CIA LTDA
Rua Mitsugoro Tanaka, 145
Centro Industrial Nilton Arruda Toledo – PR
CNPJ 73.856.593/0001-66
INDÚSTRIA BRASILEIRA