Princípios ativos: clioquinol, valerato de betametasona

Creme dermatológico

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Betnovate® Q é apresentado sob a forma farmacêutica de creme em bisnaga de 30g.

COMPOSIÇÃO: Betnovate® Q Creme

betametasona (como 17-valerato) ….. 1mg (0,1%)

clioquinol ….. 30mg (3%)

Excipientes Creme (clorocresol, cetomacrogol, álcool cetoestearílico, vaselina branca, parafina líquida, fosfato monossódico, ácido fosfórico, hidróxido de sódio e água purificada) q.s.p. ….. 1g

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: Betnovate® Q é indicado para o tratamento da lesão inflamatória da pele. O alívio dos sintomas e sinais de inflamação, como prurido (coceira), calor, dor, vermelhidão e edema (inchaço) ocorre logo após as primeiras aplicações, desde que feitas de forma adequada.

Cuidados no armazenamento: mantenha o produto na embalagem original e em temperatura abaixo de 30°C.

Após a aplicação, manter a bisnaga bem fechada a fim de preservar a estabilidade do produto.

Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação: informe ao seu médico se, durante o tratamento ou depois que ele terminar, ocorrer gravidez ou estiver amamentando.

Esteróides tópicos, como Betnovate® Q, não devem ser usados em grandes quantidades e por tempo prolongado na gravidez..

Cuidados na administração: siga a orientação médica respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Aplicar, massageando suavemente, pequena quantidade sobre a área afetada, duas ou três vezes ao dia, até a obtenção da melhora, quando então as aplicações poderão ser reduzidas para uma ao dia ou ainda uma em dias alternados.

Obs.: Betnovate® Q pode manchar tecidos, pele e cabelos, razão pela qual recomenda-se cobrir a lesão com atadura. Na roupa tais manchas são, contudo, removíveis com aplicação de essência de terebentina ou, se persistentes, com um dos bons produtos “”tiramanchas”” existentes.

O uso prolongado e/ou intensivo de Betnovate® Q na pele pode causar alterações locais, como estrias, adelgaçamento da pele, dilatações de vasos sangüíneos superficiais, principalmente quando em curativo oclusivo ou em dobras da pele, como axilas e virilhas.

Aconselha-se precaução no uso de esteróides tópicos, como Betnovate® Q, na psoríase.

O tratamento com Betnovate® Q não deve ser mantido por mais de 7 dias.

Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do médico.

Reações adversas: informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis, como a piora da lesão, o surgimento ou aumento do prurido (coceira), vermelhidão ou edema (inchaço) no local da aplicação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e precauções: o uso de Betnovate® Q é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

Como qualquer outro medicamento contendo corticosteróides, as preparações de Betnovate® Q são contra-indicadas para doenças da pele produzidas por vírus, como herpes simples, varicela (catapora) e vacínia.

Também são contra-indicadas para afecções da pele em crianças com menos de 1 ano de idade, inclusive dermatite amoniacal (erupção na pele produzida pela amônia da urina acumulada na fralda).

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS

As preparações de Betnovate® Q contêm o 17-valerato de betametasona, corticosteróide

dotado de grande atividade anti-inflamatória e antipruriginosa, e clioquinol.

O creme hidromiscível é, em princípio, mais adequado para as superfícies úmidas e exsudativas.

Betnovate® Q destina-se aos casos em que se presume a ocorrência de infecção por bactérias e/ou fungos. Quando a infecção constitui fator primordial, é freqüente a necessidade de terapia antibiótica sistêmica.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Betnovate® Q é indicado para o tratamento das seguintes condições nas quais houver confirmação, suspeita ou possibilidade de ocorrer uma infecção bacteriana e/ou fúngica secundária: eczema, inclusive atópico, infantil e discóide; psoríase, exceto a psoríase em placa disseminada; neurodermatoses, incluindo líquen simples e líquen plano; dermatite seborréica; intertrigo anal e genital e dermatites de contato.

CONTRA-INDICAÇÕES

Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou a iodo. Rosácea, acne vulgar, dermatite perioral, dermatoses em crianças com menos de 1 ano de idade, inclusive dermatite comum e dermatite amoniacal. Infecções cutâneas primárias causadas por vírus (por exemplo, herpes simplex, varicela). Prurido perianal ou genital. Betnovate® Q não é indicado para o tratamento de lesões primárias da pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas e para infecções primárias ou secundárias causadas por leveduras.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

A terapia tópica por longo prazo deve ser evitada quando possível, particularmente em crianças, visto a possível ocorrência de supressão adrenal mesmo sem oclusão.

A face, mais do que outras áreas do corpo, pode mostrar alterações atróficas após o tratamento prolongado com corticosteróides tópicos potentes, fato que se deve ter em mente ao tratar condições do tipo de psoríase, lúpus eritematoso discóide e eczema grave.

Se aplicado nas pálpebras deve-se ter cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos, o que poderia resultar em glaucoma.

Os corticosteróides podem ser perigosos na psoríase por uma série de razões, que incluem recidivas, rebotes, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase pustular generalizada e de ocorrência de toxicidade local ou sistêmica devido a deficiência na função de barreira da pele. Se usado na psoríase, é importante instituir supervisão cuidadosa do paciente.

Nos tratamentos oclusivos, a pele deve ser adequadamente limpa antes da aplicação de novo curativo oclusivo, a fim de se evitar infecção bacteriana induzida pela oclusão. Caso a mesma se desenvolva, instituir terapia antibiótica adequada. Qualquer disseminação infecciosa requer administração sistêmica de antimicrobianos e interrupção da corticoterapia tópica.

Betnovate® Q pode manchar roupas, pele e vestimentas; recomenda-se, pois, cobrir a lesão com atadura.

As apresentações contendo agentes antimicrobianos não devem ser diluídas.

Há um risco teórico de neurotoxicidade com a aplicação tópica de clioquinol, particularmente quando Betnovate® Q é usado com oclusão.

A administração tópica de corticosteróides em animais prenhes pode causar anormalidades no desenvolvimento fetal. Até o momento não se sabe se tais anormalidades podem também ocorrer no ser humano; contudo, os esteróides tópicos não devem ser usados extensivamente na gravidez, isto é, em grandes quantidades e por tempo prolongado.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS FORMAS DE INTERAÇÃO

Não há interações relevantes.

REAÇÕES ADVERSAS

Os eventos adversos são listados abaixo segundo o tipo de órgão e a sua freqüência. As freqüências são definidas como: muito comuns (>1/10), comuns (>1/100 e 1/1.000 e 1/10.000 e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *