Princípios ativos: ácido cítrico, óxido de magnésio, picossulfato de sódioPicolax

Laboratório

Ferring

Apresentação de Picolax

Sachê 10 mg emb. c/ 2 saches Sachê 10 mg emb. c/ 50 saches

Picolax – Indicações

Picolax está indicado para a limpeza intestinal prévia a exames radiológicos, endoscópicos ou cirurgias abdominais.

Contra-indicações de Picolax

O medicamento é contra-indicado nos seguintes casos: função renal severamente reduzida; casos de suspeita de dilatação tóxica do cólon; pacientes com evidências clínicas de obstrução intestinal. Pacientes que apresentem alergia a um dos componentes da fórmula.

Advertências

Picolax? não deve ser utilizado em pacientes com sintomas abdominais não-diagnosticados. Cuidados também devem ser tomados em pacientes com doenças inflamatórias intestinais e em casos de suspeita de obstrução entérica. Uma absorção subótima de água e eletrólitos pode criar deficiências clinicamente significativas em pacientes menos aptos. Considerando isto, idosos, pacientes debilitados, assim como pacientes com risco de hipocalemia podem necessitar de atenção particular. O período de limpeza intestinal não pode exceder 24 horas, porque períodos maiores de preparação podem aumentar o risco de um desbalanceamento hidroeletrolítico. Uma dieta de baixo resíduo é sugerida antes do tratamento, e durante este uma absorção de água abundante é recomendada (em anexo uma sugestão de plano de dieta). O medicamento causa movimentos intestinais intensos, que devem iniciar-se após três horas da primeira dose; o paciente deve manter-se próximo a um toalete. Gravidez: Estudos de reprodução com picossulfato sódico realizados em animais não têm revelado evidências de qualquer ação nociva sobre o feto. Porém, a experiência clínica com o uso de Picolax? durante a gravidez é limitada e devem ser observadas precauções, particularmente no primeiro trimestre de gestação. Lactação: O picossulfato sódico não é detectável no leite materno.

Interações medicamentosas de Picolax

Como um purgativo, Picolax? aumenta a taxa de fluxo gastrointestinal. A absorção de outro medicamento administrado oralmente pode, portanto, ser modificada durante o período de tratamento. A eficácia de Picolax? é reduzida por laxativos formadores de volume. Cuidados adicionais devem ser observados em pacientes que já se submetam a tratamentos com drogas que possam associar-se com hipocalemia (tais como diuréticos ou corticosteróides, ou ainda drogas que particularmente apresentem um risco de ocorrência de hipocalemia por exemplo, glicosídeos cardíacos).

Reações adversas / Efeitos colaterais de Picolax

Como em outros tratamentos de limpeza intestinal, o tratamento com Picolax? pode causar cefaléia, fadiga, náusea, cólica e dor anal. Têm sido relatados casos isolados de reações alérgicas incluindo anafilaxia ou vômitos e diarréia severa, conduzindo a uma hiponatremia e convulsão, na falta de uma reposição salina adequada.

Picolax – Posologia

Adultos: Consiste em duas doses, ambas no dia que antecede o exame ou cirurgia. Primeira dose: 1 sachê antes das 8:00 hs; segunda dose: 1 sachê entre 14:00 e 16:00 hs. Crianças: Seguindo os horários acima descritos: De 1 a 2 anos de idade: 1/4 sachê de manhã, 1/4 sachê à tarde. De 2 a 4 anos de idade: 1/2 sachê de manhã, 1/2 sachê à tarde. De 4 a 9 anos de idade: 1 sachê de manhã, 1/2 sachê à tarde. Acima de 9 anos de idade: Dose adulta. Pacientes idosos: Posologia semelhante à dos adultos. É necessário observar o modo de usar. Via de administração: Picolax?, após ser diluído em água, é administrado por via oral.

Superdosagem

A superdosagem conduzirá a uma diarréia profusa. O tratamento é baseado na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico através da administração de líquidos.

Picolax – Informações

O picossulfato sódico aumenta a motilidade intestinal, atuando diretamente na luz do cólon e agindo no peristaltismo do mesmo. O princípio ativo atua localmente não sendo detectável em qualquer quantidade em nível sérico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *