Princípio ativo: cefiximaCefix
Laboratório
Haller
Apresentação de Cefix
cáps. 400mg: emb. c/ 5 cáps. Susp. 100mg: emb. c/ um fr. c/ pó para preparo de 50 ou 100ml de susp. oral.
Cefix – Indicações
Tratamento de infecções por microrganismos sensíveis à Cefixima, tais como: faringites, amigdalites, otites médias, bronquites agudas, agudização de bronquites crônicas, infecções não-complicadas no trato geniturinário, inclusive uretrite gonocócica.000
Contra-indicações de Cefix
Reconhecida hipersensibilidade ao princípio ativo do produto; história clínica de alergia às cefalosporinas ou às cefamicinas. Por não ter sido determinada a segurança de seu uso para prematuros, recém-nascidos, lactentes até seis meses e gestantes, não se recomenda o produto para esses tipos de pacientes.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Cefix
As reações adversas mais comumente observadas durante o uso do produto foram gastrintestinais, registradas em 31% dos pacientes, tais como: diarréia (16%), náuseas (7%), evacuações freqüentes ou fezes amolecidas (6%), flatulência (4%), dor abdominal (3%), dispepsia (3%) e vômitos (1,3%). Essas reações foram leves em 20% dos casos, moderadas em 9% e graves em apenas 2%. Geralmente eram controladas pelo uso de medicação sintomática ou desapareciam quando se interrompia o tratamento c/ Cefixima. Cefixima, tal como outros antibióticos de amplo espectro, altera a flora normal do cólon e pode permitir o crescimento excessivo de clostrídios. Estudos indicam que uma toxina produzida pelo Clostridium difficile é uma causa primária de graves diarréias associadas c/ o uso de antibióticos, incluindo colite pseudomembranosa. Também foram observadas as seguintes reações adversas: erupções cutâneas, urticária, febre medicamentosa, prurido, elevações transitórias de SGPT, SGOT, fosfatase alcalina, uréia ou creatinina, cefaléia, tonteira, trombocitopenia, leucopenia e eosinofilia transitórias, raramente prolongamento do tempo de protrombina, pruridos genital e vaginal, e candidíase. Em 5.000 pacientes tratados c/ Cefixima, foram observados cinco casos de colite, sendo três de colite pseudomembranosa. Atenção: Este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.
Cefix – Posologia
Crianças c/ mais de 12 anos ou peso maior que 40kg e adultos: 200mg, duas vezes ao dia (12 em 12 horas), ou 400mg, uma vez ao dia. Crianças c/ menos de 12 anos ou peso inferior a 40kg: 8mg/kg/dia, em uma única tomada ou divididos em duas tomadas ao dia, c/ intervalo de 12 horas. A presença ou ausência de alimentos no tubo digestivo não influencia a absorção do medicamento, que pode ser tomado antes ou depois das refeições. Em doentes c/ insuficiência renal a dose deverá ser reduzida à metade se o clearance de creatinina for inferior a 20ml/minuto. A posologia não deve ultrapassar 200mg ao dia em hemodialisados. Em casos de insuficiência hepática, não é necessário alterar a posologia do produto, pois a Cefixima não é metabolizada pelo fígado. Também não é necessário alterar a posologia em pacientes idosos. As cápsulas do produto devem ser ingeridas inteiras, c/ um pouco de líquido.