Princípio ativo: itraconazol
Traconal
Classe terapêutica dos Antimicoticos Sistemicos.
Indicações de Traconal
Tratamento de diversas micoses superficiais e sistêmicas. Dermatofitoses; candidíase vaginal; pitiríase versicolor; candidíase oral; ceratite micótica; micoses sistêmicas; paracoccidioidomicose; candidíase sistêmica; aspergilose, esporotricose, cromomicose, histoplasmose.
Efeitos Colaterais de Traconal
Durante os estudos clínicos realizados com Traconal, as reações adversas mais encontradas foram de natureza gastrintestinal, tais como, náuseas, dor abdominal, dispepsia, cefaléia.
Como Usar (Posologia)
Para se obter um grau máximo de absorção, itraconazol deve ser administrado após a refeição. Candidíase vaginal: 2 cápsulas (200 mg) pela manhã e à noite, por um dia. Pitiríase versicolor: 2 cápsulas (200 mg) uma vez ao dia, durante 5 dias. Tinea corporis e Tinea cruris: 1 cápsula (100 mg) ao dia, durante 15 dias. Tinea pedis e Tinea manuum: uma cápsula (100 mg) ao dia, durante 15 dias. Nos casos com lesões nas regiões altamente queratinizadas, como palma das mãos e planta dos pés, recomenda-se um tratamento adicional por mais 15 dias. Ceratite micótica: 2 cápsulas (200 mg) ao dia, durante 15 dias. Candidíase oral: 1 cápsula (100 mg) ao dia, durante 15 dias. Micoses sistêmicas: 1 cápsula (100 mg) ao dia, até o desaparecimento dos sintomas e sinais ou até negativação dos exames micológicos. Em infecções muito graves, ou quando a resposta clínica for insuficiente dentro do prazo previsto, a dose de itraconazol pode ser aumentada para 2 cápsulas (200 mg) ao dia. – Superdosagem: não há dados disponíveis até o momento. Itraconazol não é removido pela diálise. No caso de ingestão acidental excessiva, devem ser adotados os procedimentos gerais de rotina, incluindo lavagem gástrica.
Contra-Indicações de Traconal
Gravidez. Mulheres com possibilidade de engravidar devem estar em uso de um método anticoncepcional eficaz antes do tratamento ser iniciado. Traconal é contra-indicado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade à droga. É contra-indicada a administração simultânea de itraconazol com terfenadina ou astemizol.
Precauções
Traconal é metabolizado predominantemente pelo fígado. Embora nos estudos clínicos realizados itraconazol não tenha induzido o aparecimento de disfunção hepática, recomenda-se não administrar a droga a pacientes com história de doença hepática ou a pacientes que tenham apresentado toxicidade hepática com outras drogas. Estudos realizados em pacientes com insuficiência renal demonstraram não ser necessário o ajuste da dose. Em tratamentos prolongados, recomenda-se acompanhamento laboratorial da contagem de células sanguíneas totais, bem como avaliação dos parâmetros bioquímicos. Resultados de testes realizados mostraram ligeiro aumento da hemoglobina, hemácias e hematócrito, e uma ligeira diminuição do número de leucócitos. Não se recomenda a administração de Traconal durante a lactação. Não foram realizados estudos específicos e amplos em crianças, portanto, o benefício do emprego de Traconal em pacientes pediátricos deve ser ponderado contra os riscos potencialmente envolvidos. – Interações medicamentosas: Traconal não deve ser administrado concomitantemente com rifampicina, fenitoína e antagonistas H2, uma vez que estas drogas reduzem os níveis sanguíneos do itraconazol. Nos estudos in vitro não foram demonstradas interações com relação à ligação às proteínas plasmáticas, entre itraconazol e imipramina, propranolol, diazepam, indometacina, tabetamida, sulfametazina e warfarina.
Apresentação
Cápsulas em blister de 4, 10 e 15.
Composição
Cada cápsula contém: itraconazol 100 mg.
Laboratório
Aché Labs. Farms. S.A.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Amphocil, Ancotil, Candoral, Clomazen, Facyl 500