Princípio ativo: nistatinaNistatina Creme
Composição – NISTATINA Creme
cada 4 g contém: nistatina 100.000 U.I;excipiente: nipagin, nipazol, lanolina, eumulgin, polawax, vaselina, água deionizada.
Posologia e Administração – NISTATINA Creme
creme vaginal: uma aplicação diária durante 2 semanas. As aplicações não deverão ser interrompidas durante o período menstrual. O tratamento deve ser continuado pelo menos 48 horas após a cura clínica, para evitar recidivas.
Precauções – NISTATINA Creme
não deve ser usado para tratamento oral, tópico ou em infecções oftálmicas. É recomendado a utilização de esfregaço com hidróxido de potássio, culturas ou outros meios para confirmar o diagnóstico de candidíase vaginal e para afastar infecções causadas por outros patógenos. No caso de ausência de resposta ao tratamento, os métodos acima mencionados devem ser repetidos. Na gravidez o risco de anormalidades com o uso de Nistatina não foi determinado. Seu uso, portanto deve ser prescrito pelo médico que estabelecerá se os benefícios para a mãe justifiquem o potencial risco para o feto.
Reações adversas – NISTATINA Creme
reações adversas embora raramente, são moderadas e transitórias, podendo ocorrer irritação vaginal. Não existem referências sobre alterações relevantes de exames laboratoriais após administração adequada da nistatina.
Contra-Indicações – NISTATINA Creme
pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação.
Indicações – NISTATINA Creme
tratamento local da candidíase causada por Candida (monilía) albicans e outras espécies de Candida, diagnosticada através da cultura da secreção vaginal ou esfregaço com hidróxido de potássio.
Apresentação – NISTATINA Creme
creme vaginal: bisnaga contendo 40 g + aplicador para 4 g.
LABORATÓRIO
ELOFAR