Princípios ativos: cianocobalamina, nicotinamida, piridoxina, riboflavinaNeo Cebetil Complexo
NEO CEBETIL COMPLEXO Complexo B + Ácido Ascórbico + Frutose Solução Injetável
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – NEO CEBETIL COMPLEXO
Solução injetável: caixa com 1 ampola A de 10ml e 1 ampola B de 10ml.
USO PEDIÁTRICO E ADULTO
COMPOSIÇÃO – NEO CEBETIL COMPLEXO
Solução injetável
Cada ampola A (10 ml) contém:
Nicotinamida 20mg
Cloridrato de piridoxina 4mg
Cianocobalamina 50mcg
Riboflavina (na forma de 5- fosfato sódico) 2mg
Veículo: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, água para injeção.
Cada ampola B (10ml) contém:
Frutose 750mg
Ácido ascórbico (Vitamina C) 1 g
Veículo: hidróxido de sódio, edetato dissódico, metabissulfito de sódio, cloreto de benzalcônio, água para injeção.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – NEO CEBETIL COMPLEXO
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO: NEO CEBETIL COMPLEXO é usado como complemento vitamínico do complexo B e Vitamina C por via endovenosa.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conserve o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (15 a 30ºC) e protegido da luz.
PRAZO DE VALIDADE: 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: sudorese, rubor facial e diarréia.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS:
Durante o tratamento o paciente deve evitar bebidas alcoólicas. A ingestão concomitante com outras substâncias (alimentos), não altera a segurança e a eficácia do medicamento.
CONTRA- INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES: O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou em pacientes com história de asma brônquica e problemas hepáticos.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – NEO CEBETIL COMPLEXO
CARACTERÍSTICAS – NEO CEBETIL COMPLEXO
Vitamina B2: a Riboflavina converte- se em duas enzimas, o mononucleotídeo de flavina e o dinucleotídeo de adenina e flavina, que são necessários para a respiração tissular normal. A Riboflavina também é requerida para a ativação da piridoxina e pode estar envolvida na manutenção da integridade dos eritrócitos.Vitamina B3: a Nicotinamida é componente de duas coenzimas, o dinucleotídeo de adenina e nicotinamida (NAD) e o dinucleotídeo fosfato de adenina e nicotinamida (NADP), que são necessárias para a respiração tissular, a glicogenólise e o metabolismo de lipídios aminoácidos, proteínas e purina.
Vitamina B6: a piridoxina, convertida no organismo em fosfato de piridoxal, atua como coenzima de cerca de 60 enzimas, relacionadas, em sua maioria, com o metabolismo de proteínas e aminoácidos. Desempenha importante papel na síntese de neurotransmissores como a noradrenalina, dopamina, serotonina, GABA e histamina. Participa de reações de degradação de aminoácidos, em que um dos produtos finais é a acetil- coenzima A, necessária à produção de energia e à síntese de proteínas, lipídios e acetilcolina.
O fosfato de piridoxal atua como coenzima na primeira etapa da síntese de esfingosina, substância que ocupa posição chave no metabolismo dos esfingolipídios, componentes essencias nas membranas celulares das bainhas de mielina. Uma vez que os esfingolipídios têm renovação metabólica muito rápida, a preservação da integridade estrutural e funcional do sistema nervoso requer síntese constante de esfingosina, dependente de vitamina B6.
O fosfato de piridoxal também age como coenzima da lisil- oxidase, enzima que induz o entrelaçamento das fibrilas de colágeno, originando tecido conjuntivo elástico e resistente.
Vitamina B12: a cianocobalamina participa do metabolismo lipídico, glicídico e protéico e da produção de energia pelas células. É necessária às reações de transmetilação, tais como, a formação da metionina a partir da homocisteína, da serina a partir da glicina e a síntese de colina a partir da metionina. Também toma parte na formação de bases pirimidínicas e no metabolismo de purina, além de estar envolvida na síntese do desoxirribosídio do ácido nucléico. Favorece a regeneração de formas ativas de folato e a entrada do metilfolato nos eritrócitos. A vitamina B12 é essencial para o crescimento normal, a hematopoese, a produção de células epiteliais e a manutenção da bainha de mielina no sistema nervoso.
Ela é necessária sempre que há reprodução celular e, consequentemente, ocorre síntese de ácido nucléico.
Vitamina C: Ácido Ascórbico é necessário para a formação de colágeno e reparação dos tecidos e pode estar envolvido em algumas reações de oxi- redução. Também está envolvido no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico, norepinefrina, histamina, ferro e alguns sistemas enzimáticos, na utilização de carboidratos, na síntese de lipídeos, proteínas e carnitina, na função imune, na hidroxilação da serotonina e na preservação da integridade dos vasos sanguíneos. Além disso, o Ácido Ascórbico aumenta a bsorção do ferro não-heme.
Frutose: A Frutose é uma fonte de carboidratos, podendo ser usada também por pacientes diabéticos.
INDICAÇÕES – NEO CEBETIL COMPLEXO
Como complemento vitaminíco do complexo B e vitamina C à pacientes que necessitem de administração por via endovenosa após grandes cirurgias, queimaduras externas, fraturas e outros traumas.
CONTRA-INDICAÇÕES – NEO CEBETIL COMPLEXO
NEO CEBETIL COMPLEXO está contra- indicado em pacientes com intolerância à frutose, hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula; envenenamento com álcool metílico, insuficiência hepática aguda e crônica e gravidez.NEO CEBETIL COMPLEXO está contra- indicado em pacientes com história de asma brônquica, particularmente naqueles que façam uso de broncodilatadores.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS – NEO CEBETIL COMPLEXO
Gerais: Durante a administração pela via parenteral, podem ocorrer reações anafiláticas devidas à hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Os efeitos desejados da levodopa sobre a doença de Parkinson podem ser reduzidos pelo uso de vitamina B6. Em pacientes com antecedentes alérgicos, o produto deve ser usado com extremo cuidado. A via oral deve ser instituída preferivelmente à endovenosa, tão logo seja possível, nos pacientes que necessitem tratamento prolongado.
Gravidez, amamentação e pediatria: Não há relatos de problemas específicos de acordo com a posologia recomendada.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – NEO CEBETIL COMPLEXO
A presença de Vitamina B6 pode reduzir os efeitos da levodopa no tratamento da doença de Parkinson.
INTERFERÊNCIAS EM EXAMES LABORATORIAIS – NEO CEBETIL COMPLEXO
Devido a presença de Frutose e Ácido Ascórbico, pode ocorrer reação falsa para reativos de Benedict e de Fehling.
REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS – NEO CEBETIL COMPLEXO
Frutose: em altas doses pode causar rubor facial, dor epigástrica e sudorese. A injeção rápida e concentrada pode causar tromboflebite. A acidose láctica e hiperuricemia com gota podem seguir- se à infusão venosa. A intolerância em algumas pessoas pode causar síndrome hipoglicêmica que pode ser seguida de dano renal e hepático. Ácido Ascórbico (Vitamina C): altas doses podem causar diarréia e formação de cálculos.
Cloridrato de Piridoxina (Vitamina B 6): reduz efeitos da levodopa. Dor nas costas, mal- estar, febre, dor no tórax, dispnéia, cefaléia, tonturas e sensação de calor de caráter transitório, têm sido relatados imediatamente após a aplicação endovenosa de NEO CEBETIL COMPLEXO.
POSOLOGIA – NEO CEBETIL COMPLEXO
A posologia deve ser determinada pelo médico de acordo com a necessidade do paciente. Aspirar o conteúdo de cada uma das ampolas (A e B) na mesma seringa e a administrá- lo CUIDADOSA E LENTAMENTE (mínimo de 5 minutos) por via endovenosa, de acordo com a prescrição médica. A solução obtida na seringa deve ter uso imediato não devendo ser estocada. Não use ampolas que apresentem qualquer alteração de cor do seu conteúdo .
SUPERDOSAGEM: – NEO CEBETIL COMPLEXO
Na eventualidade da ingestão acidental ou administração de doses muito acima das preconizadas, recomenda- se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais. Pode ser eliminado por hemodiálise.
PACIENTES IDOSOS: – NEO CEBETIL COMPLEXO
Não são conhecidos os efeitos sobre pessoas idosas, até a presente data.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA N.º do lote, data da fabricação e data da validade:
vide cartucho
LABORATÓRIO
UNIAO QUIMICA