Princípio ativo: finasteridaNasterol

Indicações de Nasterol

Tratamento sintomático de pacientes com hiperplasia prostática benigna com sintomas que não justifiquem uma intervenção cirúrgica.

Efeitos Colaterais de Nasterol

Os efeitos colaterais mais freqüentemente relatados estão relacionados com a função sexual: impotência, diminuição do volume de ejaculação e diminuição da libido. Não houve diferença entre o placebo e finasterida, quanto à interferência com exames biológicos.

Como Usar (Posologia)

1 comprimido revestido de 5 mg a cada 24 horas. O comprimido pode ser ingerido com ou sem alimentos . Embora possa ser observada melhora precoce, uma tentativa terapêutica de pelo menos 6 meses deve ser necessária para se estabelecer se uma resposta benéfica foi ou não atingida. Não são necessários ajustes posológicos para pacientes idosos ou com insuficiência renal. Superdosagem: doses únicas de até 400 mg e doses múltiplas de 80 mg/dia por 3 meses já foram administradas não tendo sido observados efeitos adversos. Não existe terapêutica específica para os casos de superdosagem com este medicamento.

Contra-Indicações de Nasterol

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. É contra-indicado para crianças e mulheres, particularmente, as grávidas ou as que possam engravidar.

Precauções

Gerais: o efeito benéfico de finasterida pode não ser imediato e os pacientes com um importante resíduo pós-miccional ou um débito urinário fortemente diminuído deverão ser controlados assiduamente para uma uropatia obstrutiva. Câncer de próstata: o diagnóstico e tratamento de hiperplasia benigna de próstata deverá compreender um toque prostático periódico para descartar o câncer de próstata. A diminuição do antígeno prostático específico nos pacientes com uma hiperplasia benigna de próstata tratados com finasterida não exclui o câncer de próstata. Insuficiência hepática: não existe informação sobre a farmacocinética e a tolerância à finasterida em indivíduos com insuficiência hepática. Uso na gravidez: não se deve administrar finasterida a mulheres. Se os comprimidos tiverem sido esfarelados, estes não devem ser manipulados por mulheres em idade fértil, em razão da possibilidade de absorção de finasterida. Devido à capacidade de inibir a 5-alfa redutase e da conseqüente inibição da conversão da testosterona em diidrotestosterona, a finasterida pode produzir anormalidades nos órgãos genitais externos se esta for administrada acidentalmente a uma mulher grávida com um feto do sexo masculino. A finasterida foi detectada no sêmen de indivíduos medicados com 5 mg/dia; não se sabe se um feto do sexo masculino pode ser afetado, se sua mãe for exposta ao sêmen de um paciente em tratamento com este medicamento. Em razão disso, um paciente em tratamento deverá evitar a exposição de sua parceira ao seu sêmen ou descontinuar o tratamento. – Interações medicamentosas: a finasterida não parece afetar significativamente o sistema metabolizador de drogas ligadas ao citocromo P450. Assim, não foram identificadas interações medicamentosas de importância clínica com propranolol, digoxina, warfarina, teofilina e antipirina. Embora não tenham sido realizados estudos clínicos, a finasterida foi associada aos seguintes medicamentos, sem evidência de interações adversas clinicamente significativas: inibidores da ECA, alfabloqueadores, bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, nitratos cardíacos, diuréticos, betabloqueadores H2, inibidores da HMG-CoA redutase, antinflamatórios não esteróides, quinolonas e benzodiazepínicos.

Apresentação

Caixa com 30 comprimidos revestidos de 5 mg.

Composição

Cada comprimido revestido contém: finasterida 5mg. Excipiente q.s.p. 1 comprimido revestido.

Laboratório

Zodiac Prods. Farms. S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *