Princípio ativo: finasteridaNasterid a
Princípio ativo Finasterida. Uso adulto. venda sob prescrição médica.

Indicações de Nasterid a

NASTERID-A (Finasterida) é indicado para o tratamento da alopecia androgenética, para aumentar o crescimento do cabelo e para prevenir queda adicional de cabelo.

Efeitos Colaterais de Nasterid a

Na dose de 1mg a Finasterida é bem tolerada. Os efeitos adversos mais freqüentemente relatados estavam relacionados com a função sexual. Os seguintes efeitos colaterais foram observados: impotência (1,7%), redução da libido (1,8%) e redução no volume do ejaculado (0,8%). O perfil de efeitos adversos nestes pacientes não foi significativamente maior que o grupo placebo. A incidência de efeitos colaterais sexuais relacionados à droga diminuiu ao longo do tempo de tratamento, sendo que em mais de 60% dos pacientes que apresentaram esses efeitos adversos, o problema foi solucionado com a continuidade da terapia. Podem ocorrer raros casos de reações de hipersensibilidade, incluindo edema labial e erupções cutâneas.

Como Usar (Posologia)

A dose recomendada é de 1mg ao dia com ou sem os alimentos, sendo que o tempo de melhora clínica é em torno de 3 meses. A duração total do tratamento deverá ser determinada mediante a resposta do paciente.

Contra-Indicações de Nasterid a

Finasterida é contra-indicada para crianças e pacientes com história de hipersensibilidade à Finasterida ou a quaisquer um dos componentes da formulação. Uso na gravidez: NASTERID-A (Finasterida) é contra-indicado em mulheres grávidas ou que possam vir a ficar grávidas. Devido à capacidade dos inibidores da 5-a-redutase, como a Finasterida, de inibir a conversão de testosterona em diidrotestosterona, essas drogas podem causar anormalidades na genitália externa dos fetos do sexo masculino quando administrada a uma mulher grávida. Mulheres grávidas não devem manusear Finasterida pelo alto risco subseqüente para o feto do sexo masculino. A Finasterida pode ser encontrada no ejaculado de homens em tratamento de alopecia. Dessa forma, quando a parceira sexual de um paciente em tratamento estiver grávida ou puder engravidar, o paciente deverá evitar a exposição da sua parceira ao sêmen ou descontinuar o tratamento.

Precauções

Deve-se levar em conta que a Finasterida age na próstata e que seu uso pode reduzir em até 50% os valores de PSA (Antígeno Prostático Específico). Logo, isto deve ser valorizado em pacientes com patologias prostática. Insuficiência hepática: Não existe informação sobre a farmacocinética e a tolerância à Finasterida em indivíduos com insuficiência hepática. Insuficiência renal: Não é necessário ajuste posológico em pacientes com graus variados de insuficiência renal (depuração de creatinina de até 9ml/min), pois os estudos de farmacocinética não indicaram qualquer alteração da biodisponibilidade da droga. Mulheres amamentando: Não se tem trabalhos mostrando se a Finasterida é excretada no leite.

Modo de Uso (Posologia) de Nasterid a

A dose recomendada é de 1mg ao dia com ou sem os alimentos, sendo que o tempo de melhora clínica é em torno de 3 meses. A duração total do tratamento deverá ser determinada mediante a resposta do paciente.

Advertência e Recomendações para Pacientes Com Idade Superior À 65 Anos

Não existe nenhuma restrição para o uso do medicamento nesta faixa etária. embora alguns estudos de farmacocinética tenham demonstrado que a eliminação da finasterida é diminuída em pacientes com mais de 70 anos de idade, sua posologia deve ser a mesma.

Composição

Comprimidos revestidos de 1mg: cada comprimido revestido contém:
Finasterida 1 mg
Excipientes: Amido de Milho, Estearato de Magnésio, Talco, Polietilenoglicol, Dióxido de Titânio, Corante, Copolímero Ácido Metacrílico.

Forma Farmacêutica e Apresentação

Comprimidos revestidos de 1mg – caixa contendo 30 comprimidos revestidos.

Informações Técnicas

A Finasterida é um componente 4-azasteróide sintético, um potente inibidor da 5-a-redutase, enzima intracelular responsável pela conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT). A DHT é um potente hormônio masculinizante e sua ação se faz no estímulo do crescimento da glândula prostática, na secreção de gordura pelas glândulas sebáceas e no crescimento de pêlos.

A DHT induz efeitos androgênicos pela ligação ao andrógeno receptor no núcleo da célula deste órgão. A Finasterida é um inibidor competitivo específico da 5-a-redutase. Isto foi demonstrado “in vivo”e “in vitro”. Seu uso reduz significativamente a concentração de DHT no soro e nos tecidos. A Finasterida não tem afinidade pelo andrógeno receptor. No homem, o metabólito da 5-a-redutase no sangue e urina diminui depois da administração de Finasterida.

Doses maiores de Finasterida (5mg) produzem uma rápida redução na concentração de DHT sérica, com observação do efeito máximo em 8 horas após a primeira dose. A supressão de DHT é mantida por 24 horas no intervalo de horas e com continuação do tratamento. Doses diárias de Finasterida têm demonstrado reduzir a concentração sérica de DHT a aproximadamente 70%. O nível de circulação mediana de testosterona diminui ao redor de 10%, mas se mantém com a média fisiológica.

Adultos do sexo masculino que tenham como herança genética a deficiência de 5-a-redutase também tem diminuição do nível de DHT. Com exceção da associação na presença de defeitos urogenitais de nascimento, nenhuma outra anormalidade clínica relacionada à deficiência de 5-a-redutase também tem sido observada nestes indivíduos.

Após uma única dose de 1mg de Finasterida, temos um pico plasmático em 2 horas, com concentração plasmática máxima de 9,2ng/ml de plasma, sua excreção se faz em 39% pela urina na forma de metabólitos (devido a ação do citocromo P450), 57% é excretada nas fezes e pequena quantidade de Finasterida pode ser identificada no líquido seminal. Sua depuração plasmática é de 165ml/min. Sua biodisponibilidade é de 80%, sendo que os alimentos não interferem na sua taxa de absorção. Aproximadamente 90% da Finasterida está ligada às proteínas plasmáticas e seu volume de distribuição é de 76 litros.

Informações ao Paciente

A Finasterida inibe a conversão de testosterona em diidrotestosterona pela inibição da enzima 5-a-redutase. A diidrotestosterona é um potente hormônio masculino responsável pelo surgimento de certo tipo de calvície, denominada calvície de padrão masculino ou alopecia androgenética. A redução dos níveis de diidrotestosterona devido ao uso de Finasterida reverte o quadro de calvície.

Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade em temperatura entre 15 e 30°C.

Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.

Verifique a data de fabricação no cartucho.

Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Gravidez e Lactação: Mulheres de pacientes em tratamento com NASTERID-A (Finasterida) que estão ou possam vir a ficar grávidas devem evitar a manipulação dos comprimidos, bem como a exposição ao sêmen. O uso de NASTERID-A (Finasterida) está contra-indicado em mulheres amamentando.Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.

Cuidados na administração: Finasterida deve ser administrada por via oral, com ou sem alimentos.

É importante seguir a orientação do seu médico. Na maioria das vezes a melhora da alopecia se nota após 3 meses de tratamento e a suspensão deste acarreta em possível retorno do quadro em 12 meses.

Siga a orientação de seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO
Reações Adversas: A Finasterida, em doses de 1mg ao dia, não costuma desenvolver sintomas desagradáveis, porém, caso ocorra: impotência sexual, diminuição do volume de ejaculação e diminuição da libido, informe ao seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Contra-indicações e Precauções: NASTERID-A (Finasterida) está contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE

Interações Medicamentosas

Na dose de 1mg ao dia de Finasterida não se observou interação medicamentosa com as seguintes substâncias: propranolol, digoxina, varfarina, antipirina, teofilina, inibidores da ECA, a-bloqueadores, b-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, nitratos cardíacos, diuréticos, antagonistas H2, inibidores da HMG-CoA redutase, antiinflamatórios não-esteróides, quinolonas, benzodiazepínicos, analgésicos e anticonvulsivantes. Não se observa interação com outras drogas que tenham o citocromo P450 como local de metabolização.

Superdose

Alguns pacientes receberam doses únicas de Finasterida de até 400mg e doses múltiplas de até 80mg/dia durante 3 meses, sem efeitos adversos. Não há terapia específica recomendada na superdose de Finasterida.

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Alfasin, Fenasten, Finalop, Finasterida (genérico), Nasterid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *