Princípio ativo: colagenaseIruxol Mono
Iruxol® mono
Colagenase
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO – Iruxol mono
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: – Iruxol mono
Bisnaga de 15 e 30 gramas e pomada lipofílica. Cada 1 grama de pomada contém 1,2 UI de colagenase.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Composição:
Cada g de pomada contém:
colagenase ……………….. 0,6U
Excipientes: parafina líquida e vaselina.
INFORMAÇÃO AO PACIENTE – Iruxol mono
Ação esperada do medicamento: IRUXOL® MONO (colagenase) é um medicamento indicado para a limpeza de feridas da pele de diferentes tipos.
Cuidados de conservação: este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original ao abrigo do calor e da umidade. Guardado nessas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade indicado na embalagem.
Prazo de validade: ao adquirir medicamentos confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Cuidados de administração: deve- se fazer rigorosa higiene local antes da utilização do produto.
Interrupção do tratamento: NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
Reações adversas: INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS. Pode ocorrer: ardência, dor, irritação, eczema e rubor.
Uso concomitante com outras substâncias: o emprego adicional de outros preparados de aplicação tópica pode prejudicar a eficácia de IRUXOL® MONO (colagenase).
Contra- indicação: IRUXOL® MONO (colagenase) é contra-indicado a pessoas com alergia à colagenase ou aos demais componentes da fórmula do produto.
Precauções: evitar o contato da pomada com os olhos e com a mucosa da boca. Em pacientes diabéticos, as gangrenas secas devem ser umedecidas cuidadosamente, com a finalidade de se evitar a conversão para gangrena úmida.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO OU DURANTE O TRATAMENTO.
Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÃO TÉCNICA – Iruxol mono
IRUXOL® MONO (colagenase) contém como princípio ativo a colagenase, utilizada como agente desbridante em lesões superficiais.Promove limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas.
A colagenase é uma preparação enzimática obtida a partir de filtrados de culturas de Clostridium histolyticum. Além da clostridiopeptidase A (principal componente), reúne outras peptidases formadas durante o processo de preparação.
A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado nativo, nas regiões helicoidais, e degrada o substrato N- carbobenzoxi-glicil-L-propil-glicil-glicil-L-propil-L-alanina.
Considerando que o colágeno contribui com 75% do peso seco do tecido cutâneo, a capacidade da colagenase em decompor o colágeno em pH fisiológico e temperatura variada, torna- a particularmente eficiente na remoção de detritos. A colagenase, assim, contribui para a formação de tecido de granulação e subsequente re-epitelização de úlceras da pele e de áreas gravemente queimadas.
O colágeno de tecido sadio ou do tecido de granulação recentemente formado não é afetado pela colagenase. Não se dispõe de informações sobre a absorção da colagenase através da pele ou de suas concentrações nos líquidos orgânicos associadas a efeitos terapêuticos e/ou tóxicos, grau de ligação às proteínas plasmáticas, grau de recaptação por algum órgão em particular, ou pelo feto, e sobre a passagem através da barreira hemoliquórica.
INDICAÇÕES: – Iruxol mono
IRUXOL® MONO (COLAGENASE) é indicado para a limpeza de lesões dérmicas, independentemente de sua origem e localização: em ulcerações e necroses (úlcera varicosa, úlcera de decúbito, gangrenas das extremidades, especialmente gangrena diabética, congelamentos); em lesões de difícil cura (lesões pós- operatórias, por irradiação e por acidentes); antes de transplantes cutâneos.
CONTRA-INDICAÇÕES: – Iruxol mono
IRUXOL® MONO (COLAGENASE) É CONTRA- INDICADO EM CASOS DE HIPERSENSIBILIDADE LOCAL OU SISTÊMICA À COLAGENASE OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA DO PRODUTO.
PRECAUÇÕES: – Iruxol mono
A VARIAÇÃO DE PH IDEAL PARA A COLAGENASE SITUA- SE ENTRE 6 E 8. CONDIÇÕES DE PH MAIS BAIXO OU MAIS ALTO DIMINUEM A ATIVIDADE ENZIMÁTICA E DEVEM SER TOMADAS PRECAUÇÕES APROPRIADAS. A ATIVIDADE ENZIMÁTICA TAMBÉM É AFETADA ADVERSAMENTE POR DETERGENTES E ÍONS DE METAIS PESADOS TAIS COMO MERCÚRIO E PRATA QUE SÃO UTILIZADOS EM ALGUNS ANTI-SÉPTICOS. QUANDO SE SUSPEITAR QUE TAIS MATERIAIS FORAM UTILIZADOS, O LOCAL DEVE SER CUIDADOSAMENTE LIMPO POR LAVAGENS REPETIDAS COM SOLUÇÃO SALINA NORMAL ANTES DA APLICAÇÃO DA POMADA IRUXOL® MONO (COLAGENASE). ASSIM, DEVE-SE EVITAR O USO DE COMPRESSAS CONTENDO ÍONS METÁLICOS OU SOLUÇÕES ÁCIDAS QUE BAIXAM O PH. MATERIAIS DE LIMPEZA TAIS COMO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO, LÍQUIDO DE DAKIN E SOLUÇÃO SALINA NORMAL SÃO COMPATÍVEIS COM IRUXOL® MONO (COLAGENASE) POMADA. PACIENTES DEBILITADOS DEVEM SER MONITORADOS CUIDADOSAMENTE COM RELAÇÃO A INFECÇÕES BACTERIANAS SISTÊMICAS POR CAUSA DA POSSIBILIDADE TEÓRICA DE QUE AS ENZIMAS DESBRIDANTES PODEM AUMENTAR O RISCO DE BACTEREMIA.
CONSIDERANDO QUE FOI NOTADO UM LEVE ERITEMA TRANSITÓRIO NO TECIDO CIRCUNJACENTE, PARTICULARMENTE, QUANDO A APLICAÇÃO NÃO FOI CONFINADA À LESÃO, A POMADA DEVE SER APLICADA CUIDADOSAMENTE DENTRO DA ÁREA LESADA.
DEVERÁ SER EVITADO CONTATO COM OS OLHOS E COM A MUCOSA DA CAVIDADE ORAL.
EM PACIENTES DIABÉTICOS, AS GANGRENAS SECAS DEVEM SER UMEDECIDAS CUIDADOSAMENTE COM A FINALIDADE DE SE EVITAR A CONVERSÃO PARA GANGRENA ÚMIDA.
A FIM DE SE EVITAR A POSSIBILIDADE DE RE- INFECÇÃO, DEVE-SE OBSERVAR RIGOROSA HIGIENE LOCAL ANTES DA UTILIZAÇÃO DO PRODUTO.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: – Iruxol mono
O emprego adicional de outros preparados de aplicação tópica pode diminuir a eficácia terapêutica do produto.Não deverão ser utilizadas tirotricina, gramicidina e tetraciclina concomitantemente com IRUXOL® MONO (colagenase), já que estes produtos inativam a ação da colagenase.
REAÇÕES ADVERSAS: – Iruxol mono
AS REAÇÕES ADVERSAS MAIS COMUNS SÃO: ARDÊNCIA, DOR, IRRITAÇÃO, ECZEMA, RUBOR NO LOCAL DA APLICAÇÃO. NÃO FORAM RELATADAS REAÇÕES ALÉRGICAS DE HIPERSENSIBILIDADE OU REAÇÕES TÓXICAS DURANTE O USO CLÍNICO DE MANEIRA RECOMENDADA.
POSOLOGIA: – Iruxol mono
Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte:1. IRUXOL® MONO (colagenase) deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2mm. O efeito nas necroses crostosas é melhorado, fazendo- se um corte no centro e em alguns casos nas margens, seguido de aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta como por cima. Evite secar a lesão, pois a umidade aumenta a atividade enzimática. Material necrótico seco ou duro deve ser amolecido, primeiramente por meio de compressas úmidas. Após a aplicação da pomada, cobrir a lesão com gaze e umedecê-la com água destilada ou soro fisiológico.
2. Evitar detergentes, sabão ou solução anti- séptica, não utilizar álcool iodado, mercúrio cromo, etc., já que estes produtos inativam a ação de IRUXOL® MONO (colagenase).
3. O curativo de IRUXOL® MONO (colagenase) pomada deve ser feito diariamente. É possível aumentar o efeito enzimático, aplicando a pomada duas vezes ao dia.
4. Antes de aplicar IRUXOL® MONO (colagenase), todo material necrótico desprendido deve ser removido com uma gaze embebida em solução de peróxido de hidrogênio ou líquido de Dakin, seguida da aplicação de solução salina. Isto se faz, também, através de pinça, espátula ou por lavagem, tendo o cuidado de não utilizar detergente ou sabões.
5. Sempre que houver infecção é desejável utilizar um pó contendo um antibiótico apropriado para uso tópico. O antibiótico deve ser aplicado à lesão antes da aplicação do IRUXOL® MONO (colagenase). Se a infecção não responder, o uso de IRUXOL® MONO (colagenase) deve ser descontinuado até que haja cura da infecção.
6. O tratamento com IRUXOL® MONO (colagenase) deve ser terminado quando o desbridamento do tecido necrótico for completado e o tecido de granulação estiver bem estabelecido.
SUPERDOSAGEM: – Iruxol mono
Em caso de superdosagem, o médico deve ser imediatamente comunicado, de modo a instituir terapêutica adequada. Em caso de ingestão acidental de IRUXOL® MONO (colagenase) pomada, deverá ser provocado vômito e, se necessário, lavagem gástrica. A ação da enzima é interrompida, se isto for desejável, pela aplicação de solução de Burrow USP (pH 3,6- 4,4) à lesão.
USO EM IDOSOS: – Iruxol mono
Não existem, até o momento, restrições ou recomendações especiais para o uso por pacientes idosos.
LABORATÓRIO: – Iruxol mono
ABBOTT
Rua Nova York, 245 – Brooklin
São Paulo/SP – CEP: 04560-108
Tel: 11- 5536-7000
Fax: 011- 5531-7205
LABORATÓRIO
ABBOTT