Princípios ativos: ácido ascórbico, ácido fólico, cianocobalamina, fumarato ferrosoIloban Capsulas
Iloban® Cápsulas
Cianocobalamina, Fumarato ferroso,
Ácido ascórbico, Ácido fólico
Forma farmacêutica e apresentação – ILOBAN Capsulas
Embalagem com 20 cápsulas com microgrânulos de liberação lenta.
Composição – ILOBAN Capsulas
Cada cápsula contém:
Cianocobalamina…..1000mcg
Fumarato ferroso…..330mg
Ácido ascórbico……100mg
Ácido fólico………….7,5mg
e excipientes (amido, cera alba, goma laca, indigotina, monoestearato de glicerila, polividona, sacarose, talco e tartrazina)
Uso oral – adulto.
Indicações – ILOBAN Capsulas
ILOBAN® CÁPSULAS está indicado para corrigir alterações na hematopoese consequentes à carência de ácido fólico, ferro e cianocobalamina.
Contra-indicações – ILOBAN Capsulas
Hemocromatose, hemossiderose, hipersensibilidade ao ácido fólico ou a qualquer outro componente do produto.
Precauções – ILOBAN Capsulas
As causas e a natureza de uma anemia devem ser sempre investigadas.
O ácido fólico pode ser responsável pela remissão do quadro hematológico da anemia perniciosa sem, no entanto, atuar nas manifestações neurológicas da doença que continua em progresso. Nesse caso a administração oral de B12 pode ser insuficiente, tornando- se necessária a utilização concomitantemente desta vitamina por via intramuscular.
Interações medicamentosas – ILOBAN Capsulas
A absorção de ferro é aumentada por substâncias como os ácidos ascórbico e succínico e o sorbitol. Outras, tais como os fitalatos, os fosfatos e preparações antiácidas com trissilicato de magnésio e carbonatos, a inibem.
O ferro pode reduzir a absorção de tetraciclinas.
É provável que compostos anticonvulsivantes como a difenilhidantoína sódica, a primidona e os barbitúricos agem como antagonistas débeis do ácido fólico, podendo levar a
estados carenciais.
Os agentes antifólicos (aminopterina e metotrexato) e o antimalárico pirimetamina inibem a redução enzimática do ácido fólico. É provável que os contraceptivos orais interajam com o ácido fólico, levando a uma deficiência deste.
Reações adversas – ILOBAN Capsulas
Pacientes mais sensíveis, quando submetidos à terapia com sais de ferro, podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas, vômitos, diarréia, dor epigástrica, cólicas intestinais e constipação. Nesses pacientes a redução da dose diária ou a administração das cápsulas imediatamente após as refeições minimizam esses possíveis efeitos.
Reações alérgicas têm sido raramente reportadas após o uso oral ou parenteral do ácido fólico.
Posologia – ILOBAN Capsulas
Uma a duas cápsulas ao dia, preferentemente, entre as refeições. A posologia pode ser modificada a critério médico.
Pacientes idosos
Não existem advertências ou recomendações especiais sobre uso do produto.
Conduta na superdosagem e nas reações adversas – ILOBAN Capsulas
Com as doses recomendadas as reações adversas digestivas são comumente pouco intensas. Podem ser minimizadas pela redução da posologia ou administrando- se o produto imediatamente após as refeições.
No caso de ocorrerem reações alérgicas ao ácido fólico, tratar com anti- histamínicos ou corticosteróides e suspender o uso do medicamento.
A superdosagem de ferro elementar provoca fenômenos de intoxicação que podem surgir dentro de 10 – 60 minutos ou demorar horas. Há comprometimento do trato gastrintestinal, com dor epigástrica, náuseas, vômitos, diarréia, melena, hematêmese e, associadamente, tonteira, palidez, cianose e choque, nos casos graves.
O tratamento é feito com lavagem gástrica e utilização de agentes quelantes, mantendo- se desobstruídas as vias aéreas, e combatendo a desidratação, a acidose e o choque
LABORATÓRIO
MERCK