Princípio ativo: dipropionato de beclometasonaClenil 250 mcg Spray
Composição – CLENIL
beclometasona- 17,21-dipropionato.
Posologia e Administração – CLENIL
cada inalação- dose fornece 250 mcg de beclometasona dipropionato. Adultos: em geral: 2 inalações-dose, 2 vezes ao dia conforme prescrição médica. Nos casos de necessidade pode-se aumentar a dose para 2 inalações-dose 3 a 4 vezes ao dia. Não se deve interromper bruscamente o tratamento com Clenil 250 mcg Spray, reduzindo-se progressivamente as doses.
Precauções – CLENIL
os pacientes devem ser informados da forma correta do uso do inalador. Clenil 250 mcg Spray não é eficaz nas crises de asma já instaladas; pelo contrário, o produto constitui- se em tratamento de fundo da doença asmática e neste caso, deverá ser administrado de acordo com as doses prescritas da forma que o médico considerar necessário. O tratamento em paciente que já recebeu tratamento sistêmico com corticosteróides necessita de precauções adicionais e vigilância médica periódica, visto que a reativação da função supra-renal suprimida em virtude da corticoterapia sistêmica é lenta. É necessário, no entanto, que a doença asmática esteja relativamente estabilizada com o tratamento sistêmico. No início, o Clenil 250 mcg Spray deve ser administrado mantendo-se a corticoterapia sistêmica; a seguir, o tratamento deverá ser progressivamente reduzido, controlando-se o paciente em intervalos regulares (aconselha-se exames periódicos da função supra-renal), modificando-se a posologia de Clenil 250 mcg Spray de acordo com os resultados obtidos. Durante as fases de estresse ou de crises asmáticas graves, os pacientes deverão ser submetidos a um tratamento suplementar com corticosteróides por via sistêmica. – Administração durante a gravidez ou aleitamento: nas mulheres grávidas, o produto só deverá ser administrado apenas em casos de necessidade absoluta e sob supervisão médica mais intensa. As crianças cujas mães durante a gravidez receberam doses elevadas de corticosteróides por via inalativa deverão ser rigorosamente observadas a fim de se diagnosticar eventual insuficiência supra-renal. – Uso em pediatria: o produto Clenil 250 mcg Spray não é indicado para uso em pediatria. Efeitos secundários: até o momento não foi constatado qualquer efeito grave (para-efeito), pela utilização do produto de acordo com as doses aconselhadas. Podem ocorrer, às vezes, infecções localizadas do tipo micótico (candidíase), na cavidade orofaríngea; em geral, essas infecções regridem rapidamente com tratamento. Pode-se reduzir ou prevenir o aparecimento dessas micoses orais, realizando-se uma lavagem bucal com água após cada inalação. Alguns pacientes relataram ressecamento da cavidade oral. Os efeitos sistêmicos são extremamente improváveis quando são respeitadas as doses indicadas. Entretanto, nos tratamentos prolongados os pacientes devem ser rigorosamente controlados, a fim de constatar o eventual aparecimento de manifestação, tais como: osteoporose, úlcera péptica, sinais de insuficiência supra-renal secundária, tais como, hipotensão e perda de peso, a fim de prevenir acidentes decorrentes de um quadro de insuficiência supra-renal aguda. A inalação de doses elevadas do produto (superiores a 150 mcg ao dia) por período prolongado poderá provocar depressão da função supra-renal. – Interações medicamentosas: conforme já mencionado, o uso do produto deverá levar em consideração o uso concomitante de corticosteróides sistêmicos, a fim de possibilitar o ajuste das doses.
Contra-Indicações – CLENIL
tuberculose pulmonar ativa ou inativa; herpes simples e hipersensibilidade individual aos derivados da cortisona.
Indicações – CLENIL
asma brônquica e bronquite asmática. O uso de Clenil 250 mcg Spray deve ser reservado para os casos de tratamento asmático, onde não se obtém controle dos sintomas de forma adequada com as doses da beclometasona dipropionato, habitualmente administradas por via inalatória.
Apresentação – CLENIL
recipiente doseador com bocal para 200 erogações. Cada frasco aerossol dosimetrado contém 50 mg de beclometasona dipropionato.
LABORATÓRIO
FARMALAB