Princípios ativos: ferro, zinco, cobre, selênio, acido fólico, colina, vitamina a, vitamina d
FERROVITAN COM COLINA
Suplemento de Colina, Minerais Aminoácidos Quelatados + Vitaminas Essenciais Minerais com melhor absorção e alto teor de vitaminas1
Solução para uso oral em frasco com 60 mL Contém seringa dosadora
Sabor brigadeiro
Suplemento vitamínico/mineral elaborado para auxiliar no bom funcionamento do organismo de crianças com idade acima de 6 meses até 10 anos
O QUE É FERROVITAN E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?
FERROVITAN é uma fórmula nutricional que alia a colina, importante componente relacionado a função cognitiva5,6*, com os minerais aminoácidos quelatados como o ferrochel e o bisglicinato de zinco e altos teores de vitaminas. Recomendado para crianças em diferentes faixas etárias como coadjuvante alimentar e complementar em dietas irregulares ou deficientes.
O QUE SÃO OS MINERAIS AMINOÁCIDOS QUELATADOS?
FERROVITAN é composto por um mix exclusivo de Minerais Aminoácidos Quelatados, obtidos através da tecnologia TRAACS, que não interage com os alimentos ou prejudica o funcionamento do trato gastrointestinal1,2. Este mix atua sinergicamente em conjunto com a colina e as vitaminas A, B9 e D, proporcionando um máximo e efetivo aproveitamento dos nutrientes pelo organismo3. Minerais Aminoácidos Quelatados são únicos em sua potência, tolerância e biodisponibilidade4.
COMO OS MINERAIS AMINOÁCIDOS QUELATADOS E AS VITAMINAS FUNCIONAM?
Colina é um nutriente essencial para todas as fases da vida com comprovados benefícios para a memória e foco mental5,6. A colina é o precursor do neurotransmissor acetilcolina que atua diretamente na comunicação das células cerebrais. A colina está associada a função cognitiva, particularmente a perda de memória, orientação, atenção e aprendizagem5,6.
Ferro: mineral vital para a homeostase celular. É essencial para o transporte de oxigênio e metabolismo energético. Utilizado principalmente na síntese da hemoglobina nos eritroblastos (glóbulos vermelhos do sangue transportador de oxigênio). A deficiência de ferro acarreta consequências para todo o organismo, sendo a anemia a manifestação mais relevante7. É sabido que as crianças são especialmente vulneráveis anemia com deficiência de ferro em função de sua maior necessidade deste nutriente nos períodos de rápido crescimento, principalmente nos primeiros 5 anos de vida8. A fonte quelatada de ferro de FERROVITAN, o bisglicinato (Ferrochel), apresenta alta absorção e tolerabilidade pelo organismo9,10.
Zinco: presente no FERROVITAN na forma quelatada bisglicinato devido a sua alta biodisponibilidade2, está envolvido com o desenvolvimento cognitivo, sendo essencial na neurogênese, migração neuronal e função sináptica. Atua como neurotransmissor e sua deficiência acarreta alterações no processo de atenção, memória, atividade, comportamento neuropsicológico e desenvolvimento motor11. Importante para o bom funcionamento do organismo, o zinco atua no sistema de defesa antioxidante, reduzindo a produção de radicais livres, contribuindo beneficamente para saúde e desempenho das articulações12,13.
Cobre: na forma quelatada de bisglicinato, participa da formação de proteínas, além de componentes da matriz extracelular e enzimas que atuam na absorção e transporte do ferro. Atua no metabolismo ósseo e no sistema imunológico14.
Selênio: essencial para a saúde humana, sendo o elemento chave para diversas ações do organismo, como sistemas de defesa antioxidantes, função imunológica, e algumas funções especializadas no sistema nervoso central15,16. Baixos níveis de selênio estão associados a piora da atividade cognitiva, como prejuízo na formação da memória e na função sináptica17.
Vitamina A: importante antioxidante, tem relacionadas a visão normal, manutenção e desenvolvimento de tecidos epiteliais, crescimento e função imune18. A suplementação de vitamina A pode auxiliar na integridade intestinal. A função da vitamina A na imunidade pode reduzir na susceptibilidade e/ou a severidade das infecções19.
Vitamina B9 (Ácido Fólico): essencial no metabolismo da homocisteína, aminoácido tóxico para o endotélio capilar, mantendo seus níveis normais. A elevação dos níveis de homocisteína pela deficiência de folato está associada a risco cardiovascular. Crianças de 1 a 3 anos necessitam ácido fólico para o crescimento20.
Vitamina D: fundamental em funções do metabolismo ósseo, promovendo absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes21,22. Atua na absorção intestinal de cálcio, função muscular e função das células ósseas21.
* Função Cognitiva: processo neural de informação que envolve: percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Também faz parte deste processo, o funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento, velocidade de desempenho).
Recomendação de uso:
Uso pediátrico acima de 6 meses a 10 anos.
Ingestão diária recomendada:
2 mL por dia ou a critério médico ou nutricionista.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
O Ministério da Saúde adverte: Este produto não deve ser usado para crianças menores de 6 (seis) meses de idade, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.
“O aleitamento materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes. A saúde do lactente pode ser prejudicada quando alimentos artificiais são utilizados desnecessária ou inadequadamente. Consulte seu profissional de saúde antes de decidir por utilizar suplementos alimentares”.
COMPOSIÇÃO DO FERROVITAN
Ingredientes: água (veículo), citrato de colina, bisglicinato ferroso, propilenoglicol (veículo), bisglicinato de zinco, bisglicinato cúprico, palmitato de retinol, colecalciferol, ácido fólico, selenito de sódio, Estabilizante: sorbitol, Reguladores de acidez: hidróxido de sódio e bicarbonato de sódio, Corante: caramelo 150a, Espessante: goma xantana, Conservador: metilparabeno, Aromatizante: sintético idêntico ao natural de brigadeiro, Edulcorante: sucralose, Emulsificante: polissorbato 80.
CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM AÇÚCARES E LACTOSE.
ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE AMENDOIM. PODE CONTER SOJA E TRIGO.
Cuidados na administração:
GESTANTES, NUTRIZES E CRIANÇAS ATÉ 3 (TRÊS) ANOS, SOMENTE DEVEM CONSUMIR ESTE PRODUTO SOB ORIENTAÇÃO DE NUTRICIONISTA OU MÉDICO.
CONSUMIR ESTE PRODUTO CONFORME A RECOMENDAÇÃO DE INGESTÃO DIÁRIA CONSTANTE NESTE FOLHETO
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL – Porção 2 mL
%VD (0) %VD(**) %VD (***) %VD (****) Carboidratos
Açúcares 0g, dos quais:
0g Ferro 6,0mg 67% 100% 100% 67% Zinco 4,1 mg 100% 100% 80% 73% Cobre 220 mcg 100% 65% 50% 50% Selênio 10mcg 100% 59% 48% 48% Acido fólico 48mcg 100% 51% 41% 27% Colina 62,5mg 42% 31% 25% 25% Vitamina A 125mcg 31% 31% 28% 25% Vitamina D 5,0mcg 100% 100% 100% 100%
Não contém quantidade significativa de valor energético, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
* %Valores Diários para crianças de 7 a 11 meses, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.
** %Valores Diários para crianças de 1 a 3 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.
*** %Valores Diários para crianças de 4 a 6 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05.
**** %Valores Diários para crianças de 7 a 10 anos, calculados com base nos valores de IDR estabelecidos pela Resolução RDC nº 269/05. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
***** VD não estabelecido.
Data de fabricação e validade: vide embalagem. Não utilizar com o prazo de validade vencido.
Cuidados na conservação: Conservar o produto entre 15 e 30°C. Proteger da luz e da umidade. Isento de registro de acordo com a RDC 27/2010.
Método TRAACS de análise Albion
A Albion é a única empresa fabricante de minerais aminoácidos quelatos que comprova a estrutura de quelação de seus produtos. O método TRAACS (The Real Amino Acid Chelate System – O real sistema de quelação do aminoácido) de análise, patenteado pela Albion, mostra a existência de quelação entre os minerais e os aminoácidos, utilizando o procedimento FT-IR que confirma a ligação e identifica uma “impressão digital” única para cada molécula. O método TRAACS é a sua garantia de que os minerais Albion são os verdadeiros minerais aminoácidos quelatos.
Este produto possui a certificação Gold Medallion, cujo selo garante que os minerais contidos na formulação sejam os minerais aminoácidos quelatos Albion®, sinônimo de excelência nutricional.
Produzido por: Myralis Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Rogélia Gallardo Alonso, 650 – Distrito Industrial – Aguaí – SP – CNPJ 17.440.261/0001-25 – Indústria Brasileira
Distribuído por: Eurofarma Laboratórios S.A.
Rod. Presidente Castello Branco, km 35,6 – Itapevi – SP – CNPJ: 61.190.096/0008-69 – Indústria Brasileira – Central de Atendimento: 0800 704 3876
REFERÊNCIAS:
- Ashmead, The pathways for absorption of an amino acid chelate. In: Ashmead, HD. Amino Acid Chelation in Human and Animal Nutrition. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2012. 117-134.
- Gandia et al. A bioavailability study comparing two oral formulations containing zinc (Zn bis-glycinate vs. Zn gluconate) after a single administration to twelve healthy female volunteers. Int J Vitam Nutr Res, 2007. 77(4): 243-8.
- Ashmead, HD, Graff, DJ, Ashmead, 1985. Intestinal absorption of metal ions and chelates. Thomas Springfield, Ill., U.S.A.
- Jeppsen RB, et The nutritional benefits and safety of minerals which have been chelated with amino acids. Biomarkers and Environment, Col 4 (2001), Supplement.
- Nurk E, Refsum H, Bjelland I, et Plasma free choline, betaine and cognitive performance: the Hordaland Health Study. Br J Nutr. 2013 Feb 14;109(3):511-9.
- Wozniak JR, Fuglestad AJ, Eckerle JK, et al. Choline supplementation in children with fetal alcohol spectrum disorders: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Am J Clin 2015 Nov;102(5):1113-25.
- Grotto, HZW. Metabolismo do ferro: uma revisão sobre os principais mecanismos envolvidos em sua homeostase. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 2008. 30(5): 390-397.
- Diretriz: Suplementação intermitente de ferro em crianças de idade pré-escolar e escolar Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2011.
- Szarfarc SC, de Cassana LM, Fujimori E, et Relative effectiveness of iron bis-glycinate chelate (Ferrochel) and ferrous sulfate in the control of iron deficiency in pregnant women. Arch Latinoam Nutr. 2001 Mar;51(1 Suppl 1):42-7.
- Pineda O, et Effectiveness of treatment of iron-deficiency anemia in infants and young children with ferrous bis-glycinate chelate. Nutrition. 2001. 17:381–384.
- Bhatnagar S, Taneja Zinc and cognitive development. Br J Nutr. 2001 May; 85 Suppl 2:S139-45. Review.
- Mayo-Wilson E, Junior JA, Imdad A, et Zinc supplementation for preventing mortality, morbidity, and growth failure in children aged 6 months to 12 years of age. Cochrane Database Syst Rev. 2014. 15;(5):CD009384.
- Kara E, Gunay M, Cicioglu I, et Effect of zinc supplementation on antioxidant activity in young wrestlers. Biological trace element research. 2010. 134: 55–63.
- Fiorini, Dossiê dos Minerais na Alimentação. Revista Food Ingredients Brasil, 4, 2008.
- Vural H. et al. Alterations of plasma magnesium, copper, zinc, iron and selenium concentrations and some related erythrocyte antioxidant enzyme activities in patients with Alzheimer’s J of Trace Elemen in Med and Bio. 2010. 24:169-173.
- Meplan Trace elements and ageing, a genomic perspective using selenium as an example. J of Trace Elem in Med and Biol. 2011. 25: 11-16.
- Berr C, Balansard B, Arnaud J, et al. Cognitive decline is associated with systemic oxidative stress: the EVA study. Etude du Vieillissement Artériel. J Am Geriatr Soc. 2000 Oct;48(10):1285-91.
- Dos Santos MP; De Oliveira, Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Disciplinarum Scientia Saúde. 2016. 15(1): 75-89.
- Diretriz: Suplementação de vitamina A em bebês e crianças de 6-59 meses de vida. Genebra, Organização Mundial da Saúde, 2013.
- Nasser, C, Nobre, C, Mesquita, , et al. Semana da conscientização sobre a importância do ácido fólico. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2005. 11(4), 199-203.
- Maeda, S. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol 2014. 58 (5).
- Kurihayashi, AY, Augusto RA, Escaldelai, FM et al. Estado nutricional de vitaminas A e D em crianças participantes de programa de suplementação alimentar. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 31(3):531-542.
TRAACS, ALBION MEDALLION E FERROCHEL são marcas registradas da albion international, inc e albion laboratories, inc.
VITACHOLINE é marca registrada da balchem corporation.