Propantelina
Princípio ativo: brometo de propantelina
Propantelina
Classe Este composto pertence à classe de compostos orgânicos conhecidos como xantinas.
Estes são compostos aromáticos policíclicos contendo uma porção xanteno, que consiste em dois anéis de benzeno unidos um ao outro por um anel pirano.
Indicações
Brometo de propantelina é um medicamento anticolinérgico desenvolvido para auxiliar no tratamento da incontinência urinária (perda involuntária de urina).
Os medicamentos pertencentes a classe dos anticolinérgicos agem relaxando o músculo detrusor (músculo liso localizado na bexiga que no ato da micção se contrai para eliminar a urina) hiperativo na parede da bexiga, com esta ação pode melhorar o armazenamento vesical de urina (estágio de enchimento), pois quando o músculo detrusor se mantém relaxado ocorre o enchimento completo da bexiga, permitindo que haja um esvaziamento total da urina através da micção.
A ação dos fármacos anticolinérgicos dá-se através da inibição de transmissões nervosas responsáveis por promovem a contração contante da bexiga e consequentemente e a eliminação da urina.
Esta ação resulta na diminuição da frequência de súbitas e incontroláveis contrações da bexiga, além de aumentar capacidade da bexiga para suportar o armazenamento de urina, levando a redução da necessidade de urinar com frequência. Usos comuns Para o tratamento da enurese.
Também tem sido utilizado para a hiperidrose, e cãibras ou espasmos do estômago, intestinos ou da bexiga. Mecanismo De Ação A ação é conseguida através de um mecanismo duplo: um efeito anticolinérgico específica (antimuscarínico) com os sítios de receptor de acetilcolina e um efeito directo sobre o músculo liso. Administração Tome propantelina 30 minutos antes das refeições.
Precauções do Brometo de propantelina
Contraindicações Hipersensibilidade ao Brometo de propantelina.
Se tem glaucoma, irritação grave do esôfago ou outros problemas graves com o esôfago (por exemplo, megaesôfago); um bloqueio do estômago, do intestino, ou da bexiga; problemas de motilidade do intestino; inflamação intestinal grave (por exemplo, colite ulcerativa, megacólon); certos problemas musculares (por exemplo, miastenia gravis); ou problemas do coração com hemorragia grave. Efeitos Indesejáveis/Adversos Verifique com o médico se qualquer destes efeitos secundários mais comuns persistirem ou se tornarem incómodos:
Sensação de inchaço; visão embaçada; falta de jeito; obstipação; diminuição da transpiração; tonturas; sonolência; boca seca; pupilas dilatadas; excitação; dor de cabeça; náuseas; nervosismo; insónia.
Procure ajuda médica imediatamente se algum destes efeitos secundários graves ocorrem:
Reacções alérgicas graves (rash, urticária, dificuldade em respirar; sensação de aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua); agitação; confusão; diminuição da capacidade sexual; diarreia; dificuldade em focar os olhos; dificuldade em urinar; desorientação; sentimento exagerado de bem-estar; batimentos cardíacos rápidos ou irregulares; alucinações; perda da coordenação; perda do paladar na boca; perda de memória; batendo no peito; insónia grave ou persistente; alterações de fala; fraqueza incomum; alterações na visão; vómitos. Advertências GRAVIDEZ:Não administrar durante a gravidez ALEITAMENTO:Não utilizar durante a amamentação. CONDUÇÃO:Propantelina pode causar sonolência, tonturas, visão turva, ou vertigens. Não conduzir até saber como reage à propantelina.