Princípios ativos: cloreto de cálcio, ergocalciferol, fluoreto de sódio, fosfato de cálcio, lisinaCalcifluol
Indicações de Calcifluol
Anti-hipocalcêmico e suplemento nutricional.
Efeitos Colaterais de Calcifluol
A ocorrência de reações adversas é mais provável quando há a ingestão de doses de cálcio superiores às recomendadas ou em pacientes com disfunção renal. Incidência rara: micção dolorosa, sonolência, náusea e vômito. Sinais de hipercalcemia: sonolência, dor de cabeça contínua, perda de apetite, sabor metálico, boca seca e cansaço.
Como Usar (Posologia)
Lactentes: 1 colher de chá (5 ml) no leite da mamadeira ou num copo com água, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: 1 colher de sobremesa (10 ml) antes das refeições, 2 a 3 vezes ao dia. Adultos: 1 colher de sopa (15 ml) antes das refeições, 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico. – Gravidez: durante a gravidez há um aumento da necessidade de cálcio para a calcificação dos ossos fetal e para aumentar a massa esquelética da mãe, preparando-a para a lactação. Pacientes idosos: na idade avançada, a absorção intestinal de cálcio diminui e sua excreção aumenta. Portanto, as necessidades de cálcio aumentam nos idosos.
Contra-Indicações de Calcifluol
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula, hipercalcemia, hipervitaminose D, cálculos renais de cálcio, disfunção renal crônica, hipoparatireoidismo, desidratação, hipocloridria e hipercalciúria.
Precauções
Pacientes com hipercalciúria leve com comprometimento leve ou moderado da função renal ou com história de depósitos urinários é necessário a monitorização da excreção de cálcio na urina. Se necessário a dose de cálcio deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. Para pacientes com predisposição à formação de cálculos no trato urinário recomenda-se um aumento na ingestão de líquidos. Evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, fumo e bebidas cafeinizadas. – Interações medicamentosas: recomendamos não tomar nenhum outro medicamento via oral por 2 horas antes ou após a administração de suplementos de cálcioPrincipalmente: tetraciclina, etidronato, suplementos de ferro e fenitoína. Pode reduzir a resposta aos bloqueadores dos canais de cálcio. Calcitonina pode ter seu efeito antagonizado no tratamento de hipercalcemia. Fenitoína tem sua biodisponibilidade diminuída. Sais de ferro e tetraciclinas podem ter sua absorção diminuída. Álcool, cafeína e tabaco podem diminuir a absorção de cálcio. Corticosteróides podem interferir na absorção de cálcio. Diuréticos tiazídicos com doses elevadas de suplementos de cálcio podem causar hipercalcemia. Estrogênios ou anticoncepcionais orais contendo estrogênios podem aumentar a absorção de cálcio. Fibra ou fitatos em grandes quantidades podem reduzir a absorção de cálcio por formação de complexos não absorvíveis. Isoniazida e rifampicina interferem no metabolismo da vitamina D. Hidróxido de alumínio pode diminuir a absorção do flúor e aumentar a excreção fecal. – Interferência em exames: o fosfato plasmático pode estar alterado devido ao uso excessivo e prolongado de cálcio.
Apresentação
Suspensão em frasco com 250 ml.
Composição
Cloreto de cálcio 50 mg, ergocalciferol 33,3UI, fluoreto de sódio 0,1 mg, fosfato de cálcio tribásico 100 mg, lisina 33,3 mg, excipientes q.s.p. 5 ml.
Laboratório
Lab. Honorterápica Ltda.