Princípio ativo: salbutamolButovent Pulvinal
Butovent® Pulvinal®
salbutamol 200 mcg
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES – Butovent Pulvinal
Pó seco para inalação. Cartucho contendo inalador Pulvinalâ multidose (100 doses). .
USO ADULTO OU PEDIÁTRICO – Butovent Pulvinal
Cada dose inalada de BUTOVENT® PULVINAL® 200 mcg contém:Salbutamol micronizado…… 200 mg
Lactose monoidratada………23,800 mg
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Butovent Pulvinal
BUTOVENT® PULVINAL® é indicado no tratamento sintomático das crises de asma e das exacerbações que podem ocorrer durante o curso da asma ou bronquite obstrutiva crônica quando existe um componente reversível; é, também, indicado na prevenção da asma induzida por exercício.
O sistema Pulvinal, livre de propelente, é particularmente indicado em pacientes que apresentam dificuldades de manuseio de inaladores de dose medida ou naqueles que tem dificuldades de coordenação com a inalação (pessoas idosas em particular).
CONTRA-INDICAÇÕES – Butovent Pulvinal
BUTOVENT® PULVINAL® é contra- indicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.
PRECAUÇÕES – Butovent Pulvinal
Salbutamol, administrado pela via inalatória com o dispositivo Pulvinalâ, deve ser utilizado com cautela e no caso de absoluta necessidade em pacientes com hipertireoidismo, distúrbios coronarianos, cardiomiopatia obstrutiva, distúrbios do ritmo ventricular, hipertensão arterial, diabetes mellitus, glaucoma e hipertrofia prostática.
Como ocorre com a maioria das drogas, o salbutamol não deve ser administrado durante os primeiros três meses de gravidez. O uso após o primeiro trimestre da gravidez deve ser restrito àquelas situações onde o benefício terapêutico esperado para a mãe supera qualquer risco possível para o feto.
O salbutamol é, provavelmente, secretado no leite materno e seu efeito sobre o lactente não é conhecido.
Salbutamol não deve ser administrado junto com b- bloqueadores não seletivos.
Administração concomitante com derivados xantínicos, diuréticos ou esteróides pode levar a hipocalemia severa.
REAÇÕES ADVERSAS – Butovent Pulvinal
Em raras ocasiões, pode ser observado em doses terapêuticas: tremores das extremidades, cãibras musculares, palpitações e taquicardia sinusal, cefaléia.
Em pacientes sensíveis a inalação de um pó seco, pode determinar, ocasionalmente, irritação da garganta com tosse e rouquidão. Este efeito pode ser prevenido lavando- se a boca após a inalação.
POSOLOGIA – Butovent Pulvinal
Adulto: Tratamento das crises de asma e exacerbações durante o curso da asma: 1 a 2 inalações, assim que surgirem os sintomas.
Essas doses geralmente são suficientes. Caso os sintomas persistirem, a dose deve ser repetida, alguns minutos após.
Prevenção ou asma induzida por exercício: 1 a 2 inalações, 15 a 30 minutos antes do exercício.
A dose diária não deve exceder a 15 doses (inalações) em 24 horas. Não há necessidade de ajuste de posologia em pacientes idosos.
Crianças: A posologia recomendada no tratamento da crise de asma ou na prevenção da asma induzida pelo esforço é de 1 inalação de BUTOVENT® PULVINAL® por dia. O uso de BUTOVENT® PULVINAL® em crianças deve ser realizado sob supervisão de um adulto e sob prescrição médica.
BUTOVENT® PULVINAL® não é adequado para pacientes com pico de capacidade respiratória menor que 28 l/min.
LABORATÓRIO
FARMALAB