Princípio ativo: azitromicina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Azitrax
Classe terapêutica dos Antibióticos
Princípio ativo Azitromicina.

Indicações de Azitrax

AZITRAX (azitromicina diidratada) é indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, infecções da pele e tecidos moles, em otite média e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite. Nas doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, AZITRAX (azitromicina diidratada) é indicado no tratamento de infecções genitais não-complicadas devidas à Chlamydia trachomatis. É também indicado no tratamento de infecções genitais não-complicadas devidas à Neisseria gonorrhoeae sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com Treponema pallidum devem ser excluídas.

Efeitos Colaterais de Azitrax

AZITRAX (azitromicina diidratada) é bem-tolerado, apresentando baixa incidência de reações adversas. A maioria dos efeitos observados foi de natureza leve a moderada. Um total de 0,3% dos pacientes descontinuou o tratamento devido a reações adversas. A maioria das reações adversas foi de origem gastrintestinal, incluindo diarréia, fezes amolecidas, desconforto abdominal (dor/cólica), náuseas, vômito e flatulência, sintomas estes observados ocasionalmente (não mais que 3%).
Elevações reversíveis nas transaminases hepáticas têm sido observadas ocasionalmente com uma freqüência similar à das penicilinas e macrolídeos comparativos utilizados nos estudos clínicos. Episódios transitórios de leve redução nas contagens de neutrólitos têm sido ocasionalmente observados nos estudos clínicos, embora uma relação causal com a azitromicina não tenha sido estabelecida. Reações alérgicas variando de rash a angioedema e anafilaxia têm ocorrido (ver Precauções).

Apresentação

Cápsulas: Embalagem contendo 6 cápsulas de 250 mg. Embalagem contendo 4 cápsulas de 250 mg. Pó para suspensão oral: Embalagem contendo o equivalente a 600mg de azitromicina.

Composição

Cápsulas: Cada cápsula contém: Azitromicina diidratada, 262,05 mg (equivalente a 250 mg de azitromicina). Excipientes: Lactose anidra, amido de milho, estearato de magnésio a laurilsulfato de sódio. Pó para suspensão oral: Cada 5 ml da suspensão reconstituída contém: Azitromicina diidratada, 209,61 mg (equivalente a 200 mg de azitromicina). Excipientes: Sacarose, fosfato tribásico de sódio anidro, hidroxipropilcelulose, goma xantan, aroma artificial de cereja, aroma artificial de vanilina e aroma artificial de banana.

Contraindicações

O uso deste agente é contra-indicados indivíduos com história de reações alérgicas ou hipersensibilidade a quaisquer dos antibióticos macrolideos.

Interações Medicamentosas

Teofilina: Não há evidência da qualquer interação farmacocinética quando AZITRAX (azitromicina Diidratada) e Teofilina são co-administrados em voluntários sadios. Varfarina: Em um estudo de interação farmacocinética, a azitromicina não alterou o efeito anticoagulante de dose única de 15 mg de varfarina, quando administrada a voluntários sadios.
Azitromicina e varfarina podem ser co-administradas, mas monitorização rotineira do tempo de protrombina deverá ser realizada. Carbamazepina: Em um estudo de interação farmacocinética em voluntários sadios, não foram observados efeitos significativos nos níveis plasmáticos de carbamazepina ou de seus metabólitos ativos em pacientes que receberem AZITRAX (azitromicina diidratada) concomitantemente.

Modo de Uso

AZITRAX (azitromicina diidratada) deve ser administrado em dose única diária. A posologia de acordo com a infecção está descrita adiante. A administração de azitromicina após uma refeição substanciosa reduz a biodisponibilidade no mínimo em 50%. Portanto, assim como com muitos outros antibióticos, cada dose deverá ser administrada no mínimo 1 hora antes, ou 2 horas após a refeição.
Adultos (incluindo pacientes idosos): Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis ou Neisseria, gonorrhoeae suscetível, AZITRAX (azitromicina diidratada) deve ser administrado em dose oral única de 1 g. Para todas as outras indicações, uma dose total de 1,5 g deve ser administrada em dose única diária de 500 mg durante 3 dias. Como alternativa, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em doses únicas diárias de 500 mg no primeiro dia e 250 mg do segundo ao quinto dia. Pacientes com insuficiência hepática: As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função hepática normal poderão ser utilizadas.
Crianças: A dose total em crianças é de 30 mg/kg, que devem ser administrados em doses únicas diárias de 10 mg/kg durante 3 dias. Como alternativa, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, com dose única diária de 10 mg/kg no primeiro dia e 5 mg/kg do segundo ao quinto dia. Para crianças pesando entre 5 e 15 kg, a dose de AZITRAX (azitromicina diidratada)

Superdosagem

Não há dados até o momento com relação a superdosagem. Lavagem gástrica e medidas de suporte em geral são indicadas quando necessárias.

Laboratório

Farmoquímica S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Adermikon C, Ambezetal, Amicacina, Amicilon, Amikin

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Azimed, Azimix, Azitrax Gu, Azitromin, Mazitrom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *