Princípio ativo: ditranolAntranol 1% e 2%
Princípio ativo Ditranol.
Indicações de Antranol 1% e 2%
Tratamento tópico da psoríase.
Efeitos Colaterais de Antranol 1% e 2%
Poderá ocorrer irritação na pele que circunda as placas de psoríase. Esta irritação pode ser normalmente controlada pela suspensão da terapia por alguns dias e circundando cuidadosamente as placas de psoríase com camada de vaselina, antes da aplicação. O Antranol pomada pode manchar roupas, pele ou ainda temporariamente descolorir os cabelos.
Precauções
Antranol pomada é exclusivamente para uso externo em adultos. Como não existem dados quanto à segurança do Antranol pomada em pacientes grávidas ou em fase de lactação, não é recomendável o seu uso nestes períodos. Se usado por via sistêmica, o ditranol pode causar vômito, diarréia e hematúria. O uso da espátula ou luva cirúrgica evita irritação e tingimento da pele sã. – Interações medicamentosas: Antranol pomada não pode ser associado com qualquer outro medicamento tópico, principalmente os que contenham antibióticos ou corticosteróides.
Apresentação
Bisnaga com 60 g (acompanha espátula para aplicação).
Composição
Cada 100 g da pomada 1% e 2% contémrespectivamente: ditranol BP 1.000 e 2.000; óleo mineral 28.000 e 27.000; vaselina sólida 60.000 e 60.000; álcool cetílico 10.000 e 10.000; lauril sulfato de sódio 1.000 e 1.000.
Contraindicações
Pacientes com passado de hipersensibilidade ao ditranol ou aos outros componentes do produto. Também é contra-indicado nos casos de erupções agudas, inflamadas ou infeccionadas, ou em pacientes que apresentem problemas renais. Por ser uma substância irritante, não aplicar na face, área anogenital ou mucosas, bem como em áreas extensas do corpo.
Modo de Uso
É variável a tolerância da pele a terapia com o ditranol e, por isso, os pacientes devem ser orientados adequadamente. Antranol pomada, nas concentrações apresentadas, foi desenvolvido para a terapia de curto tempo de contato.
Passe a pomada uma vez por dia, cuidadosa e rapidamente sobre a lesão psoriática. Antes de aplicar, circundar a área a ser tratada com vaselina sólida para impedir que o produto atinja a pele sã, causando irritação. Use sempre a espátula que acompanha a embalagem, ou luva cirúrgica, para aplicar o produto.
Inicia-se o tratamento com Antranol pomada a 1%, sendo que o tempo de contato deve ser aquele prescrito pelo médico, conforme a tolerabilidade, a gravidade e a área a ser tratada. Havendo boa tolerância, pode-se aumentar o tempo de contato, ou passar a usar concentrações mais elevadas até se obter a resposta terapêutica desejada. Deixar em contato pelo tempo recomendado pelo médico (ou seguir tabela orientativa abaixo) e então, remover.
O produto deve ser removido com lenço de papel, seguido por lavagem com água e sabonete emoliente. 1º dia: 10 minutos; 2º dia: 10 minutos; 3º dia: 20 minutos (se não ocorrer irritação); 4º dia: 20 minutos; 5º dia: 20 minutos; 6º dia: 30 minutos (se não ocorrer irritação); 7º dia e os dias subseqüentes: 30 minutos.
Laboratório
Labs. Stiefel Ltda.