Princípio ativo: hidrocortisonaAcetato de Hidrocortizona – Creme
ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Apresentação – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Creme dermatológico : Bisnaga com 30 g. USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO
Composição – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Creme: cada 1 g contém: Acetato de Hidrocortisona – 11,20 mg (equivalente a 10 mg de Hidrocortisona) Excipiente: Base neutra hidrossolúvel, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol e água de osmose.
Cuidados na conservação – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 30°C. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido.
Cuidados na administração – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Lavar bem as mãos e a área a ser tratada, antes da aplicação. Crianças que necessitem de tratamento por longos períodos com o produto devem receber a medicação dia sim, dia não, para minimizar a supressão do crescimento, que pode ser induzida por essa medicação. Após o uso, manter o frasco ou a bisnaga bem fechados, para que o medicamento conserve suas características. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Quando usado na face, deve- se ter o cuidado de impedir o contato com os olhos.
Gravidez e lactação – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Não há estudos suficientes para que possa ser avaliado o risco de malformações ou anormalidades no feto quando utilizada por mulheres durante a gravidez. A princípio, nenhuma medicação corticóide de uso tópico deve ser utilizada no primeiro trimestre de gravidez. Apesar de possuir baixa absorção, há possibilidade do Acetato de Hidrocortisona ser excretado no leite, logo, mulheres amamentando devem ter o uso de Acetato de Hidrocortisona criteriosamente avaliado pelo médico. O tratamento não deve prolongar- se por mais de 3 semanas, especialmente nas zonas cobertas por fraldas. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Interrupção no tratamento – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
O uso tópico de Acetato de Hidrocortisona é bem tolerado, porém, informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como piora da lesão, surgimento ou piora da coceira, inchaço, dor ou vermelhidão no local onde foi usado o medicamento.
Informações – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Acetato de Hidrocortisona é um medicamento da família dos corticóides de ação antiinflamatória de baixa potência para uso tópico sobre a pele. Após algumas aplicações observa- se uma diminuição dos sintomas como prurido e a vermelhidão local.
Informações técnicas – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
O Acetato de Hidrocortisona é um corticosteróide de baixa potência, com propriedades antipruriginosa, antiinflamatória e vasoconstritora. A apresentação em creme é melhor indicada para lesões úmidas. Difunde- se através da membrana celular e forma complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Estes complexos entram no núcleo celular, ligam-se ao DNA e estimulam a transcrição do RNA-mensageiro e consequentemente síntese protéica de várias enzimas inibitórias, responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos corticosteróides tópicos. Esses efeitos antiinflamatórios incluem inibição do processo inicial tais como edema, deposição de fibrina, dilatação vascular, migração e atividade fagocitária. Processos tardios como a deposição de colágeno e a formação de quelóide, também são inibidos pelos corticosteróides. Farmacocinética: É absorvido sistematicamente através do estrato córneo. Sua absorção pode ser aumentada se o veículo da forma farmacêutica solubilizar o corticosteróide ou se aumentar sua concentração na forma farmacêutica. Sua absorção percutânea também aumenta se a pele ou a mucosa estiver escoriada ou inflamada ou se a temperatura corporal estiver alta; há alguma absorção sistêmica dos corticosteróides de uso tópico pela mucosa oral. A absorção aumenta quando aumenta a potência ou quando o uso for prolongado. A biotransformação principal é na pele e, se for absorvida, é hepática.
Indicações – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Acetato de Hidrocortisona está indicado em todas as dermatoses inflamatórias e alérgicas para as quais se preconize corticoterapia tópica: dermatite seborréica, eczema de contato, eczema numular, eczema disidrótico, eczema microbiano, eczema degenerativo, eczema atópico (infantil, endógeno, neurodermatite), eczema perianal, eczema de estase (não aplicar o medicamento diretamente sobre a zona ulcerada), eritema solar, picadas de insetos e queimadura de primeiro grau.
Precauções e advertências – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Interromper imediatamente o uso se houver qualquer sinal de hipersensibilidade ao produto. Em tratamentos prolongados ou uso em áreas extensas do corpo e sob oclusão, pode raramente ocorrer atrofia cutânea, telangiectasias, estrias. Mais raramente pode haver quadro de hipercorticolismo quando usado por períodos longos. Para recém nascidos de mães que fizeram uso do medicamento em grandes áreas ou por longa duração durante a gravidez ou na amamentação, deve ser considerada a possibilidade de efeitos secundários, como por exemplo: diminuição da função do córtex da supra renal.
Interações medicamentosas – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Os antibióticos macrolídeos, como a azitromicina e a eritromicina, anticoncepcional oral, cetoconazol e estrogênio podem aumentar a ação do Acetato de Hidrocortisona. Já a aminoglutetimida, barbiturato, colestiramina, efedrina, hidantoína e rifampicina diminuem a ação do Acetato de Hidrocortisona. A isoniazida tem sua ação diminuída pela Hidrocortisona. Quando administrados juntamente com ciclosporina, depressores de potássio e digitálicos podem provocar um aumento das reações adversas.
Contra-indicações – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Em pacientes que apresentem hipersensibilidade ao Acetato de Hidrocortisona ou a qualquer outro componente da formulação. Lesões da pele produzidas por fungos, tuberculose, sífilis ou vírus (varicela e herpes zoster) e infecções do couro cabeludo (para a preparação capilar). A princípio, nenhuma medicação corticóide de uso tópico, deve ser utilizada no primeiro trimestre de gravidez. Devem ser evitadas aplicações sobre áreas extensas ou tratamentos de longa duração.
Posologia – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Lavar bem as mãos e a área a ser tratada, antes da aplicação. Crianças que necessitem de tratamento a longo prazo com o produto devem receber a medicação em dias alternados para minimizar a supressão do crescimento, que pode ser induzida por essa medicação. Aplicar uma fina camada sobre a área desejada de 2 a 3 vezes ao dia.
Superdosagem – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
O uso de altas doses por longos períodos pode provocar quadros de hipercorticolismo com a retenção hidro- eletrolítica e supressão da supra-renal, nestes casos aconselha-se a interrupção do tratamento e controle hidro-elétrolítico do paciente.
Pacientes idosos – ACETATO DE HIDROCORTIZONA – CREME
Não há restrição de uso em pacientes com idade acima de 65 anos, porém, deve- se ter cuidados especiais em pacientes com problemas circulatórios.
LABORATÓRIO
ATIVUS