Princípio ativo: fração fosfolipídica de pulmões bovinosAlveofact
Classe terapêutica dos Surfactante Pulmonar
Princípio ativo Fracao Fosfolipidica de Pulmoes Bovinos.

Indicações de Alveofact

Profilaxia e tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório (Doença da Membrana Hialina) em recém-nascidos e prematuros de alto risco.

Efeitos Colaterais de Alveofact

Até o momento não se tem conhecimento de reações adversas específicas da substância. Imediatamente após a administração de ALVEOFACT pode ocorrer, devido à quantidade de líquido instilado, uma breve obstrução das vias respiratórias, a qual pode ser evitada pelo aumento da pressão de ventilação artificial durante 30 a 60 Segundos.

Apresentação

ALVEOFACT é apresentado sob forma de suspensão acondicionada em frasco-ampola contendo 1,2 ml. Embalagem com 1 frasco-ampola.

Composição

Cada frasco-ampola de 1,2 ml contém: 54 mg de fração fosfolipídica de pulmões bovinos, correspondente a 50 mg de fosfolipídios totais.

Contraindicações

Até o momento não se tem conhecimento de contra-indicações específicas, para o produto.

Interações Medicamentosas

Até o momento não se tem conhecimento de interações específicas da substância. Particularmente não foram observadas repercussões negativas ao tratamento com ALVEOFACT depois da administração profilática à mãe de infusão com ambroxol ou de glicocorticóides.

Modo de Uso

ALVEOFACT deve ser administrado somente por instilação intratraqueal. Recomenda-se uma dose única de 1,2 ml/kg de peso corporal (correspondente a 50 mg de fosfolipídios totais por kg de peso corporal), a ser administrada dentro da primeira hora após o nascimento. Dependendo da necessidade de ventilação, pode-se administrar até três doses de reforço após a primeira administração.
Via de regra, a dose total não deve exceder quatro doses de 1,2ml de ALVEOFACT (correspondentes a 200mg de fosfolipídios totais por kg de peso corporal), dentro dos cinco primeiros dias de vida.
Antes da administração de ALVEOFACT, o frasco-ampola deve ser aquecido à temperatura ambiente (não mais que 30º C) e virado levemente, por duas vezes. O frasco-ampola não deve ser agitado, para evitar a formação de espuma. Através do tubo endotraqueal já colocado, introduz-se um cateter adequado (cateter umbilical ou sonda gástrica), de modo que sua extremidade fique na altura da ponta do tubo. Administra-se uma dose única de 1,2ml de ALVEOFACT por kg de peso corporal, através de seringa, como bolus, via cateter. A instilação completa é garantida por uma injeção subseqüente de ar. Após a remoção do cateter, o paciente é imediatamente reconectado ao respirador.

Superdosagem

É improvável a existência em recém-nascidos de uma hipersensibilidade à proteína de pulmão bovino. Entretanto, uma sensibilização desse tipo poderia provocar basicamente reações anafiláticas, exigindo medidas terapêuticas habituais de emergência.

Laboratório

Boehringer Ingelheim

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Curosurf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *