Princípio ativo: furoato de mometasonaElocom
Classe terapêutica dos Antiinflamatorios
Princípio ativo Furoato de Mometasona – Não Fluorado. Uso adulto e pediátrico.

Indicações de Elocom

ELOCOM Creme ou Pomada está indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas das dermatoses sensíveis aos corticosteróides como psoríase e dermatite atópica.

Efeitos Colaterais de Elocom

As reações adversas locais, relatadas apenas raras vezes com o uso de ELOCOM Creme a 0,1%, incluem ardor (1%), prurido (1%) e sinais de atrofia cutânea (3%).

As reações locais, relatadas também raras vezes com o uso de apresentação pomada a 0,1%, incluem ardor, prurido, atrofia cutânea, formigamento/queimação e furunculose.

O componente propilenoglicol é potencialmente irritante e pode causar sensação de queimação, se usado sobre área inflamada.

As seguintes reações adversas locais foram relatadas com pouca freqüencia com o uso de corticosteróides tópicos: ardor, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupção acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, maceração da pele, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária.

Como Usar (Posologia)

Deve-se aplicar em uma fina camada de ELOCOM Creme ou Pomada a 0,1% nas áreas afetadas, uma vez por dia.

Não fazer uso de curativos oclusivos.

Contra-Indicações de Elocom

ELOCOM está contra-indicado em pacientes sensíveis ao furoato de mometasona, a outros corticosteróides ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Precauções

Se ocorrer irritação ou sensibilização com o uso de ELOCOM Creme ou Pomada, a medicação deverá ser suspensa e instituído tratamento adequado.

Em caso de infecção, deverá ser instituído o uso de um agente antimicótico ou antibiótico apropriados. Se uma resposta favorável não ocorrer rapidamente, o corticosteróide deverá ser suspenso até que a infecção tenha sido controlada adequadamente.

Qualquer um dos efeitos secundários relatados com o uso de corticosteróides sistêmicos, inclusive supressão da supra-renal, também poderá ocorrer com a administração tópica de corticosteróides, principalmente em crianças e lactentes.

A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos poderá aumentar se forem tratadas áreas extensas ou com o uso de técnica oclusiva. Nestes casos, deve-se tomar as precauções necessárias, assim como quando houver previsão de tratamento a longo prazo, especialmente em crianças e lactentes.

O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.

Pacientes pediátricos poderão demonstrar aumento da suscetibilidade à indução pelo corticóide tópico da supressão do eixo hipotalâmico-pituitário e síndrome de Cushing. Isso poderá ocorrer devida à razão entre a área de superfície da pele e o peso corporal. O uso de corticosteróides tópicos em crianças deverá ser limitado à mínima dose possível a qual seja compatível a um regime terapêutico efetivo. O tratamento crônico com corticosteróides pode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.

ELOCOM Creme ou Pomada não é indicado para uso oftálmico.

Uso Durante a Gravidez e a Lactação
Como a segurança do uso de ELOCOM nas formas creme ou pomada durante a gravidez não está estabelecida, deverá ser usado com cautela durante a gestação, apenas se o possível benefício justificar o risco potencial para o feto. Corticosteróides não devem ser usados em mulheres grávidas em grandes quantidades ou durante períodos prolongados.

Como não se sabe se os componentes do produto são excretados no leite, recomenda-se cautela quando for administrado em mulheres lactantes.

Modo de Uso (Posologia) de Elocom

Deve-se aplicar em uma fina camada de ELOCOM Creme ou Pomada a 0,1% nas áreas afetadas, uma vez por dia.

Não fazer uso de curativos oclusivos.

Formas Farmacêuticas e Apresentações

Bisnagas com creme e pomada com 20 g.

Informação Técnica

A mometasona é um corticosteróide sintético que apresenta propriedades antiinflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras. Quimicamente, a mometasona possui fórmula empírica C 27H 30C 12O 6, e peso molecular de 521,4.

Farmacodinâmica e Farmacocinética
A classe dos corticosteróides é composta, inclusive, por hormônios esteróides secretados pelo córtex adrenal e seus análogos sintéticos. Farmacologicamente, os corticosteróides são usados principalmente com efeitos antiinflamatórios e/ou imunossupressores.

Corticosteróides tópicos, assim como a mometasona, são eficazes no tratamento de dermatoses corticosteróide-responsivas, principalmente por causa das ações antiinflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Todavia, enquanto os efeitos fisiológicos, farmacológicos e clínicos dos corticosteróides são bem conhecidos, o exato mecanismo dessas ações, em cada enfermidade, é incerto.

A absorção percutânea dos corticosteróides tópicos é extensa, sendo determinada por muitos fatores incluindo: o veículo, o integrante da barreira epidérmica e o uso de curativos oclusivos. Uma vez completamente absorvidos pela pele, os corticóides são distribuídos pela pele, os corticóides são distribuídos farmacocinéticamente, similarmente aos corticóides sistêmicos.

Os corticosteróides são principalmente metabolizados no fígado e são excretados pelos rins. Alguns corticosteróides são excretados pela bile.

Informação ao Paciente

Conservar o produto entre 2 e 30°C.

O prazo de validade encontra-se gravado na embalagem externa; em caso de vencimento, inutilize o produto.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. O início de ação do medicamento é imediato.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Como os corticosteróides podem eventualmente ser absorvidos no sangue, algumas medidas são recomendáveis: não fazer curativos oclusivos; não aplicar em áreas muito extensas sem estrita orientação médica; em caso de utilização prolongada, sobretudo em áreas extensas ou em crianças, a interrupção do tratamento deve sempre ser orientada pelo médico.

Caso não ocorra melhora da lesão após os primeiros dias de tratamento, deve-se considerar a possibilidade de outro diagnóstico associado (ex.: infecções bacterianas ou fúngicas) que requer tratamento específico prescrito pelo médico. Informar ao médico a ocorrência de reações como: prurido, irritação, ressecamento, acne, hipopigmentatação, infecção secundária, surgimento de pêlos, atrofia cutânea ou estrias.

A mometasona está contra-indicada em pacientes sensíveis ao fármaco, a outros corticosteróides ou a qualquer um de seus componentes.

Caso ocorra irritação ou sensibilização com de mometasona creme ou pomada, o tratamento deverá ser descontinuado e o médico responsável deverá ser informado com rapidez.

Superdosagem

Sintomas: o uso excessivo e prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função do eixo hipófise-supra-renal, causando insuficiência supra-renal secundária.

Tratamento: é indicado tratamento sintomático apropriado. Os sintomas de hipercorticoidismo agudo são virtualmente reversíveis. Se necessário, tratar o desequilíbrio eletrolítico. Em casos de toxicidade crônica, aconselha-se suspender lentamente o uso dos corticosteróides.

Laboratório

Ind. Quím. e Farm. Schering-Plough S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

A.a.s., Actiprofen, Algifen, Alginac, Algizolin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *