Princípio ativo: desogestrelCerazette
Cerazette
Desogestrel
APRESENTAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS – Cerazette
Comprimidos revestidosCaixa com 28 comprimidos de 75 mcg de desogestrel
INFORMAÇÕES GERAIS – Cerazette
Cerazette é uma pílula que contém o progestágeno isolado desogestrel. Como outras pílulas só com progestágeno isolado, Cerazette é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrógenos.
A maioria das pílulas só com progestágenos funciona primariamente através do impedimento da entrada das células de esperma no útero mas nem sempre impedem a ovulação, que é a ação primária das pílulas combinadas. Já o principal efeito contraceptivo de Cerazette é a inibição da ovulação como concluído na monitorização por ultrassonorgafia dos ovários, da ausência do pico- LH do ciclo médio e de um aumento da progesterona lútea. Outros efeitos incluem aumento da viscosidade do muco cervical. Num ensaio comparativo de eficácia, o índice de Pearl total é 1,6 para 30 mcg de levonorgestrel. O índice de Pearl de Cerazette é comparável àquele historicamente encontrado para os contraceptivos orais combinados em populações usando contraceptivos orais em geral.
O tratamento com Cerazette leva a uma redução dos níveis de estradiol a níveis correspondentes aos da fase folicular inicial. Não foram observados efeitos clinicamente relevantes no metabolismo de carboidratos, metabolismo lipídico e hemostasia.
INDICAÇÕES – Cerazette
Cerazette é utilizado para prevenir a gravidez. É um anticoncepcional.
CONTRA-INDICAÇÕES – Cerazette
Contraceptivos somente com progestagênios não devem ser usados na presença de qualquer das condições a seguir.
Se qualquer dessas condições ocorrer pela primeira vez durante o uso de Cerazette, o produto deve ser descontinuado imediatamente:
Gravidez ou suspeita de gravidez.
Distúrbio tromboembólico venoso ativo.
Presença ou história de doença hepática grave enquanto os valores de função hepática não tenham retornado ao normal.
Tumores progestagênio- dependentes.
Sangramento vaginal não- diagnosticado.
Hipersensibilidade a qualquer componente de Cerazette.
REAÇÕES ADVERSAS/EFEITOS COLATERAIS – Cerazette
Reações adversas graves: Ver Advertências e precauções para uso.Outras reações adversas possíveis: As reações adversas relatadas com maior frequência nos estudos clínicos com Cerazette foram irregularidades de sangramento, acne, alterações de humor, dor nas mamas, náusea e aumento de peso.
As reações adversas mencionadas a seguir foram consideradas pelos investigadores como tendo uma relação com o tratamento estabelecido, provável ou possível, mas não foi demonstrado se elas estão realmente relacionadas a Cerazette.
Comuns (> 1/100): Corpo com um todo: Cefaléia, aumento de peso.
Endócrina: Dor nas mamas.
Gastrointestinal: Náusea.
Ginecológicas: Sangramento irregular, amenorréia.
Pele: Acne.
Psiquiátricas: Alterações de humor, diminuição da libido.
Menos comuns (< 1/100): Ginecológicas: Vaginite, dismenorréia, cistos ovarianos.
Gastrointestinal: Vômitos.
Pele: Alopecia.
Psiquiátrica: Fadiga.
Olhos: Dificuldades em utilizar lentes de contato.
Raras (< 1/1.000): Pele: Exantema (rash), urticária, eritema nodoso.
POSOLOGIA E MODODE USAR – Cerazette
Os comprimidos devem ser tomados diariamente com uma quantidade adequada de líquido, aproximadamente no mesmo horário, na ordem indicada pelas setas impressas na cartela. Deve- se tomar um comprimido ao dia durante 28 dias consecutivos.
Cada cartela subsequente deve ser iniciada imediatamente após o término da anterior.
Como iniciar o Cerazette: Sem ter utilizado nenhum anticoncepcional hormonal (no último mês): Tomar o comprimido no primeiro dia do ciclo menstrual natural (isto é, no primeiro dia de menstruação ou primeiro dia de sangramento). Também é permitido iniciar entre o 2o e o 5o dia, mas durante o primeiro ciclo recomenda- se utilizar um método contraceptivo de barreira durante os primeiros 7 dias de tratamento.
Troca de um contraceptivo hormonal oral combinado (COC) por Cerazette: Iniciar Cerazette no dia seguinte ao último comprimido ativo do COC utilizado anteriormente.
Troca de um medicamento à base de progestagênio isolado (minipílula, injeção, implante) por Cerazette: A troca da minipílula por Cerazette pode ser feita em qualquer dia. No caso de implante, a troca deve ser feita no dia da retirada do implante e, no caso de medicamento injetável, no dia em que seria administrada a próxima injeção.
Em todos esses casos, a mulher deve ser aconselhada a utilizar um método de barreira para evitar a gravidez pelo menos durante os primeiros 7 dias de tratamento com Cerazette.
Após aborto no primeiro trimestre de gestação: Pode- se iniciar imediatamente.
Após o parto ou pós- aborto no segundo trimestre de gestação: Iniciar Cerazette entre os dias 21 e 28 após o parto ou aborto. Quando iniciar mais tarde, recomenda-se utilizar também um método de barreira para evitar a gravidez durante os primeiros 7 dias de tratamento. No entanto, se a mulher já tiver tido alguma relação sexual antes de iniciar o tratamento, deve-se afastar a possibilidade de gravidez antes de iniciar o Cerazette, ou então, deve-se esperar que ocorra a primeira menstruação para se iniciar o tratamento anticoncepcional.
Como proceder quando esquecer de tomar o comprimido: A proteção contraceptiva pode ser reduzida se tiverem se passado mais de 36 horas entre dois comprimidos. Se a mulher estiver menos de 12 horas atrasada para tomar qualquer comprimido, o comprimido esquecido deve ser tomado tão logo quanto lembrado e o próximo comprimido deve ser tomado no horário habitual. Caso a mulher esteja atrasada mais de 12 horas, também deverá seguir a orientação anterior, mas deve utilizar um método contraceptivo adicional durante os próximos 7 dias. Caso sejam esquecidos comprimidos na primeira semana de uso de Cerazette e a mulher tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento, deve ser considerada a possibilidade de gravidez.
Recomendações em caso de vômitos: Caso ocorram vômitos 3- 4 horas após a administração dos comprimidos, a absorção pode não ser completa. Neste caso, seguir as recomendações relativas a comprimidos esquecidos conforme discutidas anteriormente. Se a mulher não quiser mudar o seu esquema de tratamento normal, ela deve ser orientada a utilizar comprimidos de uma cartela adicional.
LABORATÓRIO
ORGANON