Princípio ativo: fração fosfolipídica de pulmões bovinosAlveofact
Classe terapêutica dos Surfactante Pulmonar
Princípio ativo Fracao Fosfolipidica de Pulmoes Bovinos.
Indicações de Alveofact
Profilaxia e tratamento da Síndrome do Desconforto Respiratório (Doença da Membrana Hialina) em recém-nascidos e prematuros de alto risco.
Efeitos Colaterais de Alveofact
Até o momento não se tem conhecimento de reações adversas específicas da substância. Imediatamente após a administração de ALVEOFACT pode ocorrer, devido à quantidade de líquido instilado, uma breve obstrução das vias respiratórias, a qual pode ser evitada pelo aumento da pressão de ventilação artificial durante 30 a 60 Segundos.
Apresentação
ALVEOFACT é apresentado sob forma de suspensão acondicionada em frasco-ampola contendo 1,2 ml. Embalagem com 1 frasco-ampola.
Composição
Cada frasco-ampola de 1,2 ml contém: 54 mg de fração fosfolipídica de pulmões bovinos, correspondente a 50 mg de fosfolipídios totais.
Contraindicações
Até o momento não se tem conhecimento de contra-indicações específicas, para o produto.
Interações Medicamentosas
Até o momento não se tem conhecimento de interações específicas da substância. Particularmente não foram observadas repercussões negativas ao tratamento com ALVEOFACT depois da administração profilática à mãe de infusão com ambroxol ou de glicocorticóides.
Modo de Uso
ALVEOFACT deve ser administrado somente por instilação intratraqueal. Recomenda-se uma dose única de 1,2 ml/kg de peso corporal (correspondente a 50 mg de fosfolipídios totais por kg de peso corporal), a ser administrada dentro da primeira hora após o nascimento. Dependendo da necessidade de ventilação, pode-se administrar até três doses de reforço após a primeira administração.
Via de regra, a dose total não deve exceder quatro doses de 1,2ml de ALVEOFACT (correspondentes a 200mg de fosfolipídios totais por kg de peso corporal), dentro dos cinco primeiros dias de vida.
Antes da administração de ALVEOFACT, o frasco-ampola deve ser aquecido à temperatura ambiente (não mais que 30º C) e virado levemente, por duas vezes. O frasco-ampola não deve ser agitado, para evitar a formação de espuma. Através do tubo endotraqueal já colocado, introduz-se um cateter adequado (cateter umbilical ou sonda gástrica), de modo que sua extremidade fique na altura da ponta do tubo. Administra-se uma dose única de 1,2ml de ALVEOFACT por kg de peso corporal, através de seringa, como bolus, via cateter. A instilação completa é garantida por uma injeção subseqüente de ar. Após a remoção do cateter, o paciente é imediatamente reconectado ao respirador.
Superdosagem
É improvável a existência em recém-nascidos de uma hipersensibilidade à proteína de pulmão bovino. Entretanto, uma sensibilização desse tipo poderia provocar basicamente reações anafiláticas, exigindo medidas terapêuticas habituais de emergência.
Laboratório
Boehringer Ingelheim
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Curosurf